A A implementação da Política Cultural e Educacional Alemã para o Exterior
As Escolas Alemãs na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16591Palavras-chave:
Escolas alemãs no exterior, Implementação de políticas públicas, Política cultural e educacional para o exteriorResumo
O artigo tem por objetivo apresentar as especificidades do contexto latino-americano quanto à implementação da Política Cultural e Educacional da Alemanha para o Exterior, através de uma análise das Escolas Alemãs no Exterior, localizadas nessa região. Através de uma abordagem qualitativa, ele explora os dados constantes no Diretório de Escolas no Exterior produzido pela Agência Central para Escolas no Exterior e a representação da direção escolar disponibilizadas nos sítios eletrônicos oficiais dessas escolas, analisando-os à luz de conceitos sobre implementação de políticas públicas. O artigo propõe que o sistema escolar alemão no exterior, baseado em modelos de cooperação entre instâncias governamentais alemãs e entidades privadas nos países anfitriões, se caracteriza pelo papel central de atores locais na implementação dessa política. Ele conclui que as marcas de ambiguidade da Política Cultural e Educacional da Alemanha para o Exterior possibilitam que o sistema se adapte às diferentes realidades locais das escolas.
Downloads
Referências
ADICK, C. Internationaler Bildungstransfer im Namen der Diplomatie: die Auswärtige Kultur- und Bildungspolitik der Bundesrepublik Deutschland. Zeitschrift für Pädagogik, Beiheft 63, n. 3, p. 341-361, 2017. Disponível em: https://www.pedocs.de/volltexte/2020/18543/pdf/ZfPaed_2017_3_Adick_Internationaler_Bildungstransfer.pdf. Acesso em: 13 jan. 2021.
ALMEIDA, A. M. F. “Um colégio para a elite paulista”. In: ALMEIDA, A. M. F.; NOGUEIRA, M. A. (org.). A escolarização das elites: Um panorama internacional da pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
AMORIM, M. Educação dos Brasileiros e o Estrangeiro: Breve histórico da internacionalização dos estudos no Brasil. Brasiliana: Journal for Brazilian Studies, v. 1, n. 1, p. 44-65, set. 2012. Disponível em: http://repositorio.fjp.mg.gov.br/handle/123456789/3459. Acesso em: 21 fev. 2022.
ANHEIER, H. Die Auswärtige Kultur- und Bildungspolitik Deutschlands im internationalen Vergleich: Eine Studie der Hertie School of Governance im Auftrag des Auswärtigen Amtes. Berlim, 2017. (Zwischenbericht / Relatório). Disponível em: https://www.hertie-school.org/fileadmin/2_Research/2_Research_directory/Research_projects/German_foreign_cultural_and_educational_policy_in_comparative_perspective/Die_Auswaertige_Kultur-_und_Bildungspolitik_Deutschlands_im_internationalen_Vergleich.pdf. Acesso em: 22 dez. 2019.
AUSWÄRTIGES AMT. PASCH begeistert junge Menschen für Deutschland – weltweit. Berlim: Auswärtiges Amt; Schulen: Partner der Zukunft, 2019. Disponível em: https://www.auswaertiges-amt.de/blueprint/servlet/blob/2220210/4f7bc07cf60b7d00d8963a 71cbba5126/pasch-data.pdf. Acesso em: 20 dez. 2021.
BADE, K. (Org.). Deutsche im Ausland - Fremde in Deutschland. Migration in Geschichte und Gegenwart. Munique: Beck, 1992.
BARROSO, J. “O estudo da autonomia da escola: Da autonomia decretada à autonomia construída”. In: BARROSO, J. (org.). O Estudo da Escola. Porto: Porto Editora, 1996. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/266592358. Acesso em: 23 dez. 2021.
BARROSO, J. A autonomia das escolas: Uma ficção necessária. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 17, n. 2, p. 49-83, 2004. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37417203.pdf. Acesso em: 14 jun. 2022.
BISCHOFF, M. et al. Perfil da Alemanha. Frankfurt am Main: Fazit; Ministério Federal das Relações Externas, 2018.
BOLLINGER, J. Der Einfluss der Personalfluktuation auf die Schulentwicklung an Deutschen Auslandsschulen: Ergebnisse einer explorativen qualitativen Untersuchung. Masterarbeit. 2019. Dissertação (Distance and Independent Studies Center) – Technische Universität Kaiserslautern, Kaiserslautern, 2019. Disponível em: https://kluedo.ub.uni-kl.de/frontdoor/deliver/index/docId/5746/file/_Personalfluktuation+und+Schulentwicklung+an+Deutschen+Auslandsschulen.pdf. Acesso em: 29 dez. 2019.
