Desenvolvimento de pensamento crítico, reflexivo e criativo em estudantes da carreira de educador infantil para fortalecer sua identidade profissional
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp4.14523Palavras-chave:
Cognição, Processo cognitivo, Raciocínio, Resolução de problemas, Tomada de decisõesResumo
O texto apresenta estudo sobre habilidades de estudantes da Educação Infantil – 1º e 2º ano. O objetivo é verificar o domínio de habilidades cognitivas superiores do pensamento crítico. A metodologia responde a projeto explicativo com abordagem mista. O questionário ILP-R foi aplicado para determinar o nível de domínio do pensamento crítico, indicando que, em geral, os dados se movem em escala de 4 a 5 em média com "concordo moderadamente". Isso indica que 40,60% da população estudada não desenvolve habilidades de pensamento crítico para estabelecer padrões de desenvolvimento de construtos e inferências na solução de problemas, em áreas de conhecimento complexo de sua formação profissional. É importante criar proposta estratégica que permita ampliar conhecimento e capacidade de aprofundamento da criatividade dos alunos, estabelecendo seus próprios parâmetros de avaliação em situações complexas.
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