Adaptação e evidências de validação do Questionário de Satisfação com a Experiência Acadêmica Remota (QSEA-R)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.16756

Palavras-chave:

Ensino superior, Satisfação acadêmica, Ensino remoto emergencial, COVID-19, Sucesso acadêmico

Resumo

O presente estudo investigou a evidência de validade da adaptação à realidade pandêmica do Questionário de Satisfação com a Experiência Acadêmica (QSEA-R). Participaram do estudo de abordagem quantitativa 365 estudantes matriculados no ensino remoto emergencial (ERE) dos cursos superiores do Instituto Federal de Alagoas. Os resultados confirmaram as qualidades métricas em termos de validade da estrutura interna e de fidedignidade do questionário. A pandemia da COVID-19 intensificou desigualdades e agravou a condição de vulnerabilidade social dos estudantes, que, apesar de relatarem ausência de uma infraestrutura digital satisfatória para o estudo remoto, avaliaram como satisfatória a implantação do ERE, acreditavam na integração das experiências vivenciadas no contexto pandêmico e expressaram perspectivas positivas de empregabilidade e êxito profissional. Concluiu-se que o QSEA-R representa um importante instrumento preditor da (in)satisfação acadêmica, contribuindo, desta forma, na avaliação da eficácia institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lauro Lopes Pereira-Neto, Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Maceió – AL – Brasil.

Professor do Ensino Superior. Departamento de Ensino Superior. Doutorando em Ciências da Educação, especialidade de Psicologia da Educação (UMinho/Portugal).

Ana Amália Gomes Barros Torres Faria, Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Maceió – AL – Brasil.

Psicóloga. Departamento de Assistência Estudantil. Doutoranda em Ciências da Educação, especialidade de Psicologia da Educação (UMinho/Portugal).

Leandro Silva Almeida, Universidade do Minho (UMinho), Braga – Portugal.

Professor catedrático do Instituto de Educação. Doutorado em Psicologia, especialidade em Psicologia da Educação (UP/Portugal).

Referências

ALMEIDA, L. S. Transição, adaptação académica e êxito escolar no Ensino Superior. Revista galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación, v. 15, n. 2, p. 203-215, 2007. Disponível em: https://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/7078. Acesso em: 19 dez. 2021.

AMARAL, E.; POLYDORO, S. Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na Unicamp – Brasil. Linha Mestra, n. 41a, p. 52-62, set. 2020. Disponível em: https://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/392/418. Acesso em: 18 fev. 2022.

AMBIEL, R. A. M.; BARROS, L. O. Relações entre evasão, satisfação com escolha profissional, renda e adaptação de universitários. Psicologia - Teoria e Prática, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 254-267, mar./abr. 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-36872018000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 14 abr. 2021.

ARAÚJO, A. M. Adaptação ao ensino superior: o papel moderador das expectativas acadêmicas. Lumen: Educare, Hortolândia, v. 1, n. 1, p. 13-32, jun. 2015. Disponível em: http://revistas.unasp.edu.br/lumen/article/view/576. Acesso em: 25 set. 2021.

BACAN, A. R.; MARTINS, G. H.; SANTOS, A. A. A. Adaptação ao Ensino Superior, Estratégias de Aprendizagem e Motivação de Alunos EaD. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 40, e211509, p. 1-15, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932020000100149&tlng=pt. Acesso em: 09 jan. 2022.

BRITO, C. A. F.; CAMPOS, M. Z. Facilitando o processo de aprendizagem no ensino superior: O papel das metodologias ativas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 371-387, abr./jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11769. Acesso em: 13 set. 2021.

CAMPIRA, F. P.; BULAQUE, P. Z.; ALMEIDA, L. S. Satisfação com experiências acadêmicas: Variáveis preditoras em estudantes universitários de Moçambique. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 1979-1994, jul./set. 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15421/11373. Acesso em: 7 jan. 2022.

CASANOVA, J.; BERNARDO, A. B.; ALMEIDA, L. S. Dificuldades na adaptação académica e intenção de abandono de estudantes do 1. ano do Ensino Superior. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, v. 8, n. 2, p. 211-228, dez. 2021. Disponível em: https://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/29117. Acesso em: 27 dez. 2021.

CGI.BR. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2011. Disponível em: www.cgi.br. Acesso em: 16 abr. 2021.

DE SOUZA, M. N.; GUIMARÃES, L. M. S. Vulnerabilidade social e exclusão digital em tempos de pandemia: Uma análise da desigualdade de acesso à internet na periferia de Curitiba. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, n. esp. 2, p. 284–302, jun./out. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/51097. Acesso em: 03 abr. 2022.

DUNN, T. J.; BAGULEY, T.; BRUNSDEN, V. De alfa a ômega: Uma solução prática para o problema generalizado de estimativa de consistência interna. British Journal of Psychology, v. 105, n. 3, p. 399-412, ago. 2014. Disponível em: https://bpspsychub.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/bjop.12046. Acesso em: 10 jan. 2022.

FARIA, A. A. G. B. T.; ALMEIDA, L. S. Expectativas e dificuldades acadêmicas em ingressantes no ensino superior: Análise em função do gênero e sistema de cotas. Revista Amazônica - Revista de Psicopedagogia, Psicologia escolar e Educação, Amazonas, v. 13, n. 1, p. 94-115, jan./jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/8312. Acesso em: 10 jan. 2022.

FARIA, A. A. G. B. T.; PEREIRA-NETO, L. L.; ALMEIDA, L. S. Efeitos da aprendizagem remota em estudantes do Ensino Superior. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 43, n. 86, p. 136-150, set./dez. 2021. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/article/view/77985. Acesso em: 25 dez. 2021.

FARIA, A. A. G. B. T.; ALMEIDA, L. S. Adaptação acadêmica de estudantes do 1o ano. Revista Internacional de Educação Superior, v. 7, n. 1, p. 1–17, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659797. Acesso em: 16 abr. 2021.

GUSSO, H. L. et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, Campinas, v. 41, p. 1-26, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/344390307_ENSINO_SUPERIOR_EM_TEMPOS_DE_PANDEMIA_DIRETRIZES_A_GESTAO_UNIVERSITARIA. Acesso em: 07 fev. 2022.

KANASHIRO, P. R. T. Exclusão digital, desigualdade e iniquidade: Ensaio sobre a educação pública em tempo de isolamento social. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 24, n. 1, p. 1-9, jun. 2021. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16145. Acesso em: 26 nov. 2021.

MARCON, K. Inclusão e exclusão digital em contextos de pandemia: Que educação estamos praticando e para quem? Criar Educação, v. 9, n. 2, p. 80-103, ago. 2020. Disponível em: https://redib.org/Record/oai_articulo2792912-inclus%C3%A3o-e-exclus%C3%A3o-digital-em-contextos-de-pandemia-que-educa%C3%A7%C3%A3o-estamos-praticando-e-para-quem. Acesso em: 02 nov. 2021.

NHACHENGO, M. V.; ALMEIDA, L. S. Transição e adaptação académica dos estudantes do Ensino Superior em Moçambique: Estudo de um instrumento de avaliação. Revista E-Psi, v. 9, n. 1, p. 107-117, 2020. Disponível em: https://revistaepsi.com/artigo/2020-ano9-volume1-artigo7/. Acesso em: 05 out. 2021.

NONATO, E. R. S.; CONTRERAS-ESPINOSA, R. S. Educação, Ensino Remoto Emergencial e Tecnologias. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 31, n. 65, p. 13-18, jan./mar. 2022. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13660/9515. Acesso em: 09 out. 2021.

OLIVEIRA, S. S.; SILVA, O. S. F.; SILVA, M. J. O. Educar na incerteza e na urgência: Implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula. Interfaces Científicas - Educação, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 25-40, set. 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9239. Acesso em: 13 out. 2021.

