A constituição do ser social e a relação homem x natureza
Primeiras aproximações
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.1.16314Resumo
O homem é dependente dos recursos naturais, assim, para garantir sua existência, necessita agir sobre a natureza. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo sintetizar o percurso ontológico de constituição do ser social a partir dos capítulos “O trabalho” e “A Reprodução” da obra “Para uma ontologia do ser social II”, de György Lukács, e estrutura-se em três seções: “as esferas basilares: o ser inorgânico e o ser orgânico”, “o trabalho como gênese do ser social” e “a efeito de conclusão: a relação homem x natureza no processo de formação do ser social”. A partir deste trabalho, pode-se compreender que a constituição do ser social se dá a partir do trabalho, estabelecendo uma relação de dependência ontológica com as esferas de base inorgânica e orgânica, que perpassam e influenciam a relação homem x natureza e, consequentemente, as interações sociais.
Downloads
Referências
Andrade, Mariana. Ontologia, Dever e Valor em Lukács. 1. ed. Maceió: Coletivo Veredas, 2016.
LESSA, Sérgio. Mundo dos homens: trabalho e ser social. São Paulo: Boitempo, 2002.
LESSA, Sergio. Para compreender a ontologia de Lukács. 4. ed. Maceió: Instituto Lukács, 2015
LUKÁCS, György. Os princípios ontológicos fundamentais de Marx. São Paulo: Ciências Humanas, 1979.
LUKÁCS, Georg. Para uma ontologia do ser social I. São Paulo: Boitempo, 2012.
LUKÁCS, Georg. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.
LUKÁCS, Georg. Prolegômenos para uma ontologia do ser social: questões de princípios para uma ontologia hoje tornada possível. tradução de Lya Luft e Rodnei Nascimento; supervisão editorial de Ester Vaisman. São Paulo: Boitempo, 2010.
MACENO, Talvanes Eugênio. Educação e reprodução social: a perspectiva da crítica marxista. São Paulo: Instituto Lukács, 2017.
MARX, karl. Manuscritos econômico: filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.
PASCHOALOTTE, Leandro Módolo. O “salto ontológico” no último Lukács: problematizações de um conceito matriz. Revista Espaço Acadêmico, n. 157, jun. 2014.
VAISMAN, Ester; FORTES, Ronaldo Vielmi. Apresentação. In: LUKÁCS, Georg. Prolegômenos para uma ontologia do ser social: questões de princípios para uma ontologia hoje tornada possível. tradução de Lya Luft e Rodnei Nascimento; supervisão editorial de Ester Vaisman. São Paulo: Boitempo, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 João Batista de Souza Junior, Ricardo Lopes Fonseca, Luís Fernando Minasi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.