Políticas de avaliação em larga escala no contexto catarinense: em busca das traduções locais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp2.15116

Palavras-chave:

Avaliação em larga escala, Tradução e atuação de políticas, Municípios catarinenses

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as traduções locais construídas pelos municípios catarinenses no âmbito da política de avaliação em larga escala (ALE). Tomando como epismetodologia a perspectiva de análise dos contextos e de atuação de políticas de Stephen Ball e seus colaboradores, o estudo envolveu os 295 municípios catarinenses. Com base no levantamento realizado, foram estudadas as políticas locais de avaliação em larga escala constituídas por 110 munícipios. No quadro analisado foi possível identificar que os municípios catarinenses têm interesse na realização de avaliações em larga escala locais de duas formas: uma criada e outra comprada/adquirida. Tais respostas configuram-se como a política de avaliação em larga escala em circulação, nos mostram que as ALE vem se fortalecendo, se expandindo e se transformando. A transformação fica a cargo dos atores via interpretação e tradução da política. Essa atuação e tradução também revelam desdobramentos dessas respostas à política.

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Biografia do Autor

Adriene Bolzan Duarte-Antunes, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis – SC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Geovana Mendonça Lunardi-Mendes, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis – SC

Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Educação. Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade (PUC/SP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

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Publicado

01/05/2021

Como Citar

DUARTE-ANTUNES, A. B.; LUNARDI-MENDES, G. M. Políticas de avaliação em larga escala no contexto catarinense: em busca das traduções locais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp2, p. 1077–1092, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp2.15116. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15116. Acesso em: 21 nov. 2024.