Extensão universitária e financiamento de projetos relacionados à Educação Física na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.17909Palavras-chave:
Financiamento, Projetos, Extensão Universitária, Educação Física, EsporteResumo
Objetivou investigar o financiamento de projetos de extensão na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Trata de pesquisa exploratória, documental, longitudinal retrospectiva, quantitativa. Foram analisados editais de financiamento (2010-2021), sendo os valores em reais corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor. Foram financiados de 1.535 projetos de extensão, se destacando 2010 (13.49%) e 2017 (11.96%) em número de projetos, com declínio a partir de 2018. No que concerne aos valores financiados, 2017 (R$799.046,69) e 2018 (R$909.244,62) apresentaram os melhores resultados e em 2019 (R$ 317.075,88) e 2021 (R$77.099,48), elevado declínio. Em relação aos temas vinculados à Educação Física, 5.60% projetos foram contemplados, com destaque ao esporte quando comparado a saúde, atividade física de lazer e ao lazer. Conclui-se que o financiamento de projetos de extensão perpassou por oscilações, estando os temas relacionados a Educação Física presentes, embora em pequena percentagem.
Downloads
Referências
ANDRADE, R. M. M.; MOROSINI, M. C.; LOPES, D. O. A extensão universitária na perspectiva da universidade do encontro. Em Aberto, [S.I], v. 32, n. 106, p. 117-131, 2019. DOI: 10.24109/2176-6673.emaberto.32i106.4470. Disponível em: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4229. Acesso em: 10 jun. 2022.
ARRUDA-BARBOSA, L.; SALES, M. C.; SOUZA, I. L. L.; GONDIM-SALES, A. F.; SILVA, G. C. N.; LIMA-JÚNIOR, M. M. Extensão como ferramenta de aproximação da universidade com o ensino médio. Caderno de pesquisa, [S.I], v. 49, n. 174, p. 316-327, 2019. DOI: 10.1590/198053146465. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/FYkF49Sc8pFmvQR68z3dyhg/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Constituição Federal Brasileira. Brasília, DF: Presidência da República, Casa Civil, 1988.
BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, seção 1, p. 27833, 1996.
BRASIL. Diagnóstico Nacional do Esporte. Brasília, DF: Ministério do Esporte, 2015. Disponível em: http://arquivo.esporte.gov.br/diesporte/. Acesso em: 15 dez. 2022.
BRASIL. Decreto n.° 9.741 de 29 de março de 2019. Altera o Decreto nº 9.711, de 15 de fevereiro de 2019, que dispõe sobre a programação orçamentária e financeira, estabelece o cronograma mensal de desembolso do Poder Executivo federal para o exercício de 2019 e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, seção 1, p. 1, 2019.
BRASIL. Decreto n.º 10.686, de 22 de abril de 2021. Dispõe sobre o bloqueio de dotações orçamentárias primárias discricionárias e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF, seção 1, p. 24, 2021.
BRASIL. Decreto n.° 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Diário Oficial da União: Brasília, DF, seção 1, p. 2, 2017.
CAÑADAS, L. Aprendizaje-Servicio universitario en contextos de actividad física, educación física y deporte: una revisión sistemática. Educ Pesqui., [S.I], v. 47, p. e237446, 2021. DOI: 10.1590/S1678-4634202147237446. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/WsWWDJhY4WYPRwxRmwpWZkR/abstract/?lang=es. Acesso em: 20 jan. 2023.
CARVALHO, M. Manual do direito administrativo. Salvador, BA: JusPodivm, 2020.
CHIVA-BARTOLL, Ò.; CAPELLA-PERIS, C.; PALLARÈS-PIQUER, M. Investigación-acción sobre un programa de aprendizaje servicio en la didáctica de la educación física. Rev Investig Educ., [S.I], v. 36, n. 1, p. 277-293, 2018. DOI: 10.6018/rie.36.1.270581. Disponível em: https://revistas.um.es/rie/article/view/270581. Acesso em: 15 jan. 2023.
