A materialização da gestão democrática na Rede de Ensino Municipal de Manaus-AM
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16965Palavras-chave:
Gestão democrática, Gestão escolar, Educação Municipal de ManausResumo
O artigo é o resultado de uma pesquisa de mestrado e tem como tema a gestão escolar democrática nas escolas da rede pública da cidade de Manaus (AM). O objetivo é analisar o processo da gestão escolar democrática das escolas municipais de Manaus. Utilizou-se a pesquisa de campo, de natureza qualitativa, com aplicação de entrevista semiestruturada, com uso de gravador para coleta de dados, em quatro escolas que compõem a organização estrutural da SEMED de Manaus. Com base na análise, os resultados indicam que não existe entendimento claro de como a Gestão Democrática tem sido materializada nas escolas públicas: para os entrevistados, esta categoria relaciona-se com normas, disciplinas e regras que devem ser imprescindíveis na organização escolar, levando a considerar haver a necessidade de um diálogo constante com a sociedade na perspectiva de refletir sobre qual o sentido real da gestão escolar democrática.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição Federal (1988): República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 dez. 2022.
BRASIL. Lei n. 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2001. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 10 dez. 2022.
CALDAS, E. C. R. Gestão Escolar e Participação da Comunidade – Zonas Leste de Manaus. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Amazonas, AM, 2009.
DOURADO, L. F. Gestão da Educação Escolar. Brasília, DF: Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância, 2006.
FAZENDA, I. (org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1991.
GARBIN, T.; ALMEIDA, J. Gestão Escolar Democrática: Limites e possibilidades – uma discussão sempre necessária. Cascavel, PR: Secretaria da Educação, 2010. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_tereza_garbin.pdf. Acesso em: 15 ago. 2010.
GOHN, M. G. Conselhos Gestores e participação sociopolítica. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
HORA, D. L. Gestão educacional democrática. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.
LUCK, H. A gestão participativa na escola. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
MANAUS. Lei Orgânica do Município de Manaus. Manaus, AM: Prefeito Municipal, 1990. Disponível em: https://www.mpam.mp.br/images/attachments/article/4839/LeiOrganicadoMunicipiodeManaus2008.pdf. Acesso em: 10 dez. 2022.
OLIVEIRA, D.; BARTOLOZZI, E. Gestão democrática do ensino público. In: DUARTE, A. M. C.; DUARTE, M. R. T. Termos da legislação educacional brasileira. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007.
PARO, V. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Editora Ática, 2008.
ROCHA, M. J. F. A associação de pais e professores e a gestão democrática na escola. UNIrevista, v. 1, n. 2, 2006.
ROMÃO, J. E.; CISESKI, A. A. Conselhos de Escola: coletivos instituintes da Escola Cidadã. In: GAGOTTI, M.; ROMÃO, J. E. (org.). Autonomia da Escola: Princípios e propostas. 3. ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2000.
VASCONCELOS, C. S. Planejamento: Projeto de ensino-aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 19. ed. São Paulo: Libertadora editora, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Edilberto Santos Moura, Iraci Carvalho Uchoa, Arminda Rachel Botelho Mourão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.