Dimensões das significações de músico e de professor: um estudo com licenciandos em música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.13520

Palavras-chave:

Significações, Papéis de músico e de professor, Mecanismos cognitivos, Ensino Superior

Resumo

As significações dos papéis de músico e de professor não estão relacionadas apenas com a música e seus conteúdos formais, mas também com os mecanismos cognitivos nela envolvidos e o modo de compreender o mundo social de forma mais ampla. Apoiado no método clínico-crítico piagetiano, o presente estudo objetivou analisar as significações de licenciandos em Música acerca dos papéis de músico e de professor para compreender os mecanismos do pensamento envolvidos, por meio de situações problematizadoras. Participaram da pesquisa quatro licenciandos de Música de uma universidade pública do estado do Paraná, Brasil. As inter-relações observadas nas significações dos participantes revelaram movimentos distintos, mesmo tendo sido provocadas por situações problematizadoras guiadas por uma proposta metodológica semelhante. Destacam-se das respostas dos participantes quatro dimensões frente às significações de músico e professor: dimensão do saber fazer, dimensão do ensino, dimensão intelectual e dimensão dos esquemas de ação. Os resultados apontaram para a importância da compreensão dos mecanismos cognitivos envolvidos nos papéis de músico e professor, para dela declinar reflexões acerca do desenvolvimento do estudante de música e de ações específicas que favoreçam a educação musical tanto na escola regular quanto nos mais diversos espaços educativos.

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Biografia do Autor

Leandro Augusto dos Reis, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Docente no Departamento de Música e Teatro. Doutorado em Educação (UEL).

Francismara Neves de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina – PR

Docente no Departamento de Educação. Pós-doutorado em Psicologia da Educação (USP).

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Publicado

01/02/2021

Como Citar

REIS, L. A. dos; OLIVEIRA, F. N. de. Dimensões das significações de músico e de professor: um estudo com licenciandos em música. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 735–748, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.13520. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13520. Acesso em: 18 abr. 2021.