Atualização de competências pedagógicas para professores em ambientes virtuais de pós-graduação em Ensino Superior no Chile

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17894

Palavras-chave:

Inovação em educação, TIC, Metodologias ativas digitais, Educação Superior, Competências pedagógicas

Resumo

O presente projeto de pesquisa buscou conhecer as competências pedagógicas dos professores da pós-graduação em Docência para o Ensino Superior, e após a análise, produzir um portal de recursos didáticos audiovisuais que promovesse a inovação nos docentes e a efetivação do perfil de aprendizagem voltado ao estudante da Universidade Andrés Belo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa para identificar as competências básicas dos professores e, com base nos resultados foram elaborados recursos adequados para fortalecer a formação dos professores, sendo eles, podcast, cápsulas de vídeo e infográfico. De acordo com o questionário e análise dos resultados obtidos na avaliação dos especialistas que aprovaram em 90% e por parte dos docentes (100%), concluiu-se que a aquisição de competências digitais tem favorecido a prática docente dos alunos da pós-graduação, melhorando suas estratégias de ensino, sua práxis e facilitando a aquisição de aprendizado por seus alunos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juan Pablo Catalán, Universidad Andrés Bello

 

Perquisador Acadêmico (Pós-Graduação em Gestão Faculdade de Educação e Ciências Sociais).

Estela Pérez, Universidad de Santiago de Chile

Professora Adjunta (Departamento de Ciências Biológicas, Faculdade de Ciências da Vida).

Referências

BERNASCONI, A. et al. Aseguramiento de la calidad y la nueva Ley de Educación Superior. Temas de la Agenda Pública, Centro de Políticas Públicas UC, v. 15, n. 125, p. 1-14, 2020.

BRUNO A.; DELL’AVERSANA, G. Reflective practicum in higher education: The influence of the learning environment on the quality of learning. Assessment and Evaluation in Higher Education, v. 43, n. 3, p. 348-358, 2018.

FERNÁNDEZ MÁRQUEZ, E. et al. La competencia digital en la docencia universitaria. Barcelona, España: Ediciones OCTAEDRO, S.L., 2019.

GIL-QUINTANA, J. (coord.). Píldoras de Innovación Educativa en contextos universitarios. Una perspectiva desde la Investigación-Acción. Barcelona, España: Ediciones OCTAEDRO, S.L., 2023.

GÓMEZ-TRIGUEROS, I. M.; PONSODA, S.; DÍEZ, R. Towards an Insertion of Technologies: The Need to Train in Digital Teaching Competence. International and Multidisciplinary Journal of Social Sciences, v. 10, n. 3, p. 64-87, 2021.

HIDALGO NAVARRETE, J.; ALIAGA ZEGARRA, S. E. Análisis de las estrategias didácticas para el diseño, selección, producción, utilización y validación de recursos educativos audiovisuales interactivos en una institución educativa. estudio inicial. Revista Electrónica De Investigación y Docencia (REID), n. 23, p. 79–98, 2020.

HUESO-ROMERO, J. J. et al. The Social and Transfer Massive Open Online Course: Post-Digital Learning. Future Internet, v. 13, n. 5, p. 119, 2021.

JALENIAUSKIENE, E.; KASPERIUNIENE, J. Infographics in higher education: A scoping review. E-Learning and Digital Media, v. 20, n. 2, p. 191–206, 2023.

JANDRIĆ, P. et al. Ciencia postdigital y educación. Communiars. Revista de Imagen, Artes y Educación Crítica y Social, n. 2, p. 11-21, 2019.

LEVY, E.; MORANDI, G. Formación docente universitaria. Un desafío postergado. Colección Que se Pinte de Pueblo. Buenos Aires, Argentina: CLACSO, IEC-CONADU, 2022.

MARINO-JIMÉNEZ, M.; TORRES-RAVELLO, C.; VALDIVIA-LLERENA, G. Educación y medios audiovisuales: una reflexión sistémica para su implementación, fortalecimiento y sostenibilidad. Propósitos y Representaciones, v. 8, n. 1, e438, 2020.

NÚÑEZ-ROJAS, N. et al. Formación de competencias docentes desde la investigación-acción. Formación Universitaria, v. 14, n. 4, p. 133-142, 2021.

PÉREZ, E.; CATALÁN, J. P. Propuesta Docente implementando las TIC con metodologías activo-participativas en la asignatura Biología Celular para Enfermería. RIIED, v. 3, n. 1, p. 11-22, 2022.

ROIG-VILA, R. (Ed.). La docencia en la Enseñanza Superior. Nuevas aportaciones desde la investigación e innovación educativas. Barcelona, España: Ediciones OCTAEDRO, S.L., 2020.

SETHI, N.; LETTELLEIR, J.; MAYS, K. A. Incorporation of podcast as an adjunctive study material for national board examination: A preliminary study. J Dent Educ., v. 87, p. 1042–1046, 2023.

SIMON DOLZ, Y. Methodology for the use of didactic infographics in the postgraduate pedagogical process of the center for the study of technologies and systems. Conrado, Cienfuegos, v. 16, n. 74, p. 12-21, 2020.

VIÑOLES-COSENTINO, V., SÁNCHEZ-CABALLÉ, A.; ESTEVE-MON, F. M. Desarrollo de la competencia digital docente en contextos universitarios. Una revisión sistemática, REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 20, n. 2, p. 11-27, 2022.

YZIDI, F. Z. El podcast como herramienta creativa para desarrollar el aprendizaje y autoaprendizaje del E / LE. Trans, n. 23, 2019.

Publicado

11/09/2023

Como Citar

CATALÁN, J. P.; PÉREZ, E. Atualização de competências pedagógicas para professores em ambientes virtuais de pós-graduação em Ensino Superior no Chile. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023061, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17894. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17894. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos