Bullying homofóbico e desengajamento moral: quando a justificativa moral e a culpabilização dizem “presente”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13898

Palavras-chave:

Bullying homofóbico, Desengajamento moral, Escola.

Resumo

O presente estudo buscou identificar aspectos do desengajamento moral relacionados ao bullying homofóbico vivenciado na infância e/ou adolescência de estudantes universitários. Por meio de uma pesquisa qualitativa foram entrevistados 14 universitários de uma cidade do interior do estado de São Paulo que se autodeclararam gays ou lésbicas. O grupo de participantes foi constituído por meio da técnica snowball sampling. Um roteiro com questões norteadoras explorou a percepção dos participantes sobre os mecanismos do desengajamento moral como motivadores para experiencias do bullying homofóbico sofridos durante o ensino fundamental e médio. Os dados da pesquisa foram analisados por meio da análise de conteúdo, modalidade temática. Os resultados obtidos nessa pesquisa apontaram que os agressores estavam desengajados moralmente e culpabilizam as vítimas para se sentirem melhor, justificando moralmente seus comportamentos. Este estudo aponta que intervenções antibullying deve considerar a disseminação de conteúdos sobre valores humanos, respeito à diversidade e a gravidade do comportamento agressivo de crianças e adolescentes.

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Biografia do Autor

Carla Beatriz Pereira da Silva, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP), Ribeirão Preto – São Paulo (SP)

Pós Graduanda. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica.

Wanderlei Abadio de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas – São Paulo (SP)

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Jorge Luiz da Silva, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP), Ribeirão Preto – São Paulo (SP)

Professora Associada. Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública.

Marta Angélica Iossi Silva, Universidade de Franca (UNIFRAN), Franca – São Paulo

Professor Permanente. Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde.

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Publicado

05/07/2020

Como Citar

SILVA, C. B. P. da; OLIVEIRA, W. A. de; SILVA, J. L. da; SILVA, M. A. I. Bullying homofóbico e desengajamento moral: quando a justificativa moral e a culpabilização dizem “presente”. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 2066–2077, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i4.13898. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13898. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos