Didática da literatura: problematização de uma tendência em vias de hegemonização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.3.15304

Palavras-chave:

Estratégias de leitura, Base Nacional Comum Curricular (documentos oficiais), Leitura, Materialismo histórico e dialético, Didática da literatura

Resumo

À luz da epistemologia materialista histórica, investigamos como as chamadas “Estratégias de Leitura” têm sido apresentadas e utilizadas em pesquisas científicas e em documentos oficiais concernentes à interface educação e literatura; demonstramos, com base em análises de dados objetivos, que, ao longo de mais de uma década, ela vem se ampliando e encontra-se em construção de hegemonia. Buscamos compreender tal processo, instituindo, como marco decisivo, sua chegada aos documentos oficiais (que, no caso concreto em estudo, orientam o processo de educação escolar a partir de uma base nacional curricular, comum às redes públicas e privadas). Em seguida, problematizamos a incorporação das “Estratégias de Leitura” no texto da Base Nacional Comum Curricular; nas conclusões, apontamos que, para resolver os problemas do ensino de leitura no Brasil, e particularmente do ensino de leitura literária, o trabalho pedagógico orientado pela “internalização e automatização” de estratégias (meta)cognitivas de leitura precisa ser superado.

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Biografia do Autor

Maria Amélia Dalvi, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Letras. Doutorado em Educação (UFES).

Rosiane de Fátima Ponce, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora no Departamento de Educação e Coordenadora do grupo de estudos e pesquisas (GEDHEE/UNESP/FCT). Doutorado em Educação (PUC/SP).

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Publicado

01/06/2021

Como Citar

DALVI, M. A. .; PONCE, R. de F. . Didática da literatura: problematização de uma tendência em vias de hegemonização. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.3, p. 1662–1680, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp.3.15304. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15304. Acesso em: 17 set. 2021.