Desenvolvimento de pensamento crítico, reflexivo e criativo em estudantes da carreira de educador infantil para fortalecer sua identidade profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp4.14523

Palavras-chave:

Cognição, Processo cognitivo, Raciocínio, Resolução de problemas, Tomada de decisões

Resumo

O texto apresenta estudo sobre habilidades de estudantes da Educação Infantil – 1º e 2º ano. O objetivo é verificar o domínio de habilidades cognitivas superiores do pensamento crítico. A metodologia responde a projeto explicativo com abordagem mista. O questionário ILP-R foi aplicado para determinar o nível de domínio do pensamento crítico, indicando que, em geral, os dados se movem em escala de 4 a 5 em média com "concordo moderadamente". Isso indica que 40,60% da população estudada não desenvolve habilidades de pensamento crítico para estabelecer padrões de desenvolvimento de construtos e inferências na solução de problemas, em áreas de conhecimento complexo de sua formação profissional. É importante criar proposta estratégica que permita ampliar conhecimento e capacidade de aprofundamento da criatividade dos alunos, estabelecendo seus próprios parâmetros de avaliação em situações complexas.

Biografia do Autor

Cecilia Marambio Carrasco, Universidad Andrés Bello (UNAB), Santiago

Coordinadora de práctica. Vicerrectoría de Investigación, Facultad de Educación y Ciencias Sociales, Carrera Educación Parvularia. Doctora en Educación (UAH) – España.

Francisco Gárate Vergara, Universidad Andrés Bello (UNAB), Santiago

Académico. Facultad de Educación y Ciencias Sociales, Carrera Educación Parvularia. Doctor en Educación (UAH) – España.

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Publicado

01/12/2020

Como Citar

CARRASCO, C. M.; VERGARA, F. G. Desenvolvimento de pensamento crítico, reflexivo e criativo em estudantes da carreira de educador infantil para fortalecer sua identidade profissional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp4, p. 2756–2767, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp4.14523. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14523. Acesso em: 26 fev. 2021.