O ingresso de mulheres nas universidades no Brasil (1940-1980)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18047

Palavras-chave:

História da Educação, Ensino Superior, Mulheres, Brasil, Recenseamento Geral

Resumo

O estudo teve por objetivo investigar como ocorreu o ingresso das mulheres nas instituições de Ensino Superior, no Brasil, no período compreendido entre 1940 e 1980. O período estudado coincide com a maior inserção das mulheres no mercado de trabalho e, em decorrência disso, da necessidade de preparo profissional. O recorte histórico estipulado abrange um período de quarenta anos e considera os dados disponibilizados pelos Recenseamentos Gerais dos anos de 1940 a 1980, no intuito de identificar a composição do quadro de discentes e docentes e os cursos mais frequentados por mulheres. A pesquisa tem caráter bibliográfico e documental. Os resultados evidenciaram que o ingresso de mulheres, como discentes ou docentes, no Ensino Superior, ocorreu de forma gradativa, sendo pouco observado nos censos de 1940 e 1950, vindo a crescer em 1960 e 1970 e, por fim, a quase igualar-se ao número de homens em 1980.

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Biografia do Autor

Alexandra Ferreira Martins Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutorado em Educação.

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Editora da Revista Diálogo Educacional (PUCPR). Doutorado em Educação (PUCPR).

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Publicado

26/10/2023

Como Citar

RIBEIRO, A. F. M.; VIEIRA, A. M. D. P. O ingresso de mulheres nas universidades no Brasil (1940-1980). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023100, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18047. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18047. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos