Aceitabilidade das metodologias ativas de ensino-aprendizagem entre discentes de odontologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13693

Palavras-chave:

Ensino, Educação superior, Recursos humanos em odontologia, Aprendizagem baseada em problemas, Faculdades de odontologia.

Resumo

O estudo tem dois objetivos complementares: apresentar as Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEA) aplicadas, pautadas em processos educacionais construtivistas-interacionistas, em um curso de graduação em odontologia de uma universidade federal; e analisar a aceitabilidade discente a essas metodologias. A pesquisa se constitui de estudo observacional com delimitação transversal. Vivenciaram as MAEA 175 discentes que cursaram duas disciplinas teóricas obrigatórias, sendo 91 do primeiro (ingressantes) e 84 do último ano (concluintes). Responderam ao questionário 161 discentes (92,0%), avaliando aceitabilidade ao conteúdo da disciplina, as atividades presenciais e preparatórias, a didática do docente, a empatia discente/docente e o comprometimento discente. Identificou-se elevada aceitabilidade dos discentes às atividades andragógicas nos domínios avaliados: conteúdo teórico (92,4%), atividades presenciais (82,0%) e atividades preparatórias (69,9%). Conclui-se que houve excelente aceitabilidade das metodologias ativas pelos discentes estudados, sendo maior e menos didático-dependentes entre os estudantes concluintes. Legitimou os pressupostos do paradigma educacional inovador/ativo e sua introdução desde os anos iniciais da graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Pereira Tannus Gontijo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia - MG

Professora Associada da Área de Odontologia Preventiva e Social do Curso de Odontologia. Doutora em Saúde Pública (USP).

Álex Moreira Herval, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia - MG

Professor Adjunto. Doutor em Odontologia (UFMG).

Daniela Lemos Carcereri, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis - SC

Departamento de Odontologia. Professora Associada. Doutora em Engenharia de Produção, área de Mídia e Conhecimento (UFSC)

Sérgio Fernando Torres de Freitas, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis - SC

Professor Titular. Doutor em Odontologia Social (UFF)

Referências

ALTURE VÍDEOS. Congresso Paulo Tomazinho: implantação de estratégias de metodologias ativas e adoção por professores e engajamento dos alunos. 1º Congresso Brasileiro online de Metodologias Ativas. Alture Vídeos, 2018. 1 vídeo (49 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OTQOBXq4B7A. Acesso em: 22 abr. 2020.

ALVES, R. de S.; MACHADO, M. de F. A. S. O uso de metodologias ativas na pós-graduação em saúde: a experiência do mestrado profissional em saúde da família. Rev Espaço para a Saúde, v. 19, n. 1, p. 187-194, set. 2018.

AQUINO, J. G. A violência escolar e a crise da autoridade docente. Cad Cedes, v. 19, n. 47, 1998.

BAEPLER, P.; WALKER, J. D.; DRIESSEN, M. It's not about seat time: Blending, flipping, and efficiency in active learning classrooms. Computers & Education, v. 78, p. 227-236, 2014.

BERBEL, N. A. N. Metodologia da problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o ensino superior. Semina: Cio Soc.lHum, v. 16, n. 2, ed. esp. p. 9-19, out. 1995.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Aguardando homologação. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em odontologia. Câmara de Educação Superior. Aprovado em 5 dez. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2019-pdf/111231-pces803-18/file. Acesso: 17 abr. 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES n. 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em odontologia. Diário Oficial da União, Brasília. Seção 1, p. 10, 4 mar. 2002.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES n. 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em odontologia. Diário Oficial da União, Brasília. Seção 1, p. 10, 4 mar. 2002.

CARVALHO, S. F. C. de. Júri simulado. A defesa e acusação da odontologia na saúde pública. Rev Espaço para a Saúde, v. 19, n. 1, p. 137-144, set. 2018.

CARVALHO, W. M.; CAWAHISA, P. T.; SCHEIBE, P. C.; BOTELHO, J. N.; TERADA, R. S. S.; ROCHA, N. B.; LOLLI, L. F.; FUJIMAKI, M. Aceitação da utilização de metodologias ativas nos estágios no SUS por discentes da graduação e pós-graduação em Odontologia. Rev. ABENO, Londrina, v.16, n. 1, p. 88-98, jan./mar. 2016

CHAKUR, C. R. de S. L. A desconstrução do construtivismo na educação: crenças e equívocos de professores, autores e críticos [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2015. 171 p. ISBN 978-85-6833-448-5. Disponível em: http://books.scielo.org/id/hf4w9. Acesso em: 17 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.7476/9788568334485

Chauí, M. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Ed UNESP; 2001.

COSTA, A. R.; ARAÚJO, A. M.; ALMEIDA, L. S. Expectativas académicas em estudantes de engenharia do primeiro ano: Uma análise de clusters. Psicologia, Educação e Cultura, v. 20, n. 1, p. 65-78, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/11328/1791. Acesso em: 17 abr. 2020.

COSTA, C. de M. C.; VIEIRA, A. A. S. Metodologias ativas: a experiência do curso MAES. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp. 1, p. 553-563, maio 2018.

CRUZ, G. V.; PEREIRA, W. R. Diferentes configurações da violência nas relações pedagógicas entre docentes e discentes do ensino superior. Rev Bras Enferm, Brasília, v. 66, n. 2, p. 241-50, mar./abr. 2013.

DEUS, J. M. de et al. Aula centrada no aluno versus aula centrada no professor: desafios para mudança. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 38, n. 4, p. 419-426, dez. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000400002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 Mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022014000400002.

DOHMS, K. P.; RAMOS, M.; STOBÄUS, C. D.; MOSQUERA, J. J. M. Docente e discente: interinfluências nos processos de ensino e de aprendizagem. Revista Educação por Escrito – PUCRS, v. 3, n. 2, dez. 2012.

FOUCAULT, M. O cuidado com a verdade. In: MOTTA, M. B. (Org.). Ditos e escritos. Volume V. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004, p. 234-245.

FREITAS, V. da P.; CARVALHO, R. B. de; GOMES, M. J.; FIGUEIREDO, M. C. Mudança no processo ensino-aprendizagem nos cursos de graduação em odontologia com utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizagem. RFO, v. 14, n. 2, p. 163-167, maio/ago. 2009. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rfo/article/view/707. Acesso em: 17 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.5335/rfo.v14i2.707

GEHLEN, S. T.; MALDANER, O. A.; DELIZOICOV, D. Freire e Vygotsky: um diálogo com pesquisas e sua contribuição na educação em ciências. Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 1, p. 129-148, apr. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072010000100009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 9 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000100009.

GILBOY, M. B.; HEINERICHS, S.; PAZZAGLIA, G. Enhancing Student Engagement Using the Flipped Classroom. Journal of Nutrition Education and Behavior, v. 47, n. 1, p. 109-114, 2015.

GOMES, G.; SOARES, A. B. Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 26, n. 4, p. 780-789, dez. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400019&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722013000400019.

GONÇALVES, A. Y. M.; ROCHA, G. P.; EUCLIDES, K. L. L. C.; FARIAS, T. C. B.; NASCIMENTO, L. S. do. O uso do team-based learning como metodologia de ensino de saúde coletiva na graduação em odontologia. Revista Brasileira de Educação e Saúde, v. 8, n. 1, 2018. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/5452/4946 Acesso: 20 mar. 2020.

GRENWOOD, F.; MULLINS, G.; TOWNSEND, G.; WETHERELL J.; WINNING, T. Evaluation of the performance of graduates from a PBL dental course. In: HERDSA Annual International Conference, 1999, Melbourne. Anais […]. Melbourne: Higher Education Research and Development Society of Australasia, 1999, 1-13. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/267179870_Evaluation_of_the_performance_of_graduates_from_a_PBL_dental_course. Acesso em: 17 abr. 2020.

GUIMARÃES, J. C. F. de; SEVERO, E. A.; SERAFIN, V. F.; CAPITANIO, R. P. R. Formação Docente: Uso de Metodologias Ativas Como Processo Inovador de Aprendizagem para o Ensino Superior. In: XVI Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Universidade de Caxias do Sul, nov. 2016. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/mostraucsppga/xvimostrappga/paper/view/4740. Acesso em: 17 abr. 2020.

HUNG, H. Flipping the classroom for English language learners to foster active learning. Computer Assisted Language Learning, v. 28, n. 1, p. 81-96, 2015.

IGUE, É. A.; BARIANI, I. C. D.; MILANESI, P. V. B. Vivência acadêmica e expectativas de universitários ingressantes e concluintes. Psico-USF (Impr.), Itatiba, v. 13, n. 2, p. 155-164, dez. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200003&lng=en&nrm=iso. Acesso em:17 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-82712008000200003.

KNOWLES, M. S. The modern practice of adult education: from pedagogy to andragogy. 2. ed. New York: Association Press, 1980.

LAZZARIN, H. C.; NAKAMA, L.; CORDONI JUNIOR, L. O papel do professor na percepção dos alunos de odontologia. Saude soc., São Paulo, v. 16, n. 1, p. 90-101, abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902007000100009&lng=en&nrm=iso. Acesso em:17 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902007000100009.

LEAO, D. M. M. Paradigmas Contemporâneos de Educação: Escola Tradicional e Escola Construtivista. Cad. Pesqui., São Paulo, n. 107, p. 187-206, jul. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741999000200008&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15741999000200008.

LEITE, S. A. da S. et al. A afetividade em sala de aula: as condições de ensino e a mediação do professor. Campinas, SP: Papirus, 2004.

LIMA, É. V. Estudantes de medicina em metodologias ativas: desafios da aprendizagem baseada em problemas. Orientador: Ricardo Shoiti Komatsu. 2013. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Saúde) - Faculdade de Medicina de Marília, Marília, SP, 2013. Disponível em: http://www.famema.br/ensino/metrado_prof/docs/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20%C3%89rica%20Vernaschi%20Lima.pdf. Acesso em: 17 abr. 2020.

LIMA, V. V. Competence: different approaches and implications in the training of healthcare professionals. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v. 9, n. 17, p. 369-79, mar./ago. 2005.

MACIEL, M. M. S. A.; SILVA, K. B. N. da; MELO, J. G. A. de; SOARES, D. M. Metodologia ativa aplicada ao ensino odontológico: um panorama nacional a partir de um estudo bibliométric. Arch Health Invest, v. 8, n. 2, p. 74-78, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21270/archi.v8i2.3218. Acesso em: 20 abr. 2020.

MACIEL, M. M. S. A.; SILVA, K. B. N. da; MELO, J. G. A. de; SOARES, D. M. Metodologia ativa aplicada ao ensino odontológico: um panorama nacional a partir de um estudo bibliométric. Arch Health Invest, v. 8, n. 2, p. 74-78, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21270/archi.v8i2.3218. Acesso em: 20 abr. 2020.

MANABE, V. M. M. L. et al. Comportamento informacional de ingressantes e concluintes de um curso superior. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 19, n. 41, p. 41-58, dez. 2014. ISSN 1518-2924. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n41p41/28287. Acesso em: 21 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n41p41

MARIN, M. J. S. et al. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 34, n. 1, p. 13-20, mar. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000100003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000100003

MARTINS, J. V. G.; MENEZES, R. M. T. de; TERÇARIOL, A. A. de L.; GITAHY, R. R. C.; IKESHOJI, E. A. B. O uso de dispositivos móveis na sala de aula: pedagogia de projetos e tecnologias móveis na educação superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp. 1, p. 506-526, maio 2018.

MESQUITA, S. K. da C.; MENESES, R. M. V.; RAMOS, D. K. R. Metodologias ativas de ensino/ aprendizagem: dificuldades de docentes de um curso de enfermagem. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 473-486, ago. 2016. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462016000200473&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sip00114

MICHAELSEN, L. K.; KNIGHT, A. B.; FINK, L. D. Team-based learning: a transformative use of small Groups. 1. ed. Greenwood Publishing Group, 2002.

MITRE, M. M.; SIQUEIRA-BATISTA, R.; GIRARDI-DEMENDONÇA, J. M.; MORAIS-PINTO, N. M.; MEIRELLES, C. de A. B.; PINTO-PORTO, C.; MOREIRA, T.; HOFFMANN, L. M. A. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciên. Saúde Coletiva, v. 13, supl. 2, p. 2133-2144, jan./dez. 2008.

NAGIB, L. de R. C. Relação entre metodologias ativas, ciclo de vida docente e qualificação docente no ensino de graduação em contabilidade. Orientadora: Denise Mendes da Silva. 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23113. Acesso em: 25 mar. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1343

NASCIMENTO, L. A.; AZEVEDO, G.; GHIGGI, G. O conceito de amorosidade em Freire e a recuperação do sentido de educar. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE, 8., 2013, Recife. Anais [...]. Recife, PE: Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas, 2013. Disponível em: http://coloquio.paulofreire.org.br/participacao/index.php/coloquio/viii-coloquio/schedConf/presentations. Acesso em: 15 abril, 2020.

NORO L. R. A.; FARIAS-SANTOS, B. C. de S.; SETTE-DE-SOUZA, P. H.; CRUZ, R. K. S.; PINHEIRO, I. A. G.; BORGES, R. E. A. O professor (ainda) no centro do processo ensino aprendizagem em Odontologia. Rev ABENO, v. 15, n. 1, p. 2-11, 2015. Disponível em: http://revabeno.emnuvens.com.br/revab eno/article/view/146. Acesso em: 17 abr. 2020.

O'FLAHERTY, J.; PHILLIPS, C. The use of flipped classrooms in higher education: a scoping review. Internet and Higher Education, v. 25, p. 85-95, 2015.

OLIVEIRA, S. R. de; CAVALCANTE, A. P.; BARBOZA, L. de A. R. de G.; OLIVEIRA, B. D. R. de; SANTANA, W. A. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na atuação docente em saúde: vivências em uma instituição de ensino superior. Rev Espaço para a Saúde, v. 19, n. 1, p. 205-210, set. 2018.

OLIVER, R.; KERSTEN, H.; VINKKA-PUHAKKA, H.; ALPASAN, G.; BEARN, D.; CEMA, I. et al. Curriculum structure: principles and strategy. Eur J Dent Educ, v. 12, supl. 1, p. 74-84, 2008.

PAIVA, M. R. F.; PARENTE, J. R. F.; BRANDÃO, I. R.; QUEIROZ, A. H. B. Metodologias ativas de ensino aprendizagem: revisão integrativa. SANARE, Sobral, v.15, n. 2, p.145-153, jun./dez. 2016.

PASSOS, M. L. S.; VIEIRA, A. A. S.; COSTA, C. de M. C. A colaboração facilitando o processo de difusão das experiências vividas no programa professores para o futuro: relatos de experiências. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. esp. 1, p. 570-575, maio 2018.

PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor. Profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

PIRES, R. O. M.; BUENO, S. M. V. A problematização como modelo para ensino universitário: uma experiência piloto com alunos do 3º e 4º anos do curso de odontologia. Rev ABENO, v. 1, n. 6, p. 54-60, 2006. Disponível em: http://abeno.org.br/ckfinder/userfiles/files/revista-abeno-2006-1.pdf. Acesso em: 17 abr. 2020.

PIZZI, J. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. PDE Produções Didático-Pedagógicas. Cadernos PDE, Volume II, 2013-2014. ISBN 978-85-8015-075-9. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_fafipa_cien_pdp_jislaine_pizzi.pdf. Acesso: 01/04/2020.

POLYDORO, S. A. J. O trancamento de matrícula na trajetoria academica do universitario: condições de saida e de retorno a instituição. Orientadora: Elizabeth Nogueira Gomes da Silva Mercuri. 2000. 175 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253539. Acesso em: 21 abr. 2020.

POZO, J. I. Aprendizes e mestres, a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

MACHADO, A. de B. et al. Práticas inovadoras em metodologias ativas. Florianópolis: Contexto Digital, 2017. 174 p.

LIMA, V. V. et al. Processos educacionais na saúde: ênfase em tecnologias educacionais construtivistas. 2017. 66 p. São Paulo: Ministério da Saúde; Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Caderno do Curso 2017: Facilitadores do PRM/PSUS.

RAMOS, F. P. A relação professor/aluno e a prática docente contemporânea: um ensaio sobre significados a partir da análise de um episódio dos Simpsons. Revista de Educação, v.14, n. 17, p. 177-186, 2011.

RAMOS, M. N. A Educação profissional pela pedagogia das competências e a superfície dos documentos oficiais. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 401-422, 2002.

REUL, M. A.; LIMA, E. D. de; IRINEU, K. do N.; LUCAS, R. S. de C. C.; COSTA, E. M. M. de B.; MADRUGA, R. C. R. Metodologias ativas de ensino aprendizagem na graduação em Odontologia e a contribuição da monitoria - relato de experiência. Rev. ABENO, Londrina, v. 16, n. 2 abr./jun. 2016.

RICH, S. K.; KEIM, R. G.; SHULLER, C. F. Problem-based learning versus a traditional educational methodology: a comparison of preclinical and clinical periodontics performance. J Dental Educ., v. 69, n. 6, p. 649-662, 2005. Disponível em: http://www.jdentaled.org/content/69/6/649. Acesso em: 17 abr. 2020.

ROCHA, J. S.; DIAS, G. F.; CAMPANHA, N. H.; BALDANI, M. H. O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: uma revisão crítica da literatura. Revista da ABENO, v. 16, n. 1, p. 25-38, 2016.

RODRIGUES, E. U.; CALDAS, M. A. Estudos de casos sobre aborto na metodologia ativa: um debate temático com alunos da graduação em medicina. Rev Espaço para a Saúde, v. 19, n. 1, p. 115-124, set. 2018.

ROMERAL, P. A. de A. F. Análise da aplicação de Metodologias Ativas de Ensino no curso de Engenharia de Produção da UTFPR - Campus Londrina. 2019. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.

RONDON, G. A. de S.; MACIEL, C. M. L. A. Metodologias ativas na educação médica: aprendizagem baseada em problemas, a experiência da Universidade Estadual do Mato Grosso – UNEMAT, sob a perspectiva dos estudantes. Rev Espaço para a Saúde, Curitiba, v. 19, supl. 1, p. 43-51, set. 2018. ISSN 15177130. Disponível em: https://faculdadespequenoprincipe.edu.br/wp-content/uploads/2019/01/FPP_SUPLEMENTO_Espa%C3%A7oSaude_V-FINALVALENDO_compressed.pdf. Acesso em: 17 abr. 2019.

SARAIVA, A.M.; SILVA, I. R. G.; LOLLI, L. F.; FUJIMAKI, M.; ALVES, R. das N.; MIGUEL, E. R. A.; MIALCHI, N. da R.; ROCHA, N. B. da. Disciplina interprofissional em saúde: avaliação de discentes de Odontologia. Revista da ABENO, v. 18, n. 4, p. 3-13, 2018. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/598. Acesso em: 17 abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i4.598

SILVA, N. C.; ROSA, M. I. da; SILVA, F. R.; SILVA, D.; GAIDZINSKI, A. Aplicação do tutorial no método ABP, no curso de graduação em medicina da Unesc. Rev Pesqui Extens Saúde, v. 3, n. 1, p. 1-13, 2007.

SILVA, A. N. da; SENNA, M. A.A. de; TEIXEIRA, M. C. B.; LUCIETTO, D. A.; ANDRADE, I. M. de. O uso de metodologia ativa no campo das Ciências Sociais em Saúde: relato de experiência de produção audiovisual por estudantes. Interface, Botucatu, v. 24, e190231, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/icse/v24/1807-5762-icse-24-e190231.pdf. Acesso em: 17 abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/Interface.190231

SILVA, L. A. A. da et al. Teacher archetypes: perceptions of nursing students. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 25, n. 2, e0180014, jul. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072016000200316&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 01 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-07072016000180014.

SOUZA, L. K. de; LOURENCO, E.; SANTOS, M. R. G. dos. Adaptação à universidade em estudantes ingressantes na graduação em psicologia. Psicol. educ., São Paulo, n. 42, p. 35-48, jun. 2016. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752016000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 mar. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20150023.

TAVARES, C. R. O conceito holístico de competência: concepção e uso na formação profissional e gestão nas organizações. In: Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, v. 15, n. 2, p. 37-40, 2018. Crônicas.

THAMMASITBOON, K.; SUKOTJO, C.; HOWELL, H.; KARIMBUX, N. Problem-based learning at the Harvard School of Dental Medicine: self-assessment of performance in postdoctoral training. J Dent. Educ., v. 71, n. 8, p. 1080-1089, 2007. Disponível em: http://http://www.jdentaled.org/content/71/8/1080. Acesso em: 17 abr. 2020.

TORRES, V.; SAMPAIO, C. A.; CALDEIRA, A. P. Ingressantes de cursos médicos e a percepção sobre a transição para uma aprendizagem ativa. Interface, Botucatu, v. 23, e1700471, 2019. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100203&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.170471.

VERAS, R. da S.; FERREIRA, S. P. A. A afetividade na relação professor-aluno e suas implicações na aprendizagem, em contexto universitário. Educ. rev., Curitiba, n. 38, p. 219-235, dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602010000300015&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 abr. 2020. https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000300015.

VINCI, C. F. R. G. A problematização e as pesquisas educacionais: sobre um gesto analítico foucaultiano. Filosofia e Educação, Campinas, v. 7, n. 2, p. 195-219, jun./set, 2015. ISSN 1984-9605.

Publicado

14/05/2020

Como Citar

GONTIJO, L. P. T.; HERVAL, Álex M.; CARCERERI, D. L.; FREITAS, S. F. T. de. Aceitabilidade das metodologias ativas de ensino-aprendizagem entre discentes de odontologia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 2023–2048, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.13693. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13693. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos