Feira de ciências e tecnologias interescolar
Mostra de projetos STEAM e a Voz dos Estudantes
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17160Palavras-chave:
Educação Básica, Tecnologias, Ciências, Projetos, STEAMResumo
Este artigo traz parte dos resultados obtidos com a realização da “I Feira de Ciências e Tecnologias Interescolar”, realizada no primeiro semestre de 2022, com o envolvimento de escolas que realizaram projetos voltados à integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, da robótica e do pensamento computacional, às práticas pedagógicas. A promoção dessa Feira constituiu-se como uma das ações vinculadas ao projeto de pesquisa: “A Robótica, o Pensamento Computacional e as Tecnologias Digitais na Educação Básica: Potencializando Aprendizagens e Competências em Processos de Ressignificação do Ensino de Ciências”, desenvolvido entre novembro de 2019 e outubro de 2022, a partir da Chamada Universal MCTIC/CNPq – Edital nº 05/2019 – Programa Ciência na Escola – Ensino de Ciências na Educação Básica, com apoio da Uninove/SP-Brasil. Nesse sentido, no presente artigo, o principal objetivo foi evidenciar as potencialidades e percepções dos estudantes sobre o processo de elaboração de seus projetos de aprendizagem e de sua respectiva apresentação nessa Feira promovida no âmbito do referido projeto de pesquisa.
Downloads
Referências
BACICH, L.; HOLANDA, L. (org.). STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Porto Alegre: Penso, 2020.
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: A educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
BRASIL. Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica Fenaceb. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/fenaceb.pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.
CARVALHO, T. S.; MOTA, D. M.; SAAB, F. Utilização do software IRaMuTeQ na análise de contribuições da sociedade em processo regulatório conduzido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Vigilância Sanitária em Debate, v. 8, n. 1, p. 10-21, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5705/570566590003/html/. Acesso em: 16 ago. 2022.
CIPOLLA, L. E. Aprendizagem baseada em projetos: A educação diferenciada para o século XXI. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de janeiro, v. 17, n. 3, p. 567-585, 2016. Disponível em: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/440/pdf. Acesso em: 16 ago. 2022.
LEFEVRE, F.; LEFEVRE, A. M. C. Depoimentos e discursos. Brasília, DF: Liberlivro, 2005.
MPOFU, V. A Theoretical Framework for Implementing STEM Education. In: FOMUNYAM, K. G. (ed.). Theorizing STEM Education in the 21st Century. 1. ed. London: IntechOpen, 2019. Disponível em: https://www.intechopen.com/chapters/68740. Acesso em: 13 ago. 2022.
RIBEIRO, F. A. S. Como Organizar uma Feira de Ciências. 1. ed. Rio Grande do Norte: Edufersa. 2018.
SANTOS, A. B. Feiras de Ciência: Um incentivo para desenvolvimento da cultura científica. Rev. Ciênc. Ext., v. 8, n. 2, p. 155-166, 2012. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/717. Acesso em: 16 ago. 2022.
TERÇARIOL, A. A. L.; MORETTI, A. A. S.; SOUZA, A. R. Clube de ciências e tecnologias interescolar: Uma experiência de internacionalização. Dialogia, São Paulo, n. 40, e21807, jan./abr. 2022. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21807/9554. Acesso em: 22 ago. 2022.
YAKMAN, G. What is the point of STE@M? – A Brief Overview. 2008. Disponível em: https://www.academia.edu/8113832/What_is_the_Point_of_STEAM_A_Brief_Overview_of_STEAM_Education. Acesso em: 14 ago. 2022.
YAKMAN. G. ST∑@M Education: An Overview of Creating a Model of Integrative Education. 2010. Disponível em: https://scholar.google.com/citations?user=GRdDL58AAAAJ&hl=en. Acesso em: 14 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Agnaldo Keiti Higuchi, Andressa Algayer da Silva Moretti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.