CORBATÓN-MARTÍNEZ, R.; MIRAVET, L. M.; PUIG, M. M.; GÓMEZ, J. G.; CHIVABARTOLL, Ó. Efectos académicos, culturales, participativos y de identidad del ApS en futuros maestros a través de la Educación Física. Profesorado, [S.I], v. 19, n. 1, p. 280-297, 2015. Disponível em: https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/18621. Acesso em: 11 dez. 2022.
DERHUN, F. M.; SCOLARI, G. A. S.; RISSARDO, L. K.; SALCI, M. A.; LLOBET, M. P.; CARREIRA, L. Contributions of university activities to active aging: grounded theory. Rev Esc Enferm USP, [S.I], v. 56, e20210237, 2022. DOI: 10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0237. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/XMs96p55TMxsbLg4LmJdsjC/. Acesso em: 11 jul. 2023.
DURHAN, E. R. A Autonomia Universitária: o Princípio Constitucional e suas implicações. São Paulo: Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior da USP, 1989.
ERICKSON, M.; HODGKISS, K.; KEY, J.; BROWN, G.; GOINS, R. T.; JONES, D. L. Participants' attitudes, opinions, and beliefs of a physical activity program in West Virginia. Journal of Extension, [S.I], v. 48, n. 3, 2010. Disponível em: https://archives.joe.org/joe/2010june/rb3.php. Acesso em: 18 nov. 2022.
GALLAWAY, P. J.; HONGU, N. Physical Activity: A Tool for Improving Health (Part 1— Biological Health Benefits). Journal of Extension, [S.I], v. 53, n. 6. 2015. Disponível em: https://tigerprints.clemson.edu/joe/vol53/iss6/17/. Acesso em: 12 jan. 2023.
GALVAN, C.; MEANEY, K.; GRAY, V. Examining the reciprocal nature of service-learning for underserved students and preservice teachers. J Teach Phys Educ., [S.I], v. 37, n. 4, p. 363-372, 2018. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/jtpe/37/4/article-p363.xml. Acesso em: 7 dez. 2022.
GIL, A. Métodos e técnicas e pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2010.
GONÇALVES, L. D.; BAHIA, S. H. A. Multicampi saúde da criança: contribuições extensionistas na formação médica no norte do Brasil. Saúde em Debate, [S.I], v. 46, n. especial, p. 260-269, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/DxbkxB5H4TqFGbN4pswvVhS/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.
GORDIA, A. P.; SANTOS, J.; SANTOS, A. J.; RIBAS, F. Q.; GALVÃO, H. S.; PEREIRA, M. M.; SANTOS, D. F. C.; QUADROS, T. M. B. Relação entre o perfil de adesão e as barreiras para a permanência no programa de extensão "yoga: awaken one". Arq. Ciências Saúde UNIPAR, [S.I], v. 26, n. 1, p. 33-45, 2022. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1362669. Acesso em: 15 jul. 2023.
HARDEN, S. M.; LINDSAY, A.; EVERETTE, A.; GUNTER, K. B. Systematic Review of Physical Activity Objectives in Extension Systematic Review of Physical Activity Objectives in Extension Strategic Plans: Findings and Implications for Improved Public Strategic Plans: Findings and Implications for Improved Public Health Impact. Journal of Extension, [S.I], v. 54, n. 5, 2016. DOI: 10.34068/joe.54.05.12. Disponível em: https://tigerprints.clemson.edu/joe/vol54/iss5/12. Acesso em: 11 nov. 2022.
HÜNING, S. M.; OLIVEIRA, E. C. S. Contribuições para uma formação em psicologia integrada à política de assistência social. Psicologia: Ciência e Profissão, [S.I], v. 42, e234060, 2022. DOI: 10.1590/1982-3703003234060. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/4TFjht8KCFp7sBqqLYc8Kgb/?lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2023.
MANOEL, E. J.; CARVALHO, Y. M. Pós-graduação na educação física brasileira: a atração (fatal) para a biodinâmica. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 389-406, p. 390-406, 2011. DOI: 10.1590/S1517-97022011000200012. Disponível em: 10.1590/S1517-97022011000200012. Acesso em: 15 jul. 2023.
