Didática da literatura: problematização de uma tendência em vias de hegemonização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.3.15304

Palavras-chave:

Estratégias de leitura, Base Nacional Comum Curricular (documentos oficiais), Leitura, Materialismo histórico e dialético, Didática da literatura

Resumo

À luz da epistemologia materialista histórica, investigamos como as chamadas “Estratégias de Leitura” têm sido apresentadas e utilizadas em pesquisas científicas e em documentos oficiais concernentes à interface educação e literatura; demonstramos, com base em análises de dados objetivos, que, ao longo de mais de uma década, ela vem se ampliando e encontra-se em construção de hegemonia. Buscamos compreender tal processo, instituindo, como marco decisivo, sua chegada aos documentos oficiais (que, no caso concreto em estudo, orientam o processo de educação escolar a partir de uma base nacional curricular, comum às redes públicas e privadas). Em seguida, problematizamos a incorporação das “Estratégias de Leitura” no texto da Base Nacional Comum Curricular; nas conclusões, apontamos que, para resolver os problemas do ensino de leitura no Brasil, e particularmente do ensino de leitura literária, o trabalho pedagógico orientado pela “internalização e automatização” de estratégias (meta)cognitivas de leitura precisa ser superado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Amélia Dalvi, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Letras. Doutorado em Educação (UFES).

Rosiane de Fátima Ponce, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora no Departamento de Educação e Coordenadora do grupo de estudos e pesquisas (GEDHEE/UNESP/FCT). Doutorado em Educação (PUC/SP).

Referências

ALVES, A. R. C. O conceito de hegemonia: de Gramsci a Laclau e Mouffe. Lua Nova, São Paulo (SP), n. 80, p. 71-96, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ln/n80/04.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacional de Alfabetização. Brasília, DF: MEC, SEALF, 2019.

DAVIS, L. Prefácio. In: MENIN, A. M. C. S. et al. (Eds.). Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010. p. 9-11.

ECONOMIA. Salário mínimo em agosto deveria ter sido de R$ 4.536,12, calcula Dieese. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/09/04/salario-minimo-em-agosto-deveria-ter-sido-de-r-453612-calcula-dieese.htm. Acesso em: 21 out. 2020.

GIROTTO, C. G. G. S.; SOUZA, R. J. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: MENIN, A. M. C. S. et al. (Eds.). Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010. p. 45-114.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 1978a.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 1978b.

GRUPPI, L. O conceito de hegemonia em Gramsci. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 1991.

INDEX MUNDI. Taxa de alfabetização – Mundo. Disponível em: https://www.indexmundi.com/map/?v=39&l=pt, Acesso em: 24 mar. 2021.

MACCIOCHI, M. A. A favor de Gramsci. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1976.

MENIN, A. M. C. S. et al. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

OHANA, V. IBGE: 2,7% das famílias ganham um quinto de toda a renda no Brasil. Carta Capital, 04 out. 2019. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/ibge-27-das-familias-ganham-um-quinto-de-toda-a-renda-no-brasil/. Acesso em: 21 out. 2020.

SAVIANI, D. Ciência e educação na sociedade contemporânea: desafios a partir da pedagogia histórico-crítica. Revista Faz Ciência, Francisco Beltrão (PR), v. 12, n. 16, p. 13-36, jul./dez. 2010. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/7434. Acesso em: 21 out. 2020.

TV JORNAL. IBGE: 2020 tem recorde de desemprego no Brasil. 11 ago. 2020. Disponível em: https://tvjornal.ne10.uol.com.br/noticias/2020/08/11/ibge-2020-tem-recorde-de-desemprego-no-brasil. Acesso em: 21 out. 2020

Publicado

01/06/2021

Como Citar

DALVI, M. A. .; PONCE, R. de F. . Didática da literatura: problematização de uma tendência em vias de hegemonização. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.3, p. 1662–1680, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp.3.15304. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15304. Acesso em: 24 nov. 2024.