OSTI, A.; JUNIOR, J. A. F. P.; ALMEIDA, L. D. S. O Comprometimento academico no contexto da pandemia da covid-19 em estudantes brasileiros do ensino superior. Praksis, Novo Hamburgo, v. 18, n. 3, p. 275-292, set./dez.2021. Disponível em: https://repositorium.uminho.pt/handle/1822/74311. Acesso em: 23 jan. 2022.

OSTI, A. et al. Satisfação acadêmica de estudantes universitários: construção de uma escala de avaliação. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 30, n. 63, p. 1-13, nov. 2020a. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/14704. Acesso em: 21 abr. 2021.

OSTI, A. et al. Satisfação académica: Pesquisa com estudantes brasileiros de uma universidade pública. Revista E-Psi, v. 9, n. 1, p. 94-106, 2020b. Disponível em: https://revistaepsi.com/artigo/2020-ano9-volume1-artigo6/. Acesso em: 19 maio 2021.

OSTI, A.; ALMEIDA, L. S. Satisfação académica no Ensino Superior. In: ADIPSIEDUC. (org.). Estudantes do ensino superior: Desafios e oportunidades. Braga, Portugal: ADIPSIEDUC, 2019.

PAULO, J. R.; ARAÚJO, S. M. M. S.; OLIVEIRA, P. D. Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: Tecendo algumas considerações. Dialogia, São Paulo, v. 36, p. 193–204, set./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18318/8737. Acesso em: 21 fev. 2022.

PEREIRA-NETO, L. L.; ALMEIDA, L. S. Estudantes Adultos no Ensino Superior: Estudo no Ifal-Maceió tomando as expectativas e dificuldades do regresso à vida acadêmica. Amazônica - Revista de Psicopedagogia, Psicologia escolar e Educação Atual Arquivos Sobre, Amazonas, v. 13, n. 1, p. 152-172, jan./jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/8315. Acesso em: 24 jan. 2022.

PEREIRA-NETO, L. L.; FARIA, A. A. G. B. T.; ALMEIDA, L. S. Os estudantes não-tradicionais e os desafios da adaptação ao ensino superior remoto. no prelo, v. 1, p. 234, 2021.

PEREIRA-NETO, L. L.; FARIA, A. A. G. B. T.; ALMEIDA, L. S. Questionário de Adaptação ao Ensino Superior Remoto: Estudo de Validação. Revista E-Psi, v. 1, n. 10, p. 19-37, 2021. Disponível em: https://revistaepsi.com/artigo/2021-ano10-volume1-artigo2/. Acesso em: 20 dez. 2021.

SILVA, G.; FILHO, J. D. S.; SILVA, M. V. A realização de atividades acadêmicas no ensino superior em tempos de pandemia: Até que ponto é possível? Dialogia, São Paulo, n. 38, p. 1-18, maio/ago. 2021. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/19384. Acesso em: 08 out. 2021.

SOUZA, D. G.; MIRANDA, J. C. Desafios da implementação do ensino remoto. In: EDITORA IOLE (org.). Ensino remoto e a pandemia de COVID-19. Boa Vista: Editora IOLE, 2021.

SUEHIRO, A. C. B.; ANDRADE, K. S. Satisfação com a experiência acadêmica: Um estudo com universitários do primeiro ano. Revista Psicologia em Pesquisa, Juiz de Fora, v. 12, n. 2, p. 1-10, maio/ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/psicologiaempesquisa/article/view/23430. Acesso em: 05 maio 2021.

Publicado

30/12/2022

Como Citar

PEREIRA-NETO, L. L.; BARROS TORRES FARIA, A. A. G.; ALMEIDA, L. S. Adaptação e evidências de validação do Questionário de Satisfação com a Experiência Acadêmica Remota (QSEA-R). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2626–2647, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.16756. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16756. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos