A Educação de Jovens e Adultos pautada na cidadania e na construção do sujeito social: um estudo de caso nas escolas estaduais Professor Nelson Barros e Batista Neves
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.13604Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Cidadania, Socioconstrutivismo, Espaços do cidadãoResumo
Este artigo visa dissertar sobre a construção do ser social, da formação cidadão dentro da Educação de Jovens e Adultos, em um estudo de caso com alunos do Colégio Estadual Professor Nelson Barros e do Colégio Estadual Batista Neves, ambos em Salvador. É uma pesquisa de abordagem qualitativa que visa analisar em conjunto com as perspectivas vygotskyanas e as contribuições de autores como Bakhtin, Freire e Santos de como a EJA impacta nas histórias de vida dessas pessoas e na sua construção social. Os resultados deste estudo demonstraram que por mais a EJA desempenhe a ação de reparação do direito à educação para todos, as práticas pedagógicas não obtêm resultados equânime nas escolas, proporcionando ao aluno o acesso a informação, mas não promovendo entre estes uma abordagem que fomente a cidadania enquanto práxis.
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