Satisfação com experiências acadêmicas: variáveis preditoras em estudantes universitários de Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16i3.15421

Palavras-chave:

Ensino superior, Estudantes universitários, Satisfação acadêmica, Moçambique

Resumo

O presente estudo analisa o impacto das variáveis pessoais e do contexto na (in)satisfação com experiências acadêmicas em estudantes da Universidade Licungo em Moçambique. Participaram do estudo 711 estudantes, sendo 472 (66,4%) do sexo masculino. Foi aplicado, na modalidade online, um questionário contendo itens de descrição social e acadêmica dos estudantes e de avaliação de satisfação com as experiências acadêmicas. Com base no modelo de regressão hierárquica, a idade dos estudantes, as variáveis de rendimento (e.g., nível de participação nas aulas, intenção de mudança de curso) e as variáveis contextuais (e.g., mudança de residência para frequentar o ES, a ocupação do estudante) mostraram serem preditores significativos da (in)satisfação com experiências acadêmicas. Os resultados do presente estudo sugerem a necessidade de implementação de estratégias de gestão universitária mais focadas nas características individuais e do contexto dos estudantes, visando melhorar a prestação de serviços e a satisfação dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Farissai Pedro Campira, Universidade Licungo (UL), Beira

Departamento de Educação. Doutorado em Ciências da Educação, especialidade em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho.

Paulo Zebo Bulaque, Universidade Licungo (UL), Beira

Departamento de Educação. Doutorado em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho.

Leandro Silva Almeida, Universidade do Minho (UMINHO), Braga

Instituto de Educação. Doutorado em Psicologia, especialidade em Psicologia da Educação pela Universidade do Porto.

Referências

ALBUQUERQUE, L. G. M. et al. Satisfação com experiência académica entre estudantes de medicina. Revista Educação em Saúde, v. 7, n. 2, p. 101-110, 2019.

ALCÂNTARA, V. C. et al. Dimensões e determinantes da satisfação de alunos em uma instituição de ensino superior. Revista Brasileira de Marketing, v. 11, n. 3, p. 195-223, 2012. DOI: 10.5585/remark.v11i3.2444

ALMEIDA, L. S. et al. Escala de satisfação no domínio académico em universitários portugueses. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación, v. 54, n. 1, p. 93-101, 2020. DOI: 10.21865/RIDEP54.1.08

ALMEIDA, L. S. Transicao, adaptação académica e êxito escolar no ensino superior. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, v. 15, n. 2, p. 1138-1663, 2007.

ANTIČEVIĆ, V. et al. Academic achievement and study satisfaction: the contribution of high school sucess and personality. Drustvena Istraživanja. Časopis za opća društvena pitanja, v. 27, n. 2, p. 243-260, 2018. DOI: doi.org/10.5559/di.27.2.03

APPUHAMILAGE, K. S. M.; TORII, H. The impact of loyalty on the student satisfaction in higher education: A structural equation modelling analysis. Higher Education Evaluation and Development, v. 13, n. 2, p. 82-96, 2019. DOI: 10.1108/HEED-01-2019-0003

ASSIS, R. C. C; MOURA, G. L.; ALVES, M. A. Satisfação dos estudantes de Gestão de uma instituição superior pública. ForScience, v. 8, n. 1, 2020. DOI: 10.29069/forscience.2020v8n1.e656

BENTO, A. R.; FALCONELLI, E. F. A dificuldade do jovem na escolha de um curso superior. In: CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO, 6., 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba, PR, 2013.

BORTOLOTTI, S. L. V. et al. Avaliação do nível de satisfação de alunos de uma instituição de ensino superior: uma aplicação da teoria de resposta ao item. Gestão & Produção, v. 19, n. 2, p. 287-302, 2012.

BRITO, A. C. T.; COSTA, A. K. T.; ALMEIRA, V. L. Gestão universitária: políticas comparadas de monitoramento do Programa Bolsa Permanência em universidades federais bresileiras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp. 3, p. 1862-1875, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14iesp.3.13036

BRITO, A. C. T.; SOUZA, K. R.; ALMEIDA, V. L. Política pública de assistência estudantil no ensino superior: o programa bolsa permanência na Universidade Federal da Grande Dourados. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 508-523, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.13671

CAMPIRA, F. P.; BULAQUE, P. Z.; ALMEIDA, L. S. Quem são eles? Características sociodemográficas, de aprendizagem e de rendimento dos estudantes da Universidade Licungo. Revista AMAzônica, v. 8, n. 1, p. 116-133, 2021.

CARMO, T. S. et al. Ensino da disciplina de Contabilidade Geral em cursos de graduação em Administração: Uma análise empírica da relação entre satisfação e desempenho discente. Revista Contabilidade Vista & Revista, v. 31, n. 1, p. 105-135, 2020.

CARVALHO, R. J. F. Os fatores determinantes da satisfação dos alunos de mestrados de continuidade. 2009. Dissertação (Mestrado em Marketing) – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Portugal, 2009.

CASANOVA, J. R.; ARAÚJO, A. M.; ALMEIDA, L. S. Dificuldades na adaptação académica dos estudantes do 1º ano do Ensino Superior. Revista E-Psi, v. 9, n. 1, p. 165-181, 2020.

COTTON, D. R.; NASH, T.; KNEALE, P. Supporting the retention of non-traditional student in Higher Education using a resilience framework. European Educational Research Journal, v. 16, n. 1, p. 62 –79, 2017. DOI: 10.1177/1474904116652629

CUNHA, L. C.; MARQUES, L.; BIAVATTI, V. T. Adaptação ao ambiente do ensino superior: perceção dos alunos do curso de ciências contábeis. Revista Mineira de Contabilidade, v. 18, n. 1, p. 26-37, 2017.

DE ALMEIDA, A. C. P. F.; QUINTAS, H. L.; GONCALVES, T. I. C. Estudantes não-tradicionais no ensino superior: barreiras à aprendizagem e na inserção professional. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 2, n. 1, p. 97-111, 2016.

DHAQANE, M. K.; AFRAH, N. A. Satisfaction of students and academic performance in Benadir University. Journal of Education and Practice, v. 7, n. 24, p. 59-63, 2016.

DOUTOR, C.; ALVES, N. Transição para o Ensino Superior: mudanças e aprendizagens dos estudantes provenientes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). In: INTERNATIONAL MEETING OF SOCIOLOGY (ISSOW), 3., 2018, Lisboa. Proceedings […]. Lisboa, Portugal: Faculdade de Letras, University of Lisbon, 2019. p. 59-71.

DUARTE, R. G.; AMARAL, D. A Licenciatura em Educação do campo da UFES e os desafios da permanência campesina no ensino superior. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPEd, 39., 2019, Niterói. Anais [...]. Niterói, RJ: Universidade Federal Fluminense. 2019. p. 1-7.

DUTRA, V. B. R.; DE MATTOS, V. L. Validade de constructo e confiabilidade: uma escala para a satisfação discente. Boletim online de Educação Matemática, v. 8, n. 15, p. 128-143, 2020. DOI: 10.5965/2357724X08152020128

FAGUNDES, C. V.; LUCE, M. B.; ESPINAR, S. R. O desempenho acadêmico como indicador de qualidade da transição Ensino Médio-Educação Superior. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 22, n. 84, p. 635-670, 2014. DOI: 10.1590/S0104-40362014000300004

FERNANDES, P. D.; OLIVEIRA, K. K. S. Trabalho e Educação: análise reflexiva da dupla jornada do estudante-trabalhador. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 6., 2012, São Cristóvão. Anais [...]. São Cristóvão, SE: UFS, 2012. p. 1-13.

FLORES, M. A. et al. Ensino e aprendizagem à distância em tempos de COVID-19. Um estudo com alunos do ensino superior. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 55, p. 1-28, 2021. DOI: 10.14195/1647-8614_55_1

FORTES, V. C. et al. Avaliação da qualidade no ensino superior: Aplicação do modelo HEDPERF em uma IES privada. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 7., 2011, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2011.

KING, M. D. Motivation and education: performance, commitment, and satisfaction among pharmacy students. Graduate Student Theses, Dissertations, & Professional Papers, 2013.

LIZOTE, S. A. et al. Satisfação dos acadêmicos com o curso de ciências contábeis: Um estudo em instituições de ensino superior privadas. Advances in Scientific and Applied Accounting, São Paulo, v. 7, n. 3, p. 407-431, 2014.

