Molduras para fragmentos da história do século XX: Quadros de formaturas e memórias escolares de colégios católicos brasileiros no século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.3.15291

Palavras-chave:

Memórias, Cultura escolar, Quadros de formatura, Colégios católicos, Século XX

Resumo

A trajetória dos sujeitos escolares está impregnada por diversidades de rituais; estes progressivamente sofreram alterações nos significados e momentos de realização, contudo, preservaram riquezas de simbolismos, profusão de sentidos e produção de bens materiais e imateriais, sendo capazes de evocar variedades de sentimentos e revolver as memórias. Dentre os rituais escolares a formatura destaca-se: ainda que tenha sofrido modificações resguarda, na contemporaneidade, conexões com os significados e simbolismos herdados das solenidades de séculos anteriores, especialmente no século XX. Estudo dos quadros de formatura, em particular, os existentes em colégios católicos brasileiros, possibilitam apreender, além da cultura escolar e as memórias inscritas pelos estudantes nesses documentos, a configuração do contexto sociocultural e histórico, e identificar a teia social na qual os colégios se imiscuíam. Analisamos 26 quadros de formaturas produzidos entre as décadas de 1930 a 1970, para celebrar a colação de grau em diferentes cursos em dois colégios confessionais católicos brasileiros dedicados exclusivamente à escolarização feminina. Para compreensão destas fontes históricas se utilizou referencial da História Cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Mendes Araújo Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Docente do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação (DTFE). Doutorado em Educação (UFC).

Referências

BENCOSTA, M. L. (Org). Culturas escolares, saberes e prática educativas: intinerários históricos. São Paulo, SP: Cortez, 2007

LE GOFF, J. História e memória. 5. ed. Campinas, SP: Ed. UNICAMP. 2003.

SEGALEN, M. Ritos e rituais contemporâneos. Rio de Janeiro, RJ: FGV Editora, 2002.

WERLE, F. O. C. Ancorando quadros de formatura na história institucional. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 28., 2004, Caxambu. Anais [...]. Caxambu, MG: ANPED, 2005. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/gt02-322-int_ok.pdf. Acesso em: 20 fev. 2021.

Publicado

01/06/2021

Como Citar

SILVA, S. M. A. . Molduras para fragmentos da história do século XX: Quadros de formaturas e memórias escolares de colégios católicos brasileiros no século XX. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.3, p. 1439–1454, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp.3.15291. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15291. Acesso em: 17 set. 2021.