Bullying homofóbico e desengajamento moral: quando a justificativa moral e a culpabilização dizem “presente”
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13898Palavras-chave:
Bullying homofóbico, Desengajamento moral, Escola.Resumo
O presente estudo buscou identificar aspectos do desengajamento moral relacionados ao bullying homofóbico vivenciado na infância e/ou adolescência de estudantes universitários. Por meio de uma pesquisa qualitativa foram entrevistados 14 universitários de uma cidade do interior do estado de São Paulo que se autodeclararam gays ou lésbicas. O grupo de participantes foi constituído por meio da técnica snowball sampling. Um roteiro com questões norteadoras explorou a percepção dos participantes sobre os mecanismos do desengajamento moral como motivadores para experiencias do bullying homofóbico sofridos durante o ensino fundamental e médio. Os dados da pesquisa foram analisados por meio da análise de conteúdo, modalidade temática. Os resultados obtidos nessa pesquisa apontaram que os agressores estavam desengajados moralmente e culpabilizam as vítimas para se sentirem melhor, justificando moralmente seus comportamentos. Este estudo aponta que intervenções antibullying deve considerar a disseminação de conteúdos sobre valores humanos, respeito à diversidade e a gravidade do comportamento agressivo de crianças e adolescentes.Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, P. P.; WILLIAMS, L. C. A. Homofobia na escola: relatos de universitários sobre as piores experiências. Temas psicol., v. 23, n. 3, p. 663-676, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v23n3/v23n3a11.pdf. Acesso em: 15 jun. 2020.
AZZI, R. G. Desengajamento moral na perspectiva da teoria social cognitiva. Psicol. cienc. prof., v. 31, n. 2, p. 208-219, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S14148932011000200002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 15 jun. 2020.
BANDURA, A.; AZZI, R. G.; POLYDORO, S. A. J. (Orgs.). Teoria social cognitiva, conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BLAIS, M.; GERVAIS, J.; HÉBERT, M. Internalized homophobia as a partial mediator between homophobic bullying and self-esteem among youths of sexual minorities in Quebec (Canada). Ciênc. saúde coletiva, v. 19, n. 3, p. 727-735, 2014. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5108649/. Acesso em: 12 maio 2019.
CARAVITA, S. C. S.; SIJTSEMA, J. J.; RAMBARAN, J. A.; GINI, G. Peer influences on moral disengagement in late childhoodand early adolescence. Journal of youth and adolescence, v. 43, n. 2, p. 193-207, 2014. Disponível em: https://publicatt.unicatt.it/handle/10807/64419. Acesso em: 11 ago. 2019.
ELIPE, P.; MUNOZ, M. D.; DEL REY, R. Homophobic bullying and cyberbullying: study of a silenced problem. Journal of Homosexuality, v. 65, n. 5, p. 672-686, 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00918369.2017.1333809. Acesso em: 15 jun. 2020.
ESPELAGE, D. L.; HONG, J. S., MERRIN; G. J.; DAVIS, J. P.; ROSE, C. A.; LITTLE, T. D. A longitudinal examination of homophobic name-calling in middle school: bullying, traditional masculinity, and sexual harassment as predictors. Psychology of Violence, v. 8, n. 1, p. 57-66, 2018. Disponível em: https://psycnet.apa.org/fulltext/2018-40534-001.html. Acesso em: 11 ago. 2019.
FRANÇA, G. K. C. S.; AMORIM, W. L. Algumas práticas e discursos machistas sob a ótica do desengajamento moral de Albert Bandura. Revista Humus, v. 7, n. 19, p. 141-153, 2017. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/7007. Acesso em: 15 jun. 2020.
GOMES, R. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.
IGLESIAS, F. Desengajamento moral. In: BANDURA, A.; AZZI, R. G.; POLYDORO, S. A. J. (Org.). Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artes Médicas 2008. p. 165-176.
KOSCIW, J. G.; PIZMONY-LEVY, O. International perspectives on homophobic and transphobic bullying in schools. Journal of LGBT Youth, v. 13, n. 1-2, p. 1-5, 2016. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/19361653.2015.1101730. Acesso em: 12 maio 2019.
OLIVEIRA, W. A.; SILVA, J. L.; QUERINO, R. A; SILVA, M. A. I. Experiences and perceptions of discrimination related to bullying among Brazilian students. Maltrattamento e abuso all'infanzia, v. 18, n. 1, p. 29-57, 2016. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002782942. Acesso em: 11 ago. de 2019.
OLIVEIRA, W. A.; SILVA, M. A. I.; MELLO, F. C. M.; PORTO, D. L.; YOSHINAGA, A. C. M; MALTA, D. C. The causes of bullying: results from the National Survey of School Health (PeNSE). Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 23, n. 2, p. 275-282, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000200013&tlng=en. Acesso em: 15 jun. de 2020.
OLWEUS, D. School bullying: development and some important challenges, Annu Rev Clin Psychol, v. 9, p. 751-780, 2013. Disponível em: https://www.annualreviews.org/doi/10.1146/annurev-clinpsy-050212-185516. Acesso em: 11 ago. 2019.
RODRIGUES, L.; GRAVE, R.; OLIVEIRA, J. M.; NOGUEIRA, C. Study on homophobic bullying in Portugal using Multiple Correspondence Analysis (MCA). Revista Latinoamericana de Psicologia, v. 48, n. 3, p. 191-200, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0120053416300036?via%3Dihub. Acesso em: 15 jun. 2020.
THORNBERG, R.; JUNGERT, T. School Bullying and the Mechanisms of Moral Disengagement. Aggressive Behavior, v. 40, n. 2, p. 99-108, 2014. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/ab.21509. Acesso em: 11 ago. 2019.
TOGNETTA, L. R. P.; AVILÉS, J. M.; ROSÁRIO, P.; ALONSO, N. Desengajamentos morais, autoeficácia e bullying: a trama da convivência. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, v .2, n. 1, p. 30-34, 2015. Disponível em: https://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/714. Acesso em: 11 ago. 2019.
TOOMEY, R. B.; MCGUIRE, J. K.; RUSSELL, S. T. Heteronormativity, school climates, and perceived safety for gender nonconforming peers. Journal of Adolescence, v. 35, n. 1, p. 187-196, 2012. Disponível em: https://arizona.pure.elsevier.com/en/publications/heteronormativity-school-climates-and-perceived-safety-for-gender. Acesso em: 11 jul. 2019.
VON DER FEHR, A.; SOLBERG, J.; BRUUN, J. Validation of networks derived from snowball sampling of municipal science education actors. International Journal of Research & Method in Education, v. 41, n. 1, p. 38-52, 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/1743727X.2016.1192117. Acesso em: 15 jun. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Carla Beatriz Pereira da Silva, Wanderlei Abadio de Oliveira, Jorge Luiz da Silva, Marta Angélica Iossi Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.