MAIER, S. R. O.; MATTOS, M. O trabalhar e o estudar no contexto universitário: Uma abordagem com trabalhadores-estudantes. Revista Saúde, Santa Clara, v. 42, n. 1, p. 179-185, 2016. DOI: 10.5902/2236583420477

MALEQUETA, A. F.; SANTOS, L. S.; PERY, M. R. M. Análise da Satisfação académica de Estudantes do curso de Educação Física e Desportos do Ensino a Distancia da UCM. Revista Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 73-92, 2017.

MATTA, C. M. B. Influência das vivências académicas e da autoeficácia na adaptação, rendimento e evasão de estudantes nos cursos de engenharia de uma instituição privada. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Saúde) – Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2019.

MONTANA, S. Satisfação dos estudantes do ensino superior: O caso da ESTiG do IPBragança vs ESTGA da UAveiro. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão das Organizações) – Instituto Politécnico de Bragança, 2019.

NEGREIROS, J. P.; LAZILLOTTI, R. S; FARIA, C. O. Evasão no ensino superior em cursos presenciais: uma proposta preventiva por meio de um tratamento estatístico. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 637-648, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i2.13188

NHANTUMBO, D. J.; CARREÑO, Á. B.; BRUCE-NHANTUMBO, B. S. Satisfação com a educação recebida e rendimento académico em estudantes do ensino superior da cidade da Beira, Moçambique. Revista Científica Electrónica de Edcación y Comunicación en la Sociedad del Conocimiento, v. 18, n. 2, p. 316-334, 2018.

OSMAN, A. R.; SAPUTRA, R. S.; SAHA, J. Determinants of students satisfaction in the context of higher education: A compete structural equation modeling approach. British Journal of Marketing Studies, v. 5, n. 6, p. 1-14, 2017.

OSTI, A. et al. Satisfação académica de estudantes universitários: Construção de uma escala de avaliação. Educação: Teoria e Prática, v. 30, n. 63, p. 1-13, 2020. DOI: 10.18675/1981-8106.v30.n.63.s14704

OSTI, A. et al. Satisfação académica: Pesquisa com estudantes brasileiros de uma universidade Pública. Revista E-Psi, v. 9, n. 1, p. 94-106, 2020.

RAZINKINA, E. et al. Student satisfaction as an element of education quality monitoring in innovative higher education institution. E3S Web of Conferences, n. 33, p. 1-8, 2018. DOI: 10.1051/e3sconf/20183303043

RIBEIRO, M. A. F. Fatores preditores do desempenho académico: o caso da motivação, satisfação e autoeficácia. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão de Negócios) – Instituto de Gestão e das organizações de Saúde, Universidade Católica Portuguesa, 2019.

SILVA, J. H. O. Modelos de satisfação de estudantes na educação profissional: Integrando qualidade em serviços, resultados da aprendizagem, empregabilidade, imagem, valor e lealdade. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) –Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.

SILVEIRA, M. B. P.; DIAS, S. Satisfação sobre os serviços da divisão académica do IPS: Um estudo com base no SERVQUAL. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Empresariais) – Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal, 2019.

SNOPCE, H.; ALIJA, S. Student Satisfaction, needs, learning outcome and motivation: a case study approach at a See-university. The Eurasia Proceedings of Educational & Social Sciences, v. 10, p. 197-202, 2018.

TANDILASHVILI, N. Afctor influencing stuident satisfaction in higher education. The case of a Georgian state university. Research Association for Interdisciplinary, conference proceedings, p. 39-54, 2019. DOI: 10.5281/zenodo.3267486

VARGAS, H. M.; COSTA DA PAULA, M. F. A inclusão do trabalhador – estudante na educação superior: Desafio público a ser enfrentado. Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 18, n. 2, p. 459-485, 2013.

WEERASINGHE, I. M. S.; LALITHA, R.; FERNANDO, S. Students’ satisfaction in higher education: Literature Review. American Journal of Educational Research, v. 5, n. 5, p. 533-539, 2017. DOI: 10.12691/education-5-5-9

Publicado

01/07/2021

Como Citar

CAMPIRA, F. P.; BULAQUE, P. Z.; ALMEIDA, L. S. Satisfação com experiências acadêmicas: variáveis preditoras em estudantes universitários de Moçambique. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 1979–1994, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16i3.15421. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15421. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos