Currículo Alfamed de formação de professores em Educação Midiática

Por uma ressignificação do currículo UNESCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17648

Palavras-chave:

Educação midiática, Currículo, Formação de professores, UNESCO

Resumo

Partindo da premissa de que, para além de ler criticamente, é preciso construir criticamente segundo princípios ideológicos e culturais que respeitem o Outro e seu lugar no mundo, este artigo relata o percurso de construção do Currículo Alfamed de formação de professores em educação midiática. Embora tenha partido da ideia de revisar o Guia Unesco de Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), o material acabou se configurando como uma ressignificação (e não revisão). O relato do percurso destaca a metodologia utilizada e discussões conceituais a ele relacionadas. As considerações finais retomam os pressupostos iniciais e explicitam o caráter dinâmico, participativo e aberto do material.

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Biografia do Autor

Vanessa Matos dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Docente da Faculdade de Educação (FACED). Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) e Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE).

Ignacio Aguaded, Universidad de Huelva

Professor titular de Educação e Comunicação. Editor-Chefe da Revista “Comunicar” (CAPES A1, Scopus Q1). Coordenador do Programa Interuniversitário de Doutorado em Comunicação entre a Universidade de Huelva, Universidade de Sevilla, Universidade de Málaga e Universidade de Cádiz. Diretor do grupo de pesquisa “Ágora”. Presidente do coletivo grupo Comunicar e da Rede Alfamed. Doutorado em Educação (HUEVA-Espanha).

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Publicado

26/12/2023

Como Citar

SANTOS, V. M. dos; AGUADED, I. Currículo Alfamed de formação de professores em Educação Midiática: Por uma ressignificação do currículo UNESCO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023154, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17648. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17648. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos