Cursos de Pedagogia: tecnologias digitais e justiça social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp4.14509

Palavras-chave:

Curso de pedagogia, Projeto político-pedagógico, Tecnologias digitais de informação e comunicação, Justiça social

Resumo

A relevância social e econômica das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) incita que a educação básica as considere, sob a égide da justiça social, já que a escola é o local para o desenvolvimento pleno do indivíduo. Este trabalho tem por objetivo analisar os projetos político-pedagógico (PPP) dos cursos de Pedagogia da UNESP – campus Araraquara, UNICAMP e USP – campus São Paulo – destacando as referências e disciplinas sobre TDIC e justiça social. Foi possível verificar que a justiça social é considerada pelas instituições analisadas e que existe disponibilidade de disciplinas, em sua maioria, optativas sobre tecnologias digitais, porém, os projetos, que representam a intencionalidade da ação pedagógica, não apresentam evidências explícitas de que TDIC sejam utilizadas e estudadas na perspectiva da justiça social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayra Émile Guedes Martínez, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar.

José Luís Bizelli, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Livre docente, Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr/UNESP) – Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Pesquisador Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 – CNPq. Coordenador Nacional FEPAE.

Márcia Lopes Reis, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP

Professora Assistente no Departamento de Educação. Doutorado em Sociologia (UnB).

Referências

ALONSO, K. M. Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 104, p. 747-768, out. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302008000300006

ARSHAD, M.; AKRAM, M. S. Social media adoption by the academic community: theoretical insights and empirical evidence from developing countries. International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 19, n. 3, p. 243-262, jul. 2018. Disponível em: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/3500/4704. Acesso em: 23 out. 2018.

BALL, S. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. Currículo sem Fronteiras, v. 6, n. 2, p. 10-32, jul./dez. 2006. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol6iss2articles/ball.pdf. Acesso em: 12 mar. 2019.

BIZELLI, J. L. Inovação: limites e possibilidades para aprender na era do conhecimento. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006. Institui diretrizes curriculares nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 11, 16 maio 2006.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 248, p. 27833, 23 dez. 1996.

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DA UNESP ARARAQUARA. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/UNESP. Araraquara: FCLAr/UNESP, 2007. Disponível em: https://www.fclar.unesp.br/Home/Graduacao/PPP%20PEDAGOGIA.pdf. Acesso em: 5 dez. 2018.

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DA UNESP ARARAQUARA. Resolução UNESP Nº 16, de 07 de março de 2016. Araraquara: FCLAr/UNESP, 2016. Disponível em: https://www.fclar.unesp.br/Home/Graduacao/resolucoes-16-2016---libras.pdf. Acesso em: 5 dez. 2018.

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DA UNESP ARARAQUARA. Termo de adequação do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Araraquara: FCLAr/UNESP, 2015. Disponível em: https://www.fclar.unesp.br/Home/Graduacao/proposta-de-adequacao-do-projeto-pedagogico-do-curso-de-pedagogia-da-fcl.pdf. Acesso em: 5 dez. 2018.

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNICAMP. Projeto Político Pedagógico – Curso de Pedagogia – Catálogo 2019. Campinas: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2019. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/pagina_basica/1200/projeto_pedagogico_pedagogia_-_catalogo_2019_0.pdf. Acesso em: 5 dez. 2018.

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia. São Paulo: Universidade de São Paulo (USP), 2015. Disponível em: http://www4.fe.usp.br/wp-content/uploads/graduacao/ppppedagogiaversao.pdf. Acesso em: 05 dez. 2018.

FONTOURA, H. A. Formação de Professores para a Justiça Social: uma reflexão sobre a docência na Residência Pedagógica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v.12, n.1, p. 120-133, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.7932

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. São Paulo: Papirus, 2012.

LÉVY, P. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

REIS, M. L. Processos de inovação e políticas de ciência e tecnologia: um olhar sobre a função social da escola brasileira na contemporaneidade. Sociologias, Porto Alegre, n. 6, p. 52-69, dez., 2001. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-45222001000200004

VARGAS, F. J.; SANHUEZA, C. M. Diversidad, modelos de gestión y formación inicial docente: desafíos formativos desde una perspectiva de justicia social. Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230005

VEIGA, I. P. A. Educação básica e educação superior: projeto político-pedagógico. 5. ed. Campinas: Papirus, 2010.

Publicado

01/12/2020

Como Citar

MARTÍNEZ, D. Émile G.; BIZELLI, J. L.; REIS, M. L. Cursos de Pedagogia: tecnologias digitais e justiça social. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp4, p. 2611–2623, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp4.14509. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14509. Acesso em: 21 dez. 2024.