Aproximações entre a No Child Left Behind e o Ideb/Brasil

Contribuições para um debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16848

Palavras-chave:

No Child Left Behind, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Paradigma indiciário

Resumo

Este artigo foi desenvolvido com o objetivo de estabelecer aproximações entre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a lei estadunidense No Child Left Behind, mediante as possibilidades teóricas e metodológicas do paradigma indiciário, proposto por Ginzburg (1989), na análise de fontes governamentais, jornalísticas e acadêmicas. Por meio da pesquisa qualitativa, essencialmente bibliográfica e documental, identificam-se indícios que sinalizam para as influências da referida lei na construção do Ideb como política pública nacional de avaliação da educação básica. Conclui-se que, embora o indicador possua características próprias para retratar a realidade educacional brasileira, há uma convergência de concepção de qualidade por ambos adotada, que se encontra, majoritariamente, atrelada à capacidade de produzir resultados quantitativos.

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Biografia do Autor

Denilson Junio Marques Soares, Instituto Federal de Minas Gerais

Professor EBTT do Núcleo de Formação Geral. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFES).

Talita Emidio Soares, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFES).

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFES). Doutorado em Educação (UFES).

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Publicado

01/01/2023

Como Citar

SOARES, D. J. M.; SOARES, T. E.; SANTOS, W. dos. Aproximações entre a No Child Left Behind e o Ideb/Brasil: Contribuições para um debate. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023005, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16848. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16848. Acesso em: 12 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos