Molduras para fragmentos da história do século XX: Quadros de formaturas e memórias escolares de colégios católicos brasileiros no século XX
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.3.15291Palavras-chave:
Memórias, Cultura escolar, Quadros de formatura, Colégios católicos, Século XXResumo
A trajetória dos sujeitos escolares está impregnada por diversidades de rituais; estes progressivamente sofreram alterações nos significados e momentos de realização, contudo, preservaram riquezas de simbolismos, profusão de sentidos e produção de bens materiais e imateriais, sendo capazes de evocar variedades de sentimentos e revolver as memórias. Dentre os rituais escolares a formatura destaca-se: ainda que tenha sofrido modificações resguarda, na contemporaneidade, conexões com os significados e simbolismos herdados das solenidades de séculos anteriores, especialmente no século XX. Estudo dos quadros de formatura, em particular, os existentes em colégios católicos brasileiros, possibilitam apreender, além da cultura escolar e as memórias inscritas pelos estudantes nesses documentos, a configuração do contexto sociocultural e histórico, e identificar a teia social na qual os colégios se imiscuíam. Analisamos 26 quadros de formaturas produzidos entre as décadas de 1930 a 1970, para celebrar a colação de grau em diferentes cursos em dois colégios confessionais católicos brasileiros dedicados exclusivamente à escolarização feminina. Para compreensão destas fontes históricas se utilizou referencial da História Cultural.
Downloads
Referências
BENCOSTA, M. L. (Org). Culturas escolares, saberes e prática educativas: intinerários históricos. São Paulo, SP: Cortez, 2007
LE GOFF, J. História e memória. 5. ed. Campinas, SP: Ed. UNICAMP. 2003.
SEGALEN, M. Ritos e rituais contemporâneos. Rio de Janeiro, RJ: FGV Editora, 2002.
WERLE, F. O. C. Ancorando quadros de formatura na história institucional. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28., 2004, Caxambu. Anais [...]. Caxambu, MG: ANPED, 2005. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt02-322-int_ok.pdf. Acesso em: 20 fev. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Samara Mendes Araújo Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.