Dimensões das significações de músico e de professor: um estudo com licenciandos em música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.13520

Palavras-chave:

Significações, Papéis de músico e de professor, Mecanismos cognitivos, Ensino Superior

Resumo

As significações dos papéis de músico e de professor não estão relacionadas apenas com a música e seus conteúdos formais, mas também com os mecanismos cognitivos nela envolvidos e o modo de compreender o mundo social de forma mais ampla. Apoiado no método clínico-crítico piagetiano, o presente estudo objetivou analisar as significações de licenciandos em Música acerca dos papéis de músico e de professor para compreender os mecanismos do pensamento envolvidos, por meio de situações problematizadoras. Participaram da pesquisa quatro licenciandos de Música de uma universidade pública do estado do Paraná, Brasil. As inter-relações observadas nas significações dos participantes revelaram movimentos distintos, mesmo tendo sido provocadas por situações problematizadoras guiadas por uma proposta metodológica semelhante. Destacam-se das respostas dos participantes quatro dimensões frente às significações de músico e professor: dimensão do saber fazer, dimensão do ensino, dimensão intelectual e dimensão dos esquemas de ação. Os resultados apontaram para a importância da compreensão dos mecanismos cognitivos envolvidos nos papéis de músico e professor, para dela declinar reflexões acerca do desenvolvimento do estudante de música e de ações específicas que favoreçam a educação musical tanto na escola regular quanto nos mais diversos espaços educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Augusto dos Reis, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Docente no Departamento de Música e Teatro. Doutorado em Educação (UEL).

Francismara Neves de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Docente no Departamento de Educação. Pós-doutorado em Psicologia da Educação (USP).

Referências

BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.

BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

DELVAL, J. Introdução à prática do método clínico: descobrindo o pensamento das crianças. Porto Alegre: Artmed, 2002.

INHELDER, B.; CAPRONA, D. Rumo ao construtivismo psicológico: Estruturas? Procedimentos? Os dois “indissociáveis”. In: INHELDER, B. et al. O desenrolar das descobertas da criança: um estudo sobre as micrgêneses cognitivas. Trad. Eunice Gruman. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 7-37.

KOELLREUTTER, H. O ensino da música num mundo modificado. In: KATER, C. (Org.). Educação musical: cadernos de estudo n. 6. São Paulo/Belo Horizonte: Atravez/EMUFMG/FEA, 1997. p. 53-57.

LAJONQUIÈRE, L. A inteligência piagetiana. In: BANKS-LEITE, L. (Org.). Percursos piagetianos. São Paulo: Cortez, 1997. p. 97-116.

MACEDO, L. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed, 2005.

PIAGET, J. A equilibração das estruturas cognitivas. Trad. Marion Merlone dos Santos Penna. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

PIAGET, J. Abstração reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

PIAGET, J. As formas elementares da dialética. Trad. Fernanda Mendes Luiz. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.

PIAGET, J. Biologia e conhecimento. Trad. Francisco M. Guimarães. Petrópolis: Vozes, 1973.

PIAGET, J. Epistemologia Genética. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

PIAGET, J. et al. Investigaciones sobre la generalización: estudios de epistemología y psicología genéticas. México: Premia, 1984.

PIAGET, J.; GARCIA, R. Vers une logique dês significations. Genéve: Mourionde, 1987.

SCHROEDER, S. C. N. O músico: desconstruindo mitos. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 10, p. 109-118, mar. 2004.

WEBSTER, P. R. Construction of music learning. In: COLWELL, R.; WEBSTER, P. R. (Orgs.). Menc handbook of research on music learning. New York: Oxford University Press, 2011. p. 35-83.

Publicado

01/02/2021

Como Citar

REIS, L. A. dos; OLIVEIRA, F. N. de. Dimensões das significações de músico e de professor: um estudo com licenciandos em música. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 735–748, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.13520. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13520. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos