Satisfação com experiências acadêmicas: variáveis preditoras em estudantes universitários de Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i3.15421

Palavras-chave:

Ensino superior, Estudantes universitários, Satisfação acadêmica, Moçambique

Resumo

O presente estudo analisa o impacto das variáveis pessoais e do contexto na (in)satisfação com experiências acadêmicas em estudantes da Universidade Licungo em Moçambique. Participaram do estudo 711 estudantes, sendo 472 (66,4%) do sexo masculino. Foi aplicado, na modalidade online, um questionário contendo itens de descrição social e acadêmica dos estudantes e de avaliação de satisfação com as experiências acadêmicas. Com base no modelo de regressão hierárquica, a idade dos estudantes, as variáveis de rendimento (e.g., nível de participação nas aulas, intenção de mudança de curso) e as variáveis contextuais (e.g., mudança de residência para frequentar o ES, a ocupação do estudante) mostraram serem preditores significativos da (in)satisfação com experiências acadêmicas. Os resultados do presente estudo sugerem a necessidade de implementação de estratégias de gestão universitária mais focadas nas características individuais e do contexto dos estudantes, visando melhorar a prestação de serviços e a satisfação dos estudantes.

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Biografia do Autor

Farissai Pedro Campira, Universidade Licungo (UL), Beira

Departamento de Educação. Doutorado em Ciências da Educação, especialidade em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho.

Paulo Zebo Bulaque, Universidade Licungo (UL), Beira

Departamento de Educação. Doutorado em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho.

Leandro Silva Almeida, Universidade do Minho (UMINHO), Braga

Instituto de Educação. Doutorado em Psicologia, especialidade em Psicologia da Educação pela Universidade do Porto.

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Publicado

01/07/2021

Como Citar

CAMPIRA, F. P.; BULAQUE, P. Z.; ALMEIDA, L. S. Satisfação com experiências acadêmicas: variáveis preditoras em estudantes universitários de Moçambique. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 1979–1994, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i3.15421. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15421. Acesso em: 25 out. 2021.