Semana de Engenharia elétrica do IFBA - Campus Paulo Afonso

Relato de experiência sobre o evento e seus desdobramentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.16975

Palavras-chave:

Evento acadêmico, Engenharia Elétrica, Pandemia, Atividades remotas

Resumo

Esse estudo tem o objetivo de apresentar um relato de experiência das atividades desenvolvidas durante duas edições da Semana de Engenharia Elétrica do IFBA Campus Paulo Afonso, realizadas em 2020 e 2021, de forma remota, em virtude da pandemia da COVID-19. A metodologia utilizada foi a realização de palestras, visita técnica virtual, minicursos, sessão técnica, apresentações de trabalhos, relatos de experiências de estagiários e egressos. Os resultados obtidos destacaram a importância da realização de eventos que, além de oferecerem conhecimento por meio das atividades propostas, também promovem um maior interesse e comprometimento por parte dos discentes com o curso, ao mesmo tempo, em que contribuem para a manutenção dos vínculos com a instituição. A realização de edições do evento de forma remota facilitou a participação de palestrantes de diversas regiões do país e do exterior, agregando valor às atividades. Para os discentes, essa oportunidade proporcionou reflexões significativas para a construção do conhecimento em diversas áreas da Engenharia Elétrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lídia Carvalho Sandes Tenório, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Servidora Técnica-Administrativa do IFBA – Campus Paulo Afonso, lotada na Direção de Ensino/Coordenação do Curso de Engenharia Elétrica e discente do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural, nível Mestrado Profissional, da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf.

Monica Aparecida Tomé Pereira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco, na área de Probabilidade e Estatística, lotada no Colegiado de Psicologia. Doutora em Demografia.

Paulo José Pereira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco, na área de Probabilidade e Estatística, lotado no Colegiado de Engenharia de Produção. Doutor em Demografia.

Referências

BRASIL. Lei n.º 12.074, de 29 de outubro de 2009. Institui o Dia Nacional do Engenheiro Eletricista. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 2, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 39, 2020.

HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review, [S. l.], 27 mar. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 12 jul. 2022.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA). Conselho Superior. Resolução n.º 07, de 22 março de 2020. Aprova plano de medidas de proteção e redução de riscos para enfrentamento da emergência de saúde pública nacional e internacional, decorrente do Coronavírus (COVID-19) no âmbito do Instituto Federal da Bahia. Salvador: Conselho Superior, 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA). Conselho Superior. Resolução n.º 20, de 26 de agosto de 2020. Aprova o Plano de Contingência Institucional do Instituto Federal da Bahia frente à pandemia do SARS-COV-2 (Coronavírus). Salvador: Conselho Superior, 2020.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Histórico da pandemia de COVID-19. [S. l.: s. n.], 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em 22 jun. 2022.

Publicado

18/03/2024

Como Citar

TENÓRIO, L. C. S.; PEREIRA, M. A. T.; PEREIRA, P. J. Semana de Engenharia elétrica do IFBA - Campus Paulo Afonso: Relato de experiência sobre o evento e seus desdobramentos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024034, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.16975. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16975. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência