Formação continuada docente

As perspectivas dos professores na pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.17908

Palavras-chave:

Formação de Professores, Formação Continuada, Pandemia, COVID-19

Resumo

A formação continuada desponta como um dos elementos fundamentais para qualificar os processos educativos realizados no âmbito escolar. Assim, o presente estudo tematiza a importância da formação continuada docente no contexto da pandemia da COVID-19. Diante disso, considera-se como pergunta norteadora do estudo quais as contribuições da formação continuada para o desenvolvimento profissional docente em tempos de distanciamento social? Para responder ao questionamento, realizou-se uma pesquisa de campo, inspirada nos princípios da abordagem qualitativa, com sete professoras de uma escola pública estadual, situada na região da AMESC. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados analisados indicam que muito ainda precisa ser feito para que a formação continuada seja compreendida por escolas, mantenedoras, gestores e professores. É preciso que o coletivo dos educadores se aproprie de seus processos formativos de modo a se tornarem sujeitos do processo.

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Biografia do Autor

Ricardo Luiz Bittencourt, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutor em Educação. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Vinicius Vieira dos Santos, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Graduado em Pedagogia. Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas, Saberes e Práticas de Formação de Professores.

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Publicado

18/03/2024

Como Citar

BITTENCOURT, R. L.; SANTOS, V. V. dos. Formação continuada docente: As perspectivas dos professores na pandemia da COVID-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024035, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.17908. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17908. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos

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