Team Based Learning

Aplicação de metodologia ativa de ensino como avaliação no momento pré clínico no curso de odontologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v17i4.17154

Palavras-chave:

Metodologias ativas de ensino-aprendizagem, Team Based Learning, Odontologia, ENADE

Resumo

O ensino da odontologia começa com disciplinas isoladas de cada área. Nos semestres finais, ocorre a Clínica Integrada, onde o aprendizado fragmentado é unificado. Sendo assim, o objetivo desse trabalho, de abordagem qualitativa, engloba a descrição, planejamento, execução e desenvolvimento de conceitos relativos a disciplinas do curso de Odontologia, utilizando o Team Based Learning (TBL) como Metodologia Ativa de Ensino-Aprendizagem (MAEA). Alunos que cursavam o oitavo período, no primeiro contato com a disciplina de Clínica Integrada, antes do atendimento a pacientes, foram submetidos ao TBL com questões de cunho clínico e interdisciplinar, selecionadas de provas anteriores do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). A interpretação dos resultados permitiu inferir que o TBL foi útil ao processo de aprendizagem e na avaliação da formação dos acadêmicos, uma vez que o entendimento dos professores do grau de conhecimento dos alunos facilitou a seleção dos pacientes a serem atendidos, garantindo excelência técnica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarah Teixeira Costa, Universidade Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN), São João del Rei – MG – Brasil

Professora Assistente do Departamento de Odontologia. Doutorado em Biologia Patologia Buco Dental (UNICAMP).

Flávio Ricardo Manzi, Pontifícia Universidade Católica (PUC), Belo Horizonte – MG – Brasil

Professor Adjunto IV do Departamento de Odontologia. Doutorado em Radiologia Odontológica (UNICAMP).

Izabella Lucas de Abreu Lima, Pontifícia Universidade Católica (PUC), Belo Horizonte – MG – Brasil

Professora Adjunta I do Departamento de Odontologia. Doutorado em Biologia Celular (UFMG).

Yasmim Dias de Almeida Pinto, Pontifícia Universidade Católica (PUC), Belo Horizonte – MG – Brasil

Mestranda em Ortodontia pelo Departamento de Odontologia.

Diogo de Azevedo Miranda, Pontifícia Universidade Católica (PUC), Belo Horizonte – MG – Brasil

Professor Adjunto I do Departamento de Odontologia. Doutorado em Clínica Odontológica (UNICAMP).

Referências

BRASIL. Parecer CNE/CES n. 803/2018. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em odontologia. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2019-pdf/111231-pces803-18/file. Acesso em: 12 ago. 2021.

COSTA, S. T.; MIRANDA, D. A. Relato de experiência no ensino da Dentística com base em metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Revista Da ABENO, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 1-6, dez. 2021. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1527. Acesso em: 10 jan. 2022.

ECHETO, L. F. et al. Evaluation of Team-Based Learning and Traditional Instruction in Teaching Removable Partial Denture Concepts. Journal of Dental Education, v. 79, n. 9, p. 1040–1048, set. 2015. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/j.0022-0337.2015.79.9.tb05997.x. Acesso em: 22 nov. 2021.

GALVÃO, M. H. R. et al. Avaliação de um curso de Odontologia com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista Da ABENO, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 1-16, fev. 2022. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1785. Acesso em: 06 mar. 2021.

GONTIJO, L. P. T. et al. Aceitabilidade das metodologias ativas de ensino-aprendizagem entre discentes de odontologia. Revista Ibero-Americana de Estudos Em Educação, Araraquara, v. 15, n. 4, p. 2023-2048, out./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13693. Acesso em: 23 nov. 2021.

HRYNCHAK, P.; BATTY, H. The educational theory basis of team-based learning. Med Teach., v. 34, n. 10, p. 796-801, 2012. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.3109/0142159X.2012.687120. Acesso em: 03 set. 2021.

IACOPINO, A. M. The Influence of “New Science” on Dental Education: Current Concepts, Trends, and Models for the Future. Journal of Dental Education, v. 71, n. 4, p. 450-462, abr. 2007. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/j.0022-0337.2007.71.4.tb04296.x. Acesso em: 21 out. 2021.

MACIEL, M. M. S. A. et al. Metodologia ativa aplicada ao ensino odontológico: Um panorama nacional a partir de um estudo bibliométrico. Archives of Health Investigation, v. 8, n. 2, p. 74-78, fev. 2019. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1006745. Acesso em: 06 out. 2021.

MIRANDA, D. D. A.; COSTA, S. T.; COSTA, L. R. V. Combatendo modismos com ciência - Uso de metodologias ativas no ensino da dentistica: Modismo ou necessidade? J. Clin. Dent. Res., São Paulo, v. 18, n. 1, p. 118-121, abr. 2021. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/3920. Acesso em: 19 maio 2021.

MITRE, S. M. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: Debates atuais. Ciencia e Saude Coletiva, v. 13, n. 2, p. 2133–2144, dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/9M86Ktp3vpHgMxWTZXScRKS/abstract/?lang=pt. Acesso em: 13 out. 2021.

OLIVEIRA, B. L. C. A. et al. Team-Based Learning as a Collaborative Learning Form and Flipped Classroom with Process. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 42, n. 4, p. 86-95, out./dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/bm8ptf9sQ9TdGwjYKc3TQFH/abstract/?format=html&lang=en. Acesso em: 16 out. 2021.

PAIVA, M. R. F. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: Revisão integrativa. Sanare, Sorocaba, v. 15, n. 2, p. 145-153, jan. 2016. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049. Acesso em: 08 out. 2021.

ROCHA, J. S. et al. O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: Uma revisão crítica da literatura. Revista Da ABENO, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 25-38, jun. 2016. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/231. Acesso em: 18 nov. 2021.

Publicado

30/12/2022

Como Citar

COSTA, S. T.; MANZI, F. R.; LIMA, I. L. de A.; PINTO, Y. D. de A.; DE AZEVEDO MIRANDA, D. Team Based Learning: Aplicação de metodologia ativa de ensino como avaliação no momento pré clínico no curso de odontologia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 4, p. 3027–3038, 2022. DOI: 10.21723/riaee.v17i4.17154. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17154. Acesso em: 8 fev. 2023.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas