Feira de ciências e tecnologias interescolar

Mostra de projetos STEAM e a Voz dos Estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17160

Palavras-chave:

Educação Básica, Tecnologias, Ciências, Projetos, STEAM

Resumo

Este artigo traz parte dos resultados obtidos com a realização da “I Feira de Ciências e Tecnologias Interescolar”, realizada no primeiro semestre de 2022, com o envolvimento de escolas que realizaram projetos voltados à integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, da robótica e do pensamento computacional, às práticas pedagógicas. A promoção dessa Feira constituiu-se como uma das ações vinculadas ao projeto de pesquisa: “A Robótica, o Pensamento Computacional e as Tecnologias Digitais na Educação Básica: Potencializando Aprendizagens e Competências em Processos de Ressignificação do Ensino de Ciências”, desenvolvido entre novembro de 2019 e outubro de 2022, a partir da Chamada Universal MCTIC/CNPq – Edital nº 05/2019 – Programa Ciência na Escola – Ensino de Ciências na Educação Básica, com apoio da Uninove/SP-Brasil. Nesse sentido, no presente artigo, o principal objetivo foi evidenciar as potencialidades e percepções dos estudantes sobre o processo de elaboração de seus projetos de aprendizagem e de sua respectiva apresentação nessa Feira promovida no âmbito do referido projeto de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Universidade Nove de Julho

Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE). Pós-doutorado (UAB-PT).

Agnaldo Keiti Higuchi, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPAP). Doutorado em Administração (UFMG).

Andressa Algayer da Silva Moretti, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda em Educação para a Ciência.

Referências

BACICH, L.; HOLANDA, L. (org.). STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na educação básica. Porto Alegre: Penso, 2020.

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: A educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

BRASIL. Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica Fenaceb. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/fenaceb.pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.

CARVALHO, T. S.; MOTA, D. M.; SAAB, F. Utilização do software IRaMuTeQ na análise de contribuições da sociedade em processo regulatório conduzido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Vigilância Sanitária em Debate, v. 8, n. 1, p. 10-21, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5705/570566590003/html/. Acesso em: 16 ago. 2022.

CIPOLLA, L. E. Aprendizagem baseada em projetos: A educação diferenciada para o século XXI. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de janeiro, v. 17, n. 3, p. 567-585, 2016. Disponível em: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/440/pdf. Acesso em: 16 ago. 2022.

LEFEVRE, F.; LEFEVRE, A. M. C. Depoimentos e discursos. Brasília, DF: Liberlivro, 2005.

MPOFU, V. A Theoretical Framework for Implementing STEM Education. In: FOMUNYAM, K. G. (ed.). Theorizing STEM Education in the 21st Century. 1. ed. London: IntechOpen, 2019. Disponível em: https://www.intechopen.com/chapters/68740. Acesso em: 13 ago. 2022.

RIBEIRO, F. A. S. Como Organizar uma Feira de Ciências. 1. ed. Rio Grande do Norte: Edufersa. 2018.

SANTOS, A. B. Feiras de Ciência: Um incentivo para desenvolvimento da cultura científica. Rev. Ciênc. Ext., v. 8, n. 2, p. 155-166, 2012. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/717. Acesso em: 16 ago. 2022.

TERÇARIOL, A. A. L.; MORETTI, A. A. S.; SOUZA, A. R. Clube de ciências e tecnologias interescolar: Uma experiência de internacionalização. Dialogia, São Paulo, n. 40, e21807, jan./abr. 2022. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21807/9554. Acesso em: 22 ago. 2022.

YAKMAN, G. What is the point of STE@M? – A Brief Overview. 2008. Disponível em: https://www.academia.edu/8113832/What_is_the_Point_of_STEAM_A_Brief_Overview_of_STEAM_Education. Acesso em: 14 ago. 2022.

YAKMAN. G. ST∑@M Education: An Overview of Creating a Model of Integrative Education. 2010. Disponível em: https://scholar.google.com/citations?user=GRdDL58AAAAJ&hl=en. Acesso em: 14 ago. 2022.

Publicado

04/05/2023

Como Citar

TERÇARIOL, A. A. de L.; HIGUCHI, A. K.; MORETTI, A. A. da S. Feira de ciências e tecnologias interescolar: Mostra de projetos STEAM e a Voz dos Estudantes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023024, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17160. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17160. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos