A práxis pedagógica e os aprendentes surdos: implicações e pressupostos do paradigma vygotskyano na prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.14002

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Surdez, Sociointeracionismo

Resumo

Esse artigo trata sobre o Paradigma da Aprendizagem de Levy Vigostsky (1896 -1934) e as implicações que essa mesma teoria pode possibilitar para uma prática educativa que dinamize a aprendizagem dos educandos surdos. Destarte, a teoria sociointeracionista com seus pressupostos de aprendizagem pode viabilizar práticas que medeiem conhecimentos significativos, partindo das especificidades e das experiências sócio-históricas dos educandos surdos. Nesse sentido, esse estudo analisou as possíveis implicações do Paradigma Sociointeracionista de Levy Vigotsky para a práxis pedagógica com educandos surdos e como esses mesmos princípios podem viabilizar práticas voltadas para a aprendizagem desses sujeitos. A metodologia utilizada por esse trabalho foi a análise documental, a qual contribuiu para uma compreensão mais aprofundada das implicações do sociointeracionismo para o processo de ensino-aprendizagem dos aprendentes surdos. Os resultados deste estudo é a consolidação de um rico ensaio teórico e pedagógico que permite a compreensão e possível aplicação dos constructos teóricos do sociointeracionismo de Vygotsky para a prática pedagógica com educandos surdos, de forma a fomentar aprendizagens significativas.

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Biografia do Autor

Bianca Silva Lopes Costa, Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), Itaberaba – BA

Professora na Rede de Ensino Público. Doutorado em Educação (UFBA).

Yuri Miguel Macedo, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Itabuna – BA

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação e Relações Étnico-Raciais.

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Publicado

01/02/2021

Como Citar

COSTA, B. S. L.; MACEDO, Y. M. A práxis pedagógica e os aprendentes surdos: implicações e pressupostos do paradigma vygotskyano na prática. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 554–572, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.14002. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14002. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos