Plano municipal de educação (PME): valorização e desafios da carreira docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13350

Palavras-chave:

Plano municipal de educação, Carreira docente, Valorização.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o PME, em vista das metas do plano nacional e estadual, nos termos que dizem respeito à valorização da carreira docente. O procedimento metodológico foi uma pesquisa bibliográfica e documental com abordagem crítica de análise dos dados. A ação governamental em Barra do Garças necessita priorizar e potencializar os investimentos em educação em vista de sua função precípua ligada ao atendimento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Os dados analisados identificam que isso não vem acontecendo. Neste sentido, é imprescindível o desenvolvimento de políticas que tenham como prioridade não só a valorização do magistério, visando evitar o declínio da profissão, mas que as pessoas que optem pela docência sejam de fato assistidas em sua valorização profissional.

Biografia do Autor

Odorico Ferreira Cardoso Neto, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Barra do Garças - MT

Docente do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).

Egeslaine De Nez, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Barra do Garças - MT

Docente do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).

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Publicado

04/03/2020

Como Citar

Cardoso Neto, O. F., & De Nez, E. (2020). Plano municipal de educação (PME): valorização e desafios da carreira docente. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 15(esp.1), 796–809. https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13350

Edição

Seção

Seção Temática - Planos de educação: processos, condições e situações