A internacionalização em casa na pós-graduação na América Latina e Caribe na modalidade a distância

Autores

  • Vilmar Alves Pereira Universidade Internacional Iberonamericana (UNINI) – México e Porto Rico, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel – PR – Brasil https://orcid.org/0000-0003-2548-5086

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.16549

Palavras-chave:

Internacionalização, Casa, Pós-graduação, América Latina, EAD

Resumo

Este estudo tem por objetivo apresentar reflexões a partir da experiência de estudantes em nível de doutorado sobre a modalidade da Internacionalização em Casa no contexto da Pós-graduação, através da Educação a Distância. Pesquisa de horizonte qualitativo com abordagem da Hermenêutica Filosófica, num primeiro momento, apresenta demarcações conceituais sobre a necessidade da internacionalização, suas formas e desafios no contexto da região da América Latina e Caribe. Num segundo, apresenta resultados de uma experiência com estudantes que vivenciam esta modalidade no Chile, Colômbia e Brasil. Os resultados expressam as motivações, avaliações, aprendizagens e desafios em cursar um doutorado nessa modalidade. A internacionalização em casa na Pós-graduação propicia a emergência de uma nova relação entre uma instituição internacional diretamente com o estudante. Para os estudantes, a satisfação está na realização de um curso que em outros moldes não seria possível sem perder os vínculos pessoais e profissionais. O maior desafio passa pela disciplina e gestão de espaços e tempos de estudo.

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Biografia do Autor

Vilmar Alves Pereira, Universidade Internacional Iberonamericana (UNINI) – México e Porto Rico, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel – PR – Brasil

Pós Doutorando Sênior (PDS) em Educação (UFRGS). Bolsista de Produtividade do CNPq – Nível 2 em Educação.

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Publicado

30/12/2022

Como Citar

PEREIRA, V. A. A internacionalização em casa na pós-graduação na América Latina e Caribe na modalidade a distância. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 2476–2493, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.16549. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16549. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos