A materialização da gestão democrática na Rede de Ensino Municipal de Manaus-AM
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.16965Palavras-chave:
Gestão democrática, Gestão escolar, Educação Municipal de ManausResumo
O artigo é o resultado de uma pesquisa de mestrado e tem como tema a gestão escolar democrática nas escolas da rede pública da cidade de Manaus (AM). O objetivo é analisar o processo da gestão escolar democrática das escolas municipais de Manaus. Utilizou-se a pesquisa de campo, de natureza qualitativa, com aplicação de entrevista semiestruturada, com uso de gravador para coleta de dados, em quatro escolas que compõem a organização estrutural da SEMED de Manaus. Com base na análise, os resultados indicam que não existe entendimento claro de como a Gestão Democrática tem sido materializada nas escolas públicas: para os entrevistados, esta categoria relaciona-se com normas, disciplinas e regras que devem ser imprescindíveis na organização escolar, levando a considerar haver a necessidade de um diálogo constante com a sociedade na perspectiva de refletir sobre qual o sentido real da gestão escolar democrática.
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