Políticas públicas, tecnologias educacionais e Recursos Educacionais Abertos (REA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp2.15118

Palavras-chave:

Políticas públicas, Tecnologias educacionais, Recursos Educacionais Abertos (REA), Formação de professores, Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP)

Resumo

A análise interpretativo-crítica centra-se nos microcontextos das políticas e práticas de formação de professores para aprimoramento da Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) com Recursos Educacionais Abertos (REA). Nesse âmbito, os dispositivos das políticas públicas são analisados à luz de princípios universais como o direito à educação, democratização do conhecimento e aprendizagem ao longo da vida. A delimitação temática, os dados e as conclusões são sistematizadas sob a estrutura metodológica de três matrizes cartográficas típicas de uma pesquisa-ação: Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP), Matriz Temático-Organizadora (MTO) e Matriz Temático-Analítica (MTA). Os resultados ressaltam a pluralidade de percepções, traduções e (re)interpretações locais das políticas relacionadas às tecnologias educacionais e Recursos Educacionais Abertos (REA). As práticas discursivas demarcam tipologias ingênuas em curvaturas que vão desde a negacionista até a futurologista. Como desfecho, a proposição afirmativa acentua a Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) como princípio basilar para operar de modo crítico e emancipatório na interpretação, recontextualização e retemporalização das políticas públicas.

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Biografia do Autor

Elena Maria Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS

Professora-pesquisadora no Departamento Administração Escolar. Doutorado em Educação (UFSC).

Daniele da Rocha Schneider, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria – RS

Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

01/05/2021

Como Citar

MALLMANN, E. M.; SCHNEIDER, D. da R. Políticas públicas, tecnologias educacionais e Recursos Educacionais Abertos (REA). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp2, p. 1113–1130, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp2.15118. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15118. Acesso em: 25 abr. 2024.