A A implementação da Política Cultural e Educacional Alemã para o Exterior

As Escolas Alemãs na América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.16591

Palavras-chave:

Escolas alemãs no exterior, Implementação de políticas públicas, Política cultural e educacional para o exterior

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar as especificidades do contexto latino-americano quanto à implementação da Política Cultural e Educacional da Alemanha para o Exterior, através de uma análise das Escolas Alemãs no Exterior, localizadas nessa região. Através de uma abordagem qualitativa, ele explora os dados constantes no Diretório de Escolas no Exterior produzido pela Agência Central para Escolas no Exterior e a representação da direção escolar disponibilizadas nos sítios eletrônicos oficiais dessas escolas, analisando-os à luz de conceitos sobre implementação de políticas públicas. O artigo propõe que o sistema escolar alemão no exterior, baseado em modelos de cooperação entre instâncias governamentais alemãs e entidades privadas nos países anfitriões, se caracteriza pelo papel central de atores locais na implementação dessa política. Ele conclui que as marcas de ambiguidade da Política Cultural e Educacional da Alemanha para o Exterior possibilitam que o sistema se adapte às diferentes realidades locais das escolas.

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Biografia do Autor

Paulo de Carvalho Junior, Pontifícia Universidade Católica (PUC), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Doutorando em Educação.

Cynthia Paes de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica (PUC), Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Professora. Doutorado em Educação (PUC-Rio).

Anne Schippling, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), Lisboa – Portugal

Investigadora Integrada

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Publicado

30/11/2022

Como Citar

JUNIOR, P. de C.; CARVALHO, C. P. de; SCHIPPLING, A. A A implementação da Política Cultural e Educacional Alemã para o Exterior: As Escolas Alemãs na América Latina. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. n. esp. 3, p. 2433–2455, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17iesp.3.16591. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16591. Acesso em: 28 jan. 2023.