PALUDO, A. V. Administração pública. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
PAULA, J. A. de. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S.I], v. 1, n. 1, p. 5–23, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18930. Acesso em: 15 jul. 2023.
PIGGIN, J. What is physical activity? A holistic definition for teachers, researchers and policy makers. Front Sports Act Living, [S.I], v. 2, p. 1-7, 2020. DOI: 10.3389/fspor.2020.00072. Disponível em: https://www. ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7739796/. Acesso em: 12 dez. 2022.
PRATES, E. R.; VIANA, H. B.; PRATES, E. M. O.; LANDIM, A. Extensão, Pesquisa e Ensino: Indissociáveis? Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital, [S.I], v. 22, n. 230, p. 12-4, 2017. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd230/ensino-pesquisa-e-extensao-indissociaveis.htm. Acesso em: 20 dez. 2022.
ROCHA, S. P.; PONTE NETO, O. A.; FARIAS, Q. L. T.; MACIEL, G. P.; SILVA, Í. A. B.; TEIXEIRA, J. I. S.; CAVALCANTE, A. S. P.; VASCONCELOS, M. I. O. A curricularização da extensão na graduação em saúde: a experiência de um curso de Enfermagem. Saúde Redes, [S.I], v. 5, n. 3, 275-283, 2019. DOI: 10.18310/2446-4813.2019v5n3p275-283. Disponível em: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/article/view/2440. Acesso em: 11 jul. 2023.
SAMPAIO, J.; FREITAS, L. G. Educação Superior: Princípios, Finalidades e Formação Continuada de Professores. In: J. SAMPAIO (ed). A indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Brasília: Editora Liber Livro LTDA, 2010. p.13-32.
SILVA, J. V. P. Avaliação do programa segundo tempo universitário em uma universidade federal em Campo Grande/MS/Brasil. Rev Bras Ciênc Esporte, [S.I], v. 43, p. e009621, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/H8rBJJCrhMgXZ4hZ4XYjN8w/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2022.
SILVA, N.; SILVA, G. H. G.; JULIO, R. S. Contribuições para a formação inicial de professores de matemática a partir de seu envolvimento em um projeto extensionista direcionado ao público idoso. Bolema, Rio Claro, v. 35, n. 70, p. 766-793, 2021. DOI: 10.1590/1980-4415v35n70a11. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/jqYvtMXB7jZhG9pQDS7cHSw/. Acesso em: 12 jul. 2023.
SOARES, A. K.; LAGES, I.; CHAGAS, M. V. S.; VITOR, P. R. R. Ação odontológica de extensão universitária em terras quilombolas: relato de experiência. Revista Saúde em Redes, [S.I], v. 8, n. 2, 2022. DOI: 10.18310/2446-4813.2022v8nsup2p69-83. Disponível em: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/article/view/3569. Acesso em: 16 jul. 2023.
SOUZA, S. M. O.; OLIVEIRA, B. C.; SILVA, C. S. E.; SOUSA, L. G. L. F.; SILVA, V. M. B.; PAIVA, S. S. C.; TORRES, M. V. Projeto de extensão de Pilates na percepção corporal de universitários: estudo qualitativo. Rev. Pesqui. Fisioter, [S.I], v. 9, n. 4, p. 480-486, 2019. DOI: 10.17267/2238-2704rpf.v9i4.2529. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/fisioterapia/article/view/2529. Acesso em: 13 jul. 2023.
SULAIMAN, S. N.; MOURA, R. B.; NOGUEIRA, F. R. Da geotecnia para a gestão participativa: uma análise crítica de projetos de extensão universitária com o foco na redução de risco de desastre. Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, [S.I], v. 14, e20210118, 2022. DOI: 10.1590/2175-3369.014.e20210118. Disponível em: https://www.scielo.br/j/urbe/a/MvYSJ7LtTqGXhjd9rN7kRpJ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 16 jul. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Emanuele Vasconcelos da Costa, Alex Caiçara de Albuquerque, Junior Vagner Pereira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.