Ausência presente em sala de aula: a morte de um aluno/a e o cotidiano escolar na perspectiva de professoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i1.14472

Palavras-chave:

Prática pedagógica, Luto na escola, Morte de criança, Cotidiano escolar, Anos iniciais do ensino fundamental

Resumo

Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre professoras que perderam um aluno/a por morte por doença no Fundamental I. Enfoca recursos e desafios em lidar com tal situação frente à turma de crianças. Adota uma perspectiva multidisciplinar entre os estudos de luto e morte na área da saúde, bases da psicologia histórico-cultural e da educação. Identifica, nos casos estudados, incertezas no ambiente escolar e processos visando equilibrar, nos dias e meses, o turbilhão de emoções e a vida cotidiana da turma em sala de aula. Competiu às professoras e às equipes pedagógicas coordenar a transição entre luto e vida escolar; estabelecer um ambiente acolhedor e seguro; e propor modos de lidar com os desafios emocionais e cognitivos decorrentes da perda do colega. Os resultados estão organizados, ainda, por meio das práticas realizadas pelas professoras entrevistadas e consideradas por elas fundamentais para o suporte da vida escolar nas situações vividas.

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Biografia do Autor

Ilana Laterman, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC

Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (UFSC).

Regina Szylit, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP

Professora Titular e Diretora da Escola de Enfermagem. Doutorado em Enfermagem (USP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.

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Publicado

02/01/2021

Como Citar

LATERMAN, I.; SZYLIT, R. Ausência presente em sala de aula: a morte de um aluno/a e o cotidiano escolar na perspectiva de professoras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 1, p. 320–340, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i1.14472. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14472. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos