A materialização da gestão democrática na Rede de Ensino Municipal de Manaus-AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16965

Palavras-chave:

Gestão democrática, Gestão escolar, Educação Municipal de Manaus

Resumo

O artigo é o resultado de uma pesquisa de mestrado e tem como tema a gestão escolar democrática nas escolas da rede pública da cidade de Manaus (AM). O objetivo é analisar o processo da gestão escolar democrática das escolas municipais de Manaus. Utilizou-se a pesquisa de campo, de natureza qualitativa, com aplicação de entrevista semiestruturada, com uso de gravador para coleta de dados, em quatro escolas que compõem a organização estrutural da SEMED de Manaus. Com base na análise, os resultados indicam que não existe entendimento claro de como a Gestão Democrática tem sido materializada nas escolas públicas: para os entrevistados, esta categoria relaciona-se com normas, disciplinas e regras que devem ser imprescindíveis na organização escolar, levando a considerar haver a necessidade de um diálogo constante com a sociedade na perspectiva de refletir sobre qual o sentido real da gestão escolar democrática.

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Biografia do Autor

Edilberto Santos Moura, Secretaria Municipal de Educação de Manaus

Assessor Pedagógico. Doutorado em Educação (UFAM).

Iraci Carvalho Uchoa, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Arminda Rachel Botelho Mourão, Universidade Federal do Amazonas

Professora Titular. Doutorado em Educação (PUC/SP).

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Publicado

23/06/2023

Como Citar

MOURA, E. S.; UCHOA, I. C.; MOURÃO, A. R. B. A materialização da gestão democrática na Rede de Ensino Municipal de Manaus-AM. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023039, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.16965. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16965. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos