Kubai, o encantado e a mesa tangível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v16iesp.4.15738

Palavras-chave:

Literatura infantil indígena, Cultura kubeo, Mesa tangível, Inclusão escolar, Tecnologia assistiva

Resumo

O caminho das histórias indígenas é trilhado desde a criação do mundo, chegando às crianças pelos mais velhos. A tradição de narrar a origem de cada povo relaciona-se, profundamente, a cada clã e etnia ainda que de formas diferentes. O presente artigo é parte de uma pesquisa que objetivou o desenvolvimento de Tecnologia Assistiva, no contexto educacional inclusivo, para contar a história Kubai, o Encantado por meio da Mesa com Interação Tangível. A metodologia, de caráter qualitativo, envolveu a produção de imagens táteis e tridimensionais com o intuito de garantir a acessibilidade tátil, apresentando a história de maneira inclusiva. A pesquisa abarcou, igualmente, estudo referente à literatura infantil indígena com base em autores contemporâneos como Munduruku, entre outros. Como resultado, foi possível criar suporte em dispositivo de mesa tangível a partir da história escolhida inspirada na mitologia indígena da cultura Kubeo.

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Biografia do Autor

Raquel de Cássia Rodrigues Ramos, Secretaria Municipal de Educação (SMED), Porto Alegre – RS

Professora na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Mestrado em Educação (UFRGS).

Cláudia Rodrigues de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS

Professora na Faculdade de Educação, Departamento dos Estudos Básicos (DEBAS). Doutora em Educação (UFRGS).

Sheyla Werner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS

Professora Substituta na Faculdade de Educação, Departamento dos Estudos Especializados. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS).

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Publicado

30/12/2021

Como Citar

RAMOS, R. de C. R.; FREITAS, C. R. de; WERNER, S. Kubai, o encantado e a mesa tangível. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.4, p. 3138–3160, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iesp.4.15738. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15738. Acesso em: 22 dez. 2024.