Padrões da autocitação em artigos de alto impacto da revista Nature

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i1.14207

Palavras-chave:

Escrita acadêmico-científica, Práticas de letramentos, Autocitação, Nature

Resumo

Este trabalho tem por objetivo compreender padrões da autocitação em artigos científicos de alto fator de impacto da revista Nature. A pesquisa é qualitativa e as discussões são sustentadas pela perspectiva sociocultural que compreende a escrita como prática de letramento situada contextualmente. A partir de levantamentos realizados no Google Scholar, selecionamos para análise os quatro artigos mais citados no periódico Nature. A partir das análises, três ocorrências são recorrentes nesses artigos em análise: o alto índice de citação, autocitação e coautoria. Quanto à autocitação, analisamos o contexto de publicação desses estudos, questões relacionadas à legitimidade, às relações de poder e de coautoria que marcam a escrita acadêmico-científica. Os padrões de autocitação indicam um enfoque heterogêneo na escrita dos artigos desta revista, o qual marca convenções nesta área do conhecimento, relações de poder manifestadas nas parcerias entre pesquisadores, o que implica legitimidade na comunidade científica das publicações referidas.

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Biografia do Autor

Adriana Fischer, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau – SC

Docente no Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado Linguística (UFSC).

Camila Grimes, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau – SC

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação.

Elis Regina Kosloski, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau – SC

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação.

Mariana Aparecida Vicentini, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau – SC

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação.

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Publicado

02/01/2021

Como Citar

FISCHER, A.; GRIMES, C.; KOSLOSKI, E. R.; VICENTINI, M. A. Padrões da autocitação em artigos de alto impacto da revista Nature. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 276–291, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i1.14207. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14207. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos