Avaliação das mudanças no ensino da radiologia odontológica adotadas durante a pandemia em todo o Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17252

Palavras-chave:

COVID-19, Docentes, Ensino, Radiologia, Odontologia

Resumo

Este estudo teve como objetivo caracterizar o ensino da Radiologia Odontológica no Brasil durante a pandemia da COVID-19. A metodologia foi desenvolvida a partir de um questionário on-line aplicado no período de maio a outubro de 2021, abordando quatro tópicos: perfil dos docentes, dificuldades encontradas no ensino durante o período pandêmico, aprendizados adquiridos em lecionar na pandemia e mudanças que permanecerão após o fim pandemia. A amostra foi caracterizada por 61 professores da área de Radiologia Odontológica que lecionam em pelo menos um dos três níveis de atuação em Escolas de Odontologia localizadas em todo o território brasileiro. A maioria dos docentes atuava no nível de graduação em capitais da região Sudeste, com carga horária entre 20 e 40 horas semanais. A pandemia trouxe diversos desafios ao ensino, que estimularam os docentes a implementarem novas estratégias de aprendizado que poderão continuar sendo efetivas mesmo após o fim da pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lizandra Gonzaga Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica

Mestranda em Odontologia.

Isabela de Castro Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica

Graduanda em Odontologia.

Flávio Ricardo Manzi, Pontifícia Universidade Católica

Professor adjunto IV. Doutorado em Radiologia Odontológica (UNICAMP).

Referências

BENNARDO, F. et al. COVID‐19 is a challenge for dental education—a commentary. European Journal of Dental Education, v. 24, n. 4, p. 822-824, 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/eje.12555?casa_token=z634V8ViEZYAAAAA:GlJQdkUBVIMYCMF1XmBxw95rBVglrftiLbolGwYpDTXchfH6NlC0JC8h0uhtxHQ8rfA06kSNqEVkM7Rb. Acesso em: 11 jan. 2021.

CHANG, T.Y. et al. Innovation of dental education during COVID-19 pandemic. Journal of Dental Sciences, v. 16, n. 1, p. 15-20, 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1991790220301690. Acesso em: 20 set. 2022.

CRAL, W.C.; LIMA, C. A. S.; QUELUZ, D. P. COVID-19 and oral radiology. Imaging science in dentistry, v. 50, n. 2, p. 181-182, 2020. Disponível em: https://www.isdent.org/DOIx.php?id=10.5624/isd.2020.50.2.181. Acesso em: 11 jan. 2021.

GROSSI, M. G. R.; MINODA, D. S. M.; FONSECA, R. G. P. Impacto da pandemia do COVID-19 na educação: Reflexos na vida das famílias. Teoria e Prática da Educação, v. 23, n. 3, p. 150-170, 2020. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/53672. Acesso em: 11 jan. 2021.

GUAN, W. et al. Clinical characteristics of 2019 novel coronavirus infection in China. MedRxiv, 2020. Disponível em: https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.02.06.20020974v1. Acesso em: 11 jan 2021

GURGEL, B. C. V. et al. COVID-19: Perspectives for the management of dental care and education. Journal of Applied Oral Science, v. 28, p. 1-9, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jaos/a/PnWmLvZFrvDSjbjLJkwCxCF/abstract/?lang=en. Acesso em: 11 jan. 2021.

HUSS, A. B. M. et al. A pandemia e a reformulação de um projeto de extensão sobre educação em saúde bucal: relato de um ano de experiência com mídias sociais. Revista da ABENO, v. 22, n. 2, p. 1695-1695, 2022. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1695. Acesso em: 20 set. 2022.

IYER, P.; AZIZ, K.; OJCIUS, D. M. Impact of COVID‐19 on dental education in the United States. Journal of Dental Education, v. 84, n. 6, p. 718-722, 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/jdd.12163?casa_token=mX8fJF0BdzIAAAAA:ycFkGOU7q3EEgdzqSOb7-8QBA4KcN5K5_Y30fr_un36OJz_ro3YkgIRIHFTU3WPMFNoYNMYsy702TxCm. Acesso em: 20 set. 2022.

LANA, R. M. et al. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, e00019620, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/sHYgrSsxqKTZNK6rJVpRxQL/. Acesso em: 11 jan. 2021.

LOLLOBRIGIDA, M. et al. Student Evaluation of Distance Learning during the COVID-19 Pandemic: A Cross-Sectional Survey on Medical, Dental, and Healthcare Students at Sapienza University of Rome. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 19, n. 16, p. 10351, 2022. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/19/16/10351. Acesso em: 20 set. 2022.

MENG, L.; HUA, F.; BIAN, Z. Coronavirus disease 2019 (COVID-19): Emerging and future challenges for dental and oral medicine. Journal of Dental Research, v. 99, n. 5, p. 481-487, 2020. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0022034520914246. Acesso em: 11 jan. 2021.

MORAES, D. C. et al. Atendimento odontológico em tempos de COVID-19: Compartilhando boas práticas protetivas e de biossegurança. Journal of Dentistry & Public Health (inactive/archive only), v. 11, n. 1, p. 73-82, 2020. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/odontologia/article/view/3053. Acesso em: 11 jan. 2021.

PONTUAL, M. L. A. et al. Challenges in oral radiology teaching during COVID-19 pandemic. Dentomaxillofacial Radiology, v. 49, n. 5, p. 20200178, 2020. Disponível em: https://www.birpublications.org/doi/full/10.1259/dmfr.20200178. Acesso em: 11 jan. 2021.

RAVI, R. C. Lockdown of colleges and universities due to COVID-19: Any impact on the educational system in India? Journal of Education and Health Promotion, v. 9, p. 1-3, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7530414/. Acesso em: 20 set. 2022.

RECH, G. Z.; PESCADOR, C. M. Remote learning in times of pandemics: COVID-19 and its implications on teacher-student relationship - a freirean perspective. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, n. esp. 2, p. 1264-1278, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16075/14019. Acesso em: 20 set 2022

SAKI, M.; HASELI, S.; IRANPOUR, P. Oral radiology center as a potential source of COVID-19 transmission; points to consider. Academic Radiology, v. 27, n. 7, p. 1047-1048, 2020. Disponível em: https://www.academicradiology.org/article/S1076-6332(20)30269-5/fulltext. Acesso em: 11 jan. 2021.

SAN MARTIN, A. S. et al. Distribution of dental schools and dentists in Brazil: an overview of the labor market. Revista da ABENO, v. 18, n. 1, p. 63-73, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Luiz-Chisini/publication/324074841_Distribution_of_Dental_Schools_and_dentists_in_Brazil_an_overview_of_the_labor_market/links/5ac214e4aca27222c75c0116/Distribution-of-Dental-Schools-and-dentists-in-Brazil-an-overview-of-the-labor-market.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.

SCHLENZ, M. A. et al. Students’ and lecturers’ perspective on the implementation of online learning in dental education due to SARS-CoV-2 (COVID-19): A cross-sectional study. BMC Medical Education, v. 20, n. 1, p. 1-7, 2020. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-020-02266-3. Acesso em: 20 set. 2022.

TOMAZ, A. F. G.; DE ARAÚJO SILVA, D. N.; BORGES, R. E. A. Metodologias em EaD e suas Implicações no Ensino em Odontologia Durante a Pandemia da COVID-19: Revisão de Literatura. EaD em Foco, v. 11, n. 2, e1386, 2021. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1386. Acesso em: 19 nov. 2021.

TOMLINSON, J. et al. How does tele-learning compare with other forms of education delivery? A systematic review of tele-learning educational outcomes for health professionals. New South Wales Public Health Bulletin, v. 24, n. 2, p. 70-75, 2013. Disponível em: https://www.publish.csiro.au/nb/nb12076. Acesso em: 20 set. 2022.

VELAVAN, T. P.; MEYER, C. G. The COVID‐19 epidemic. Tropical Medicine & International Health, v. 25, n. 3, p. 278, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7169770/. Acesso em: 11 jan. 2021.

ZAWAWI, K. H. et al. Reliability of didactic grades to predict practical skills in an undergraduate dental college in Saudi Arabia. Advances in Medical Education and Practice, v. 6, p. 259, 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4386792/. Acesso em: 20 set. 2022.

ZIMMER, R. et al. Experiências e percepções de discentes e docentes de odontologia sobre as aulas remotas durante a pandemia de COVID-19. Revista da ABENO, v. 21, n. 1, p. 1165, 2021. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1165. Acesso em: 14 abr. 2022.

Publicado

16/08/2023

Como Citar

RODRIGUES, L. G.; RIBEIRO, I. de C.; MANZI, F. R. Avaliação das mudanças no ensino da radiologia odontológica adotadas durante a pandemia em todo o Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023057, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17252. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17252. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas