Desafios do ensino remoto de matemática durante a pandemia da covid-19: uma revisão sistemática de literatura

Autores

Palavras-chave:

Ensino remoto, Matemática, Desafios

Resumo

A pandemia da COVID-19 fez surgir a necessidade de isolamento social, ocasionando o fechamento das escolas, que, para não pararem suas atividades, aderiram ao formato remoto de ensino. Tal formato exigiu uma reconfiguração das aulas e metodologias de ensino adotadas pelos professores, trazendo, consequentemente, inúmeros desafios. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo identificar os desafios enfrentados por docentes para o ensino remoto de Matemática durante a pandemia da COVID-19. Para tanto, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura em artigos publicados entre os anos de 2020 e 2021. Os dados foram analisados a partir de uma abordagem quantitativa. Como resultados, evidenciou-se que os docentes de Matemática utilizaram diversas ferramentas para o ensino remoto, sendo as mais recorrentes as plataformas de videoconferência, o aplicativo WhatsApp e videoaulas pelo YouTube. 

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Biografia do Autor

Márcia Maria de Medeiros Travassos Saeger, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mamanguape, PB, Brasil.

Universidade Federal da Paraíba – (UFPB), Mamanguape – Paraíba (PB) – Brasil. Professora Adjunta do
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (CCAE/UFPB). Doutorado em Ciência da Informação (UFPB).
Mestrado em Administração (UFPB). Graduação em Administração (UFPB). Licenciatura em Matemática
(UNIP).

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Publicado

06/09/2024

Como Citar

SAEGER, M. M. de M. T. Desafios do ensino remoto de matemática durante a pandemia da covid-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e16236, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16236. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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