Educação Infantil e Criança Indígena

Uma leitura de “Mundo Matemático” possível a partir das brincadeiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17256

Palavras-chave:

Educação Infantil, Interculturalidade, Criança Indígena, Brincadeiras, Etnomatemática

Resumo

O artigo objetiva relatar resultados de um projeto extensionista que promoveu diálogos sobre Interculturalidade e Etnomatemática a partir de interações com professoras de crianças de 4 a 5 anos e 11 meses. A metodologia, de natureza interventiva, considera o trabalho colaborativo como ponto emergente de indicadores para atuação junto aos povos originários, em Mato Grosso do Sul (MS), no contexto de uma experiência de formação continuada na perspectiva de instrumentalizar a prática pedagógica para atuação com a linguagem matemática no atendimento à criança indígena. Realizamos estudos, reflexões, planejamentos e validação de propostas que valorizam a brincadeira indígena como forma de recriação das experiências infantis em sua leitura de mundo. Implementar ações voltadas à valorização dos saberes indígenas, em prol de uma formação que encara a diferença como peça fundamental da inclusão social, representa o fortalecimento das identidades étnicas no cenário histórico-político-social brasileiro e é tema emergente para a Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH/UFSCar); Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSCar) – Linha de Pesquisa “Educação em Ciências e Matemática”; Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCT/UNESP.

Fernando Schlindwein Santino, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando em Educação pelo PPGE/UFSCar – Linha de Pesquisa “Educação em Ciências e Matemática”.

Danielle Abreu Silva, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação pelo PPGE/UFSCar – Linha de Pesquisa “Educação em Ciências e Matemática”.

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Publicado

09/10/2023

Como Citar

CIRÍACO, K. T.; SANTINO, F. S.; SILVA, D. A. Educação Infantil e Criança Indígena: Uma leitura de “Mundo Matemático” possível a partir das brincadeiras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023092, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17256. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17256. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos