Atualização de competências pedagógicas para professores em ambientes virtuais de pós-graduação em Ensino Superior no Chile
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17894Palavras-chave:
Inovação em educação, TIC, Metodologias ativas digitais, Educação Superior, Competências pedagógicasResumo
O presente projeto de pesquisa buscou conhecer as competências pedagógicas dos professores da pós-graduação em Docência para o Ensino Superior, e após a análise, produzir um portal de recursos didáticos audiovisuais que promovesse a inovação nos docentes e a efetivação do perfil de aprendizagem voltado ao estudante da Universidade Andrés Belo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa para identificar as competências básicas dos professores e, com base nos resultados foram elaborados recursos adequados para fortalecer a formação dos professores, sendo eles, podcast, cápsulas de vídeo e infográfico. De acordo com o questionário e análise dos resultados obtidos na avaliação dos especialistas que aprovaram em 90% e por parte dos docentes (100%), concluiu-se que a aquisição de competências digitais tem favorecido a prática docente dos alunos da pós-graduação, melhorando suas estratégias de ensino, sua práxis e facilitando a aquisição de aprendizado por seus alunos
Downloads
Referências
BERNASCONI, A. et al. Aseguramiento de la calidad y la nueva Ley de Educación Superior. Temas de la Agenda Pública, Centro de Políticas Públicas UC, v. 15, n. 125, p. 1-14, 2020.
BRUNO A.; DELL’AVERSANA, G. Reflective practicum in higher education: The influence of the learning environment on the quality of learning. Assessment and Evaluation in Higher Education, v. 43, n. 3, p. 348-358, 2018.
FERNÁNDEZ MÁRQUEZ, E. et al. La competencia digital en la docencia universitaria. Barcelona, España: Ediciones OCTAEDRO, S.L., 2019.
GIL-QUINTANA, J. (coord.). Píldoras de Innovación Educativa en contextos universitarios. Una perspectiva desde la Investigación-Acción. Barcelona, España: Ediciones OCTAEDRO, S.L., 2023.
GÓMEZ-TRIGUEROS, I. M.; PONSODA, S.; DÍEZ, R. Towards an Insertion of Technologies: The Need to Train in Digital Teaching Competence. International and Multidisciplinary Journal of Social Sciences, v. 10, n. 3, p. 64-87, 2021.
HIDALGO NAVARRETE, J.; ALIAGA ZEGARRA, S. E. Análisis de las estrategias didácticas para el diseño, selección, producción, utilización y validación de recursos educativos audiovisuales interactivos en una institución educativa. estudio inicial. Revista Electrónica De Investigación y Docencia (REID), n. 23, p. 79–98, 2020.
HUESO-ROMERO, J. J. et al. The Social and Transfer Massive Open Online Course: Post-Digital Learning. Future Internet, v. 13, n. 5, p. 119, 2021.
JALENIAUSKIENE, E.; KASPERIUNIENE, J. Infographics in higher education: A scoping review. E-Learning and Digital Media, v. 20, n. 2, p. 191–206, 2023.
JANDRIĆ, P. et al. Ciencia postdigital y educación. Communiars. Revista de Imagen, Artes y Educación Crítica y Social, n. 2, p. 11-21, 2019.
LEVY, E.; MORANDI, G. Formación docente universitaria. Un desafío postergado. Colección Que se Pinte de Pueblo. Buenos Aires, Argentina: CLACSO, IEC-CONADU, 2022.
MARINO-JIMÉNEZ, M.; TORRES-RAVELLO, C.; VALDIVIA-LLERENA, G. Educación y medios audiovisuales: una reflexión sistémica para su implementación, fortalecimiento y sostenibilidad. Propósitos y Representaciones, v. 8, n. 1, e438, 2020.
NÚÑEZ-ROJAS, N. et al. Formación de competencias docentes desde la investigación-acción. Formación Universitaria, v. 14, n. 4, p. 133-142, 2021.
PÉREZ, E.; CATALÁN, J. P. Propuesta Docente implementando las TIC con metodologías activo-participativas en la asignatura Biología Celular para Enfermería. RIIED, v. 3, n. 1, p. 11-22, 2022.
ROIG-VILA, R. (Ed.). La docencia en la Enseñanza Superior. Nuevas aportaciones desde la investigación e innovación educativas. Barcelona, España: Ediciones OCTAEDRO, S.L., 2020.
SETHI, N.; LETTELLEIR, J.; MAYS, K. A. Incorporation of podcast as an adjunctive study material for national board examination: A preliminary study. J Dent Educ., v. 87, p. 1042–1046, 2023.
SIMON DOLZ, Y. Methodology for the use of didactic infographics in the postgraduate pedagogical process of the center for the study of technologies and systems. Conrado, Cienfuegos, v. 16, n. 74, p. 12-21, 2020.
VIÑOLES-COSENTINO, V., SÁNCHEZ-CABALLÉ, A.; ESTEVE-MON, F. M. Desarrollo de la competencia digital docente en contextos universitarios. Una revisión sistemática, REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 20, n. 2, p. 11-27, 2022.
YZIDI, F. Z. El podcast como herramienta creativa para desarrollar el aprendizaje y autoaprendizaje del E / LE. Trans, n. 23, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Juan Pablo Catalán Cueto, Estela Pérez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.