Aceitabilidade das metodologias ativas de ensino-aprendizagem entre discentes de odontologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13693

Palavras-chave:

Ensino, Educação superior, Recursos humanos em odontologia, Aprendizagem baseada em problemas, Faculdades de odontologia.

Resumo

O estudo tem dois objetivos complementares: apresentar as Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEA) aplicadas, pautadas em processos educacionais construtivistas-interacionistas, em um curso de graduação em odontologia de uma universidade federal; e analisar a aceitabilidade discente a essas metodologias. A pesquisa se constitui de estudo observacional com delimitação transversal. Vivenciaram as MAEA 175 discentes que cursaram duas disciplinas teóricas obrigatórias, sendo 91 do primeiro (ingressantes) e 84 do último ano (concluintes). Responderam ao questionário 161 discentes (92,0%), avaliando aceitabilidade ao conteúdo da disciplina, as atividades presenciais e preparatórias, a didática do docente, a empatia discente/docente e o comprometimento discente. Identificou-se elevada aceitabilidade dos discentes às atividades andragógicas nos domínios avaliados: conteúdo teórico (92,4%), atividades presenciais (82,0%) e atividades preparatórias (69,9%). Conclui-se que houve excelente aceitabilidade das metodologias ativas pelos discentes estudados, sendo maior e menos didático-dependentes entre os estudantes concluintes. Legitimou os pressupostos do paradigma educacional inovador/ativo e sua introdução desde os anos iniciais da graduação.

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Biografia do Autor

Liliane Pereira Tannus Gontijo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia - MG

Professora Associada da Área de Odontologia Preventiva e Social do Curso de Odontologia. Doutora em Saúde Pública (USP).

Álex Moreira Herval, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia - MG

Professor Adjunto. Doutor em Odontologia (UFMG).

Daniela Lemos Carcereri, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis - SC

Departamento de Odontologia. Professora Associada. Doutora em Engenharia de Produção, área de Mídia e Conhecimento (UFSC)

Sérgio Fernando Torres de Freitas, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis - SC

Professor Titular. Doutor em Odontologia Social (UFF)

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Publicado

14/05/2020

Como Citar

GONTIJO, L. P. T.; HERVAL, Álex M.; CARCERERI, D. L.; FREITAS, S. F. T. de. Aceitabilidade das metodologias ativas de ensino-aprendizagem entre discentes de odontologia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 2023–2048, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.13693. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13693. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos