Avaliação das mudanças no ensino da radiologia odontológica adotadas durante a pandemia em todo o Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17252Palavras-chave:
COVID-19, Docentes, Ensino, Radiologia, OdontologiaResumo
Este estudo teve como objetivo caracterizar o ensino da Radiologia Odontológica no Brasil durante a pandemia da COVID-19. A metodologia foi desenvolvida a partir de um questionário on-line aplicado no período de maio a outubro de 2021, abordando quatro tópicos: perfil dos docentes, dificuldades encontradas no ensino durante o período pandêmico, aprendizados adquiridos em lecionar na pandemia e mudanças que permanecerão após o fim pandemia. A amostra foi caracterizada por 61 professores da área de Radiologia Odontológica que lecionam em pelo menos um dos três níveis de atuação em Escolas de Odontologia localizadas em todo o território brasileiro. A maioria dos docentes atuava no nível de graduação em capitais da região Sudeste, com carga horária entre 20 e 40 horas semanais. A pandemia trouxe diversos desafios ao ensino, que estimularam os docentes a implementarem novas estratégias de aprendizado que poderão continuar sendo efetivas mesmo após o fim da pandemia.
Downloads
Referências
BENNARDO, F. et al. COVID‐19 is a challenge for dental education—a commentary. European Journal of Dental Education, v. 24, n. 4, p. 822-824, 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/eje.12555?casa_token=z634V8ViEZYAAAAA:GlJQdkUBVIMYCMF1XmBxw95rBVglrftiLbolGwYpDTXchfH6NlC0JC8h0uhtxHQ8rfA06kSNqEVkM7Rb. Acesso em: 11 jan. 2021.
CHANG, T.Y. et al. Innovation of dental education during COVID-19 pandemic. Journal of Dental Sciences, v. 16, n. 1, p. 15-20, 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1991790220301690. Acesso em: 20 set. 2022.
CRAL, W.C.; LIMA, C. A. S.; QUELUZ, D. P. COVID-19 and oral radiology. Imaging science in dentistry, v. 50, n. 2, p. 181-182, 2020. Disponível em: https://www.isdent.org/DOIx.php?id=10.5624/isd.2020.50.2.181. Acesso em: 11 jan. 2021.
GROSSI, M. G. R.; MINODA, D. S. M.; FONSECA, R. G. P. Impacto da pandemia do COVID-19 na educação: Reflexos na vida das famílias. Teoria e Prática da Educação, v. 23, n. 3, p. 150-170, 2020. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/53672. Acesso em: 11 jan. 2021.
GUAN, W. et al. Clinical characteristics of 2019 novel coronavirus infection in China. MedRxiv, 2020. Disponível em: https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.02.06.20020974v1. Acesso em: 11 jan 2021
GURGEL, B. C. V. et al. COVID-19: Perspectives for the management of dental care and education. Journal of Applied Oral Science, v. 28, p. 1-9, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jaos/a/PnWmLvZFrvDSjbjLJkwCxCF/abstract/?lang=en. Acesso em: 11 jan. 2021.
HUSS, A. B. M. et al. A pandemia e a reformulação de um projeto de extensão sobre educação em saúde bucal: relato de um ano de experiência com mídias sociais. Revista da ABENO, v. 22, n. 2, p. 1695-1695, 2022. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1695. Acesso em: 20 set. 2022.
IYER, P.; AZIZ, K.; OJCIUS, D. M. Impact of COVID‐19 on dental education in the United States. Journal of Dental Education, v. 84, n. 6, p. 718-722, 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/jdd.12163?casa_token=mX8fJF0BdzIAAAAA:ycFkGOU7q3EEgdzqSOb7-8QBA4KcN5K5_Y30fr_un36OJz_ro3YkgIRIHFTU3WPMFNoYNMYsy702TxCm. Acesso em: 20 set. 2022.
LANA, R. M. et al. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, e00019620, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/sHYgrSsxqKTZNK6rJVpRxQL/. Acesso em: 11 jan. 2021.
LOLLOBRIGIDA, M. et al. Student Evaluation of Distance Learning during the COVID-19 Pandemic: A Cross-Sectional Survey on Medical, Dental, and Healthcare Students at Sapienza University of Rome. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 19, n. 16, p. 10351, 2022. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/19/16/10351. Acesso em: 20 set. 2022.
MENG, L.; HUA, F.; BIAN, Z. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): Emerging and future challenges for dental and oral medicine. Journal of Dental Research, v. 99, n. 5, p. 481-487, 2020. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0022034520914246. Acesso em: 11 jan. 2021.
MORAES, D. C. et al. Atendimento odontológico em tempos de COVID-19: Compartilhando boas práticas protetivas e de biossegurança. Journal of Dentistry & Public Health (inactive/archive only), v. 11, n. 1, p. 73-82, 2020. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/odontologia/article/view/3053. Acesso em: 11 jan. 2021.
PONTUAL, M. L. A. et al. Challenges in oral radiology teaching during COVID-19 pandemic. Dentomaxillofacial Radiology, v. 49, n. 5, p. 20200178, 2020. Disponível em: https://www.birpublications.org/doi/full/10.1259/dmfr.20200178. Acesso em: 11 jan. 2021.
RAVI, R. C. Lockdown of colleges and universities due to COVID-19: Any impact on the educational system in India? Journal of Education and Health Promotion, v. 9, p. 1-3, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7530414/. Acesso em: 20 set. 2022.
RECH, G. Z.; PESCADOR, C. M. Remote learning in times of pandemics: COVID-19 and its implications on teacher-student relationship - a freirean perspective. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, n. esp. 2, p. 1264-1278, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16075/14019. Acesso em: 20 set 2022
SAKI, M.; HASELI, S.; IRANPOUR, P. Oral radiology center as a potential source of COVID-19 transmission; points to consider. Academic Radiology, v. 27, n. 7, p. 1047-1048, 2020. Disponível em: https://www.academicradiology.org/article/S1076-6332(20)30269-5/fulltext. Acesso em: 11 jan. 2021.
SAN MARTIN, A. S. et al. Distribution of dental schools and dentists in Brazil: an overview of the labor market. Revista da ABENO, v. 18, n. 1, p. 63-73, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Luiz-Chisini/publication/324074841_Distribution_of_Dental_Schools_and_dentists_in_Brazil_an_overview_of_the_labor_market/links/5ac214e4aca27222c75c0116/Distribution-of-Dental-Schools-and-dentists-in-Brazil-an-overview-of-the-labor-market.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.
SCHLENZ, M. A. et al. Students’ and lecturers’ perspective on the implementation of online learning in dental education due to SARS-CoV-2 (COVID-19): A cross-sectional study. BMC Medical Education, v. 20, n. 1, p. 1-7, 2020. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-020-02266-3. Acesso em: 20 set. 2022.
TOMAZ, A. F. G.; DE ARAÚJO SILVA, D. N.; BORGES, R. E. A. Metodologias em EaD e suas Implicações no Ensino em Odontologia Durante a Pandemia da COVID-19: Revisão de Literatura. EaD em Foco, v. 11, n. 2, e1386, 2021. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1386. Acesso em: 19 nov. 2021.
TOMLINSON, J. et al. How does tele-learning compare with other forms of education delivery? A systematic review of tele-learning educational outcomes for health professionals. New South Wales Public Health Bulletin, v. 24, n. 2, p. 70-75, 2013. Disponível em: https://www.publish.csiro.au/nb/nb12076. Acesso em: 20 set. 2022.
VELAVAN, T. P.; MEYER, C. G. The COVID‐19 epidemic. Tropical Medicine & International Health, v. 25, n. 3, p. 278, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7169770/. Acesso em: 11 jan. 2021.
ZAWAWI, K. H. et al. Reliability of didactic grades to predict practical skills in an undergraduate dental college in Saudi Arabia. Advances in Medical Education and Practice, v. 6, p. 259, 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4386792/. Acesso em: 20 set. 2022.
ZIMMER, R. et al. Experiências e percepções de discentes e docentes de odontologia sobre as aulas remotas durante a pandemia de COVID-19. Revista da ABENO, v. 21, n. 1, p. 1165, 2021. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1165. Acesso em: 14 abr. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lizandra Gonzaga Rodrigues, Isabela de Castro Ribeiro, Flávio Ricardo Manzi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.