BOURDIEU, P. Distinction: A social critique of the judgement of taste. Cambridge: Harvard University Press, 1984.
BRÜSER-SOMMER, E. Bund-Länder-Inspektionen im Rahmen des Pädagogischen Qualitätsmanagements Deutscher Schulen im Ausland: Struktur- und Wirkungsanalyse. 2010. Tese (Doutorado) – Technische Universität Dortmund. Dortmund, 2010. Disponível em: https://eldorado.tu-dortmund.de/bitstream/2003/27372/1/Diss%2004.08.10.pdf. Acesso em: 04 jan. 2021.
BUNDESVERWALTUNGSAMT. [Ministério da Administração Pública]. Bundesamt für Auswärtige Angelegenheiten. [Gabinete Federal para os Negócios Estrangeiros]. Zentralstelle für das Auslandsschulwesen. ZfA [Agência Central para as Escolas no Exterior]. Auslandsschulverzeichnis. Diretório das Escolas no Exterior, levantamento de ago./2021. Berlim, 2021. Disponível em: https://www.auslandsschulwesen.de/SharedDocs/Downloads/Webs/ZfA/DE/Auslandsschulverzeichnis/Auslandsschulverzeichnis.html?nn=52714. Acesso em: 05 nov. 2021.
BUNNELL, T.; FERTIG, M.; JAMES, C. What is international about International Schools? An institutional legitimacy perspective. Oxford Review of Education, Oxford, v. 4, n. 42, p. 408-423, 2016. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03054985.2016.1195735. Acesso em: 10 jan. 2022.
CARVALHO JUNIOR, P. Desigualdades e diferenças sociais e educacionais na Alemanha. Revista Educação Online, Rio de Janeiro, n. 35, p.1-19, set./dez. 2020. Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/787. Acesso em: 02 mar. 2022.
ERNDL, T. Deutscher Bundestag [Parlamento Alemão]. Deutscher Bundestag Stenografischer Bericht. Berlim, 19 período eleitoral, 124ª sessão, 7 de novembro de 2019, p. 15464-15465. Discurso do deputado Thomas Erndl (CDU/CSU). Disponível em: https://dserver.bundestag.de/btp/19/19124.pdf. Acesso em: 15 dez. 2021.
FÖRSCHNER, G. Gelingensbedingungen und Bewertung des Einsatzes von Peer Reviews: Untersuchung am Beispiel des deutschen Auslandsschulwesens. 2013. Dissertation. Institut für Schulentwicklungsforschung, Technische Universität Dortmund. Dortmund,. Disponível em: https://eldorado.tu-dortmund.de/bitstream/2003/30357/1/Dissertation.pdf. Acesso em: 19 dez. 2019.
GONSALVES, R. Educação e Estruturas políticas: Uma análise comparada. RSEUS – Revista Sudamericana de Educación Universidad y Sociedad, Montevideo, v. 3, p. 12-32, 2013. Disponível em: https://www.pucsp.br/sites/default/files/download/eitt/xi-ciclo-renaldo.pdf. Acesso em: 07 jan. 2021.
HAYDEN, M.; THOMPSON, J. International schools: Growth and influence. Paris: UNESCO, 2008.
HORNBERG, S. Schule im Prozess der Internationalisierung von Bildung. Münster: Waxmann, 2010.
KELLER, D. Leadership of international schools: Understanding and managing dualities. Educational Management Administration & Leadership, v. 43, n. 6, p. 900-917, 2015. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1741143214543201. Acesso em: 03 jan. 2021.
KLINGEBIEL, T. Öffentlich-private Partnerschaft im Auslandsschulwesen – ökonomische Grundlage, strategische Konsequenzen. In: GEWERKSCHAFT ERZIEHUNG UND WISSENSCHAFT (org.). Transnationale Bildungsräume in der globalen Welt: Herausforderungen für die deutsche Auslandsschularbeit. Bremen: Universität Oldenburg, 2013.
LOTTA, G. “A política pública como ela é: Contribuições dos estudos sobre implementação para a análise de políticas públicas”. In: LOTTA, G. (org.). Teoria e análises sobre implementação de políticas públicas no Brasil. Brasília, DF: Enap, 2019.
LOTTA, G. et al. Efeito de mudanças no contexto de implementação de uma política multinível: análise do caso da Reforma do Ensino Médio no Brasil. Revista de Administração Pública, v. 55, n. 2, p. 395-413, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/kg3BXvSKdznWmVQcFBQqNGg/?lang=pt. Acesso em: 03 fev. 2022.
MATLAND, R. Sintetizando a Literatura de Implementação: O Modelo de Implementação de Políticas de Ambiguidade-Conflito. Journal of Public Administration Research and Theory, Oxford, v. 5, n. 2, p. 145-174, abr. 1995. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/2484/f1ac697055f00355d29c8f1137af1db3fcaf.pdf. Acesso em: 18 ago. 2019.
MORDUCHOWIEZ, A.; ARANGO, A. “Desenho institucional e articulação do federalismo educativo: experiências internacionais”. In: OLIVEIRA, R.; SANTANA, W. (org.). Educação e federalismo no Brasil: Combater as desigualdades, garantir a diversidade. Brasília, DF: UNESCO, 2010.
NOGUEIRA, M. A. “Estratégias de escolarização em famílias de empresários”. In: ALMEIDA, A. M. F.; NOGUEIRA, M. A. (org.). A escolarização das elites – um panorama internacional da pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
OECD. Organisation for Economic Co-Operation and Development. Bildungspolitischer Ausblick: Deutschland. Paris: OECD Publishing, 2014. Disponível em: http://www.oecd.org/education/EDUCATION%20POLICY%20OUTLOOK%20GERMANY_EN.pdf. Acesso em: 03 jan. 2021.
SCHIPPLING, A.; ABRANTES, P. Para uma visão panorâmica do campo das escolas internacionais na Grande Lisboa. Educação, Sociedade & Culturas, Porto, n. 52, p. 7-27, 2018. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/16701/1/ESC52_Schippling_Abrantes.pdf. Acesso em: 23 dez. 2020.
SCHMIDT, U. “Deutsch als Fremdsprache: PASCH – Schulen sind Partner der Zukunft. Politik & Kultur”. In: ZIMMERMANN, O.; GEIßLER, T. (org.). Die dritte Säule: Beiträge zur Auswärtigen Kultur- und Bildungspolitik. Berlim: Deutscher Kulturrat, 2018.
SCHÜTTLER-HANSPER, M. Assim funciona o sistema escolar alemão. Deutschland.de, Frankfurt am Main, 2018. Disponível em: https://www.deutschland.de/pt-br/topic/conhecimento/um-resumo-do-sistema-escolar-da-alemanha. Acesso em: 08 nov. 2020.
VOERKEL, P. Linhas da Política Externa Cultural Alemã como Base da Cooperação Educacional com o Brasil. Ecos de Linguagem, Rio de Janeiro, n. 8, p. 145-155, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ecosdelinguagem/article/view/40914/28557. Acesso em: 13 jan. 2021.
WDA. Weltverband Deutscher Auslandsschulen. Deutsche Schulen, globale Bildung: Beitrag der Deutschen Auslandsschulen zum Triple Win. Berlim: Weltverband Deutscher Auslandsschulen, 2017. Disponível em: https://www.auslandsschulnetz.de/wws/bin/3848038-3882598-3-studie_deutsche_schulen_globale_bildung_wda_bst.pdf. Acesso em: 25 jul. 2017.
WIFOR. Wirtschaftsforschungsinstitut. Weltweite Wertschöpfung: Quantifizierung des Wertbeitrags der Deutschen Auslandsschulen. Darmstadt: WifOR, 2018. Disponível em: https://www.auslandsschulnetz.de/wws/bin/3848038-3882598-4-weltweite_wertscho__776_pfung_studienbericht_wifor.pdf. Acesso em: 15 dez. 2019.
ZFA. Zentralstelle Für das Auslandsschulwesen. Quadro de Referência de Qualidade para as Escolas Alemãs no Estrangeiro. Colônia: ZfA, 2006.
ZFA. Zentralstelle Für das Auslandsschulwesen. Dienstvertrag. (Contrato) Colônia: ZfA, 2016. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?url=https%3A%2F%2Fwww.auslandsschulwesen.de%2FSharedDocs%2FDownloads%2FWebs%2FZfA%2FDE%2FVordrucke%2FSchulleitungen%2FDienstvertrag_Schulleiter.doc%3F__blob%3DpublicationFile%26v%3D4. Acesso em: 16 ago. 2020
ZFA. Zentralstelle Für das Auslandsschulwesen. Auslandsschulqualitätsmanagement (AQM): Qualitätsmanagement der Deutschen Schulen im Ausland. Colônia: ZfA, 2018. Disponível em: https://www.auslandsschulwesen.de/SharedDocs/Downloads/Webs/ZfA/DE/Qualitaetsrahmen/AQM_Fachpapier.pdf?__blob=publicationFile&v=5. Acesso em: 03 set. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Paulo de Carvalho Junior, Cynthia Paes de Carvalho, Anne Schippling
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.