Da formação docente ao conhecimento pertinente na prática pedagógica

Um compromisso com o contexto e com os objetivos de desenvolvimento sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17767

Palavras-chave:

Formação docente, Prática pedagógica, Conhecimento pertinente, Contexto, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Resumo

Este estudo tem como objetivo mapear evidências de valorização do conhecimento pertinente em pesquisas de pós-graduação stricto sensu que vinculam a formação docente à prática pedagógica. Trata-se de um estudo de revisão que prioriza a pesquisa bibliográfica e a abordagem qualitativa, no qual foram utilizados os descritores “formação docente”, “prática pedagógica” e “conhecimento pertinente” na seleção de estudos disponibilizados no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Os resultados denotam especial atenção com conhecimentos pertinentes expressados na preocupação com o atendimento a demandas locais ainda durante as formações docentes. Observa-se também alguma proximidade de parte das pesquisas com demandas globais, ainda que isso não seja declarado explicitamente nos estudos. Contudo, não há referência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas pesquisas analisadas, confirmando uma questão a ser abordada nas políticas de formação docente no contexto brasileiro, porque esses objetivos expressam necessidades planetárias que não podem mais ser desconsideradas na prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Coordenadora e professora do Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB). Doutorado em Psicologia (UFSC). Pós-doutorado (UB-Espanha).

Adelcio Machado dos Santos, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Professor do Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB) e do Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS). Pós-doutorado em Gestão do Conhecimento (UFSC).

Cristina Pereira Vieira de Liz, Rede Municipal de Ensino de Massaranduba

Gestora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alto Luís Alves. Mestrado Profissional em Educação Básica (UNIARP).

Ramón Garrote Jurado, Universidade de Borås

Docente pesquisador. Doutorado em Educação (EU-Estocolmo).

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Publicado

22/11/2023

Como Citar

ZWIEREWICZ, M.; SANTOS, A. M. dos; LIZ, C. P. V. de; GARROTE JURADO, R. Da formação docente ao conhecimento pertinente na prática pedagógica: Um compromisso com o contexto e com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023106, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17767. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17767. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas