A internacionalização em casa na pós-graduação na América Latina e Caribe na modalidade a distância

Autores

  • Vilmar Alves Pereira Universidade Internacional Iberonamericana (UNINI) – México e Porto Rico, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel – PR – Brasil https://orcid.org/0000-0003-2548-5086

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.16549

Palavras-chave:

Internacionalização, Casa, Pós-graduação, América Latina, EAD

Resumo

Este estudo tem por objetivo apresentar reflexões a partir da experiência de estudantes em nível de doutorado sobre a modalidade da Internacionalização em Casa no contexto da Pós-graduação, através da Educação a Distância. Pesquisa de horizonte qualitativo com abordagem da Hermenêutica Filosófica, num primeiro momento, apresenta demarcações conceituais sobre a necessidade da internacionalização, suas formas e desafios no contexto da região da América Latina e Caribe. Num segundo, apresenta resultados de uma experiência com estudantes que vivenciam esta modalidade no Chile, Colômbia e Brasil. Os resultados expressam as motivações, avaliações, aprendizagens e desafios em cursar um doutorado nessa modalidade. A internacionalização em casa na Pós-graduação propicia a emergência de uma nova relação entre uma instituição internacional diretamente com o estudante. Para os estudantes, a satisfação está na realização de um curso que em outros moldes não seria possível sem perder os vínculos pessoais e profissionais. O maior desafio passa pela disciplina e gestão de espaços e tempos de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilmar Alves Pereira, Universidade Internacional Iberonamericana (UNINI) – México e Porto Rico, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel – PR – Brasil

Pós Doutorando Sênior (PDS) em Educação (UFRGS). Bolsista de Produtividade do CNPq – Nível 2 em Educação.

Referências

ARANA, R. S.; PEREIRA, E. N.; PERES, F. F. F. The internationalization of higher education in latin american universities: A systematic literature review. SciELO Preprints, p. 1-18, 2021.Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2431. Acesso em: 20 jan. 2022.

BONILLA ESQUIVEL, J. L.; MONTES SILVA, M. E. Cursos de curta duração no exterior: Aprendizagens obtidas por estudantes de pós-graduação em Educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp. 4, p. 2577-2586, 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8083059. Acesso em: 18 jun. 2021.

COMITÉ ÉCONOMIQUE ET SOCIAL EUROPÉEN. L’enseignement supérieur européen dans le monde. 2014.

CUNHA, M. I. Qualidade da educação superior e a tensão entre democratização e internacionalização na universidade brasileira. Avaliação: Revista da avaliação da Educação Superior, Sorocaba, v. 22, n. 3, p. 817-832, set./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/TPJfZt9vhzPHzrsDyJhZSML/?format=html&lang=pt. Acesso em: 08 mar. 2021.

DAL-SOTO, F.; ALVES, J. N.; SOUZA, Y. S. A Produção Científica sobre Internacionalização da Educação Superior Na Web Of Science: Características Gerais e Metodológicas 1. Educação em Revista, v. 32, n. 1, p. 229-249, out./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/TH3vdPnnKmjndCyhbjbCrZh/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 abr. 2021.

GADAMER, H-G. Verdade e Método: Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

KNIGHT, J. Internationalisation de l’enseignement supérieur. In: KNIGHT, J.; WITT, H. Qualité et Internationalisation de l’Enseignement Supérieur. Paris: OCDE, 1999.

KNIGHT, J. Mobilidade do programa e do provedor. Sociologias, Porto Alegre, v. 22, n. 54, p. 176-199, maio/ago. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/xr4BCZZJq5rsLYRhyrzPhBd/abstract/?format=html&lang=pt. Acesso em: 11 fev. 2022.

LAUS, S. P. A internacionalização da educação superior: Um estudo de caso da Universidade Federal de Santa Catarina. 2012. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/17270. Acesso em: 14 jun. 2021.

MAUÉS, O. C.; BASTOS, R. S. Políticas de internacionalização da Educação Superior: O contexto brasileiro. Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 333-342, 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/28999. Acesso em: 22 abr. 2021.

MINAYO, M. C. S. Análise qualitativa: Teoria, passos e fidedignidade. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 621-626, mar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/39YW8sMQhNzG5NmpGBtNMFf/abstract/?lang=pt. Acesso em: 13 fev. 2022.

MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F. Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

MOROSINI, M. C. Internacionalização da produção de conhecimento em IES brasileiras: cooperação internacional tradicional e cooperação internacional horizontal. Educação em Revista, v. 27, p. 93-112, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/ypdMQYJxCLk9fBpgYdKdbLC/?lang=pt. Acesso em: 20 fev. 2022

RAMOS, M. Y. Internacionalização da pós-graduação no Brasil: Lógica e mecanismos. Educação e Pesquisa, v. 44, e161579, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Zx4JYVjsbD9zcC9MsWGY6vL/?lang=pt&format=html. Acesso em: 08 jan. 2022.

SANTOS, F. S.; ALMEIDA FILHO, N. A quarta missão da Universidade: Internacionalização universitária na sociedade do conhecimento. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília; Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012.

STRECK, D.; ABBA, J. Internacionalização da educação superior e herança colonial na América Latina. In: KORSUNSKY, L. et al. (comp.). Internacionalización y producción de conocimiento: El aporte de las redes académicas. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: IEC - CONADU; Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2018.

WIT, H. et al. L’Internationalisation de l’Enseignement Supérieur. Direction Générale des Politiques Internes. Département Thématique B: Politiques Structurelles et de Cohésion. Parlement Européen. 2015. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/fc40/2e7ac690310403466a6bc00ec7ed5d8d5ee1.pdf. Acesso em: 21 jan. 2022.

Publicado

30/12/2022

Como Citar

PEREIRA, V. A. A internacionalização em casa na pós-graduação na América Latina e Caribe na modalidade a distância. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2476–2493, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.16549. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16549. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos