A contribuição dos processos formativos na compreensão das dores emocionais de docentes universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.13533

Palavras-chave:

Educação, Formação de professores, Dores emocionais, Emoções e sentimentos

Resumo

Neste texto refletiremos sobre as dores emocionais de docentes universitários e os seus possíveis entrelaçamentos com os processos formativos, pressupondo que eles têm o potencial sinalizador da recuperação da ideia de natureza humana e podem contribuir na reconfiguração dessas dores. O suporte de nossas reflexões procede das investigações neurocientíficas de Antonio Damásio, para quem as relações entre os sentimentos de dor e prazer influenciam o processo cultural humano. Também colabora com o nosso pensamento Baruch Espinosa, cujas ideias alicerçaram as da neurociência de Damásio ao afirmar que os seres humanos afetam uns aos outros e, por meio deste encontro, podem reconhecer-se e aumentar a sua “potência de agir”. Para realizar as reflexões aqui propostas recorremos à hermenêutica da tragédia “As Bacantes” de Eurípedes (406 a.C.), cujo potencial metafórico nos auxilia a entender as dificuldades impostas por uma racionalidade proclamada como única possível. Trata-se de uma reflexão teórica que subsidia e sinaliza a pertinência e necessidade de futuras pesquisas envolvendo coleta e análise de dados empíricos, dando vozes aos professores universitários a respeito da questão. As análises reflexivas, evidenciadas neste texto, nos levam a entrever a necessidade de outros saberes docentes que percebam a experiência de uma forma sensível e humanizada, compreendendo aspectos que deverão ir além dos atuais e ampliar a visão acerca da formação profissional. Mesmo diante do detalhamento e abrangência das propostas atuais de categorização dos saberes docentes necessários para a profissionalização, persiste essa carência relativa às dores emocionais docentes.

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Biografia do Autor

Sandra Elisa Réquia Souza, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Amarildo Luiz Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS

Professor Titular no Programa de Pós-Graduação em Educação. Pós-Doutor em Humanidades (UC3M) – Espanha. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1C.

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Publicado

01/02/2021

Como Citar

SOUZA, S. E. R.; TREVISAN, A. L. A contribuição dos processos formativos na compreensão das dores emocionais de docentes universitários. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 524–538, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.13533. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13533. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos