Aprendizagem histórica e novo humanismo: as ideias históricas dos jovens a partir da leitura dos quadrinhos de “Os Miseráveis”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.13202

Palavras-chave:

Novo humanismo, Os Miseráveis, História em quadrinhos, Aula-oficina

Resumo

Neste artigo, apresentamos parte das discussões desenvolvidas ao longo do mestrado em Educação na Universidade Estadual de Londrina, defendido em 2019. O trabalho desenvolvido no mestrado se debruçou sobre o uso de uma versão em quadrinhos da obra “Os Miseráveis”, de Victor Hugo (o livro foi publicado originalmente em 1862), com o objetivo de discutir com jovens estudantes do nono ano de uma escola pública localizada em Londrina, Paraná, sobre problemas sociais e sobre o Novo Humanismo de Rüsen (2012; 2015). Para isto, desenvolvemos aulas-oficina (BARCA, 2004) que tinham o objetivo de, tornando o aluno o protagonista do processo de ensino-aprendizagem, levá-lo à reflexão sobre questões relacionadas a problemas sociais e ao humanismo. Nestas aulas-oficina, realizamos uma roda de conversa, além da produção uma narrativa sobre esta roda e de uma história em quadrinhos que abordasse o tema problemas sociais. Neste artigo, trabalhamos com as HQs produzidas pelos alunos, apresentando as discussões realizadas sobre o tema e as análises desenvolvidas na dissertação a partir da produção dos alunos. Nosso objetivo foi verificar a possibilidade de os jovens estudantes gerarem um sentido de orientação temporal por meio dos valores e ideias do novo humanismo e da defesa da dignidade humana a partir da leitura de “Os Miseráveis” em quadrinhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Maria Carvalho Martins, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Marlene Rosa Cainelli, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em História. Doutorado em História (UFPR).

Referências

BARCA, I. Aula oficina: do projeto à avaliação. In: JORNADA DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, 4., 2004, Braga. Anais […]. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Educação (CIED)/ Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 2004. p. 131-144.

CATÃO, M. F. O ser humano e problemas sociais: questões de intervenção. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 19, n. 2, p. 459-465, 2011.

EISNER, W. Quadrinhos e arte seqüencial. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

FRONZA, M.; SCHIMIDT, M. A. Contribuições de Jörn Rüsen para a didática da história na perspectiva do humanismo. In: RÜSEN, J. Humanismo e didática da história. SCHIMIDT, M. A.; BARCA, I.; FRONZA, M.; NECHI, L. P. (Organização e tradução). Curitiba: W.A. Editores, 2015.

FRONZA, M. Aprendendo história com as histórias em quadrinhos. In: SCHIMDT, M. A.; BARCA, I. Aprender história: perspectivas da educação histórica. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009. p. 197-224.

FRONZA, M. O significado das histórias em quadrinhos na Educação Histórica dos jovens que estudam no Ensino Médio. 2007. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007

HOVASSE, J. Os miseráveis. In: BARRETO, J. (Org). Victor Hugo: disseminações. Vinhedo, SP: Ed. Horizonte, 2012.

NECHI, L. P. O novo humanismo como princípio de sentido da didática da história: reflexões a partir da consciência histórica de jovens ingleses e brasileiros. 2017. 293 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

PESSOA, A. R. Quadrinhos na Educação: uma proposta didática na Educação Básica. 2006. 185 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2006.

RAMA, A. VERGUEIRO, W. (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 2004.

RÜSEN, J. Formando a Consciência Histórica – por uma didática humanista da História. Revista Antíteses, Londrina, v. 5, n. 10, p. 519-536, jul./dez. 2012.

RÜSEN, J. Humanismo e didática da história. Organização e tradução de Maria Auxiliadora Schmidt, Isabel Barca, Marcelo Fronza e Lucas Pydd Nechi. Curitiba: W.A. Editores, 2015.

SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E. R. (Org.). Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba: Editora da UFPR, 2011.

SOBANSKI, A. Q.; CHAVES, E. A..; BERTOLINI, J. L. S.; FRONZA, M. Ensinar e aprender História: histórias em quadrinhos e canções. Curitiba: Base Editorial, 2009

Publicado

01/02/2021

Como Citar

MARTINS, G. M. C.; CAINELLI, M. R. Aprendizagem histórica e novo humanismo: as ideias históricas dos jovens a partir da leitura dos quadrinhos de “Os Miseráveis”. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 573–592, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.13202. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13202. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos