Aprendizagem histórica e novo humanismo: as ideias históricas dos jovens a partir da leitura dos quadrinhos de “Os Miseráveis”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.13202

Palavras-chave:

Novo humanismo, Os Miseráveis, História em quadrinhos, Aula-oficina

Resumo

Neste artigo, apresentamos parte das discussões desenvolvidas ao longo do mestrado em Educação na Universidade Estadual de Londrina, defendido em 2019. O trabalho desenvolvido no mestrado se debruçou sobre o uso de uma versão em quadrinhos da obra “Os Miseráveis”, de Victor Hugo (o livro foi publicado originalmente em 1862), com o objetivo de discutir com jovens estudantes do nono ano de uma escola pública localizada em Londrina, Paraná, sobre problemas sociais e sobre o Novo Humanismo de Rüsen (2012; 2015). Para isto, desenvolvemos aulas-oficina (BARCA, 2004) que tinham o objetivo de, tornando o aluno o protagonista do processo de ensino-aprendizagem, levá-lo à reflexão sobre questões relacionadas a problemas sociais e ao humanismo. Nestas aulas-oficina, realizamos uma roda de conversa, além da produção uma narrativa sobre esta roda e de uma história em quadrinhos que abordasse o tema problemas sociais. Neste artigo, trabalhamos com as HQs produzidas pelos alunos, apresentando as discussões realizadas sobre o tema e as análises desenvolvidas na dissertação a partir da produção dos alunos. Nosso objetivo foi verificar a possibilidade de os jovens estudantes gerarem um sentido de orientação temporal por meio dos valores e ideias do novo humanismo e da defesa da dignidade humana a partir da leitura de “Os Miseráveis” em quadrinhos.

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Biografia do Autor

Giovana Maria Carvalho Martins, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Marlene Rosa Cainelli, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em História. Doutorado em História (UFPR).

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Publicado

01/02/2021

Como Citar

MARTINS, G. M. C.; CAINELLI, M. R. Aprendizagem histórica e novo humanismo: as ideias históricas dos jovens a partir da leitura dos quadrinhos de “Os Miseráveis”. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 573–592, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.13202. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13202. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos