Plano municipal de educação (PME): valorização e desafios da carreira docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13350

Palavras-chave:

Plano municipal de educação, Carreira docente, Valorização.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o PME, em vista das metas do plano nacional e estadual, nos termos que dizem respeito à valorização da carreira docente. O procedimento metodológico foi uma pesquisa bibliográfica e documental com abordagem crítica de análise dos dados. A ação governamental em Barra do Garças necessita priorizar e potencializar os investimentos em educação em vista de sua função precípua ligada ao atendimento da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Os dados analisados identificam que isso não vem acontecendo. Neste sentido, é imprescindível o desenvolvimento de políticas que tenham como prioridade não só a valorização do magistério, visando evitar o declínio da profissão, mas que as pessoas que optem pela docência sejam de fato assistidas em sua valorização profissional.

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Biografia do Autor

Odorico Ferreira Cardoso Neto, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Barra do Garças - MT

Docente do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).

Egeslaine De Nez, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Barra do Garças - MT

Docente do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).

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Publicado

04/03/2020

Como Citar

CARDOSO NETO, O. F.; DE NEZ, E. Plano municipal de educação (PME): valorização e desafios da carreira docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp.1, p. 796–809, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp.1.13350. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13350. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática - Planos de educação: processos, condições e situações

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