Impacto do processo formativo na trajetória laboral de jovens mestrandos(as)

Necessidades de orientação educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i1.14539

Palavras-chave:

Estudantes de Mestrado, Processo Formativo, Orientação Educativa

Resumo

A presente pesquisa objetivou analisar o impacto da formação continuada na trajetória laboral de jovens estudantes do Mestrado em Educação, de uma universidade comunitária no sul do Brasil, e as necessidades de orientação educativa. A metodologia foi de abordagem qualitativa e a coleta dos dados ocorreu por meio de questionário semiestruturado e entrevista individual. A técnica de análise foi sistematizada pela análise de conteúdo. As expectativas reforçam o desejo desses estudantes em investir na qualificação profissional, pois o projeto é alcançar um doutorado e a maioria quer prosseguir os estudos para futuramente se inserir como docente no ensino superior. A maior dificuldade anunciada pelos(as) mestrandos(as) foi a possibilidade de conciliar educação e trabalho, o que, às vezes, leva a pensar em abandonar o curso.

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Biografia do Autor

Naiara Gracia Tibola, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí – SC – Brasil

Professora e Pesquisadora na Graduação e no Grupo de Pesquisa Juventude, Educação e Trabalho (JET). Doutorado em Educação (UNIVALI).

Tânia Regina Raitz, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Itajaí – SC – Brasil

Professora e Pesquisadora na graduação e Programa de Mestrado e Doutorado em Educação (PPGE/Univali). Doutora em Educação (UFRGS). Pós-Doutorado em Transições Acadêmicas e Laborais (UB) – Espanha.

Alexandre Vanzuita, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Camboriú – SC – Brasil

Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e do quadro permanente do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE/IFC). Doutorado em Educação (PPGE/UNIVALI).

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Publicado

02/01/2022

Como Citar

TIBOLA, N. G.; RAITZ, T. R.; VANZUITA, A. . Impacto do processo formativo na trajetória laboral de jovens mestrandos(as): Necessidades de orientação educativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 0463–0483, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i1.14539. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14539. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

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Artigos teóricos

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