O ingresso de mulheres nas universidades no Brasil (1940-1980)
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18047Palavras-chave:
História da Educação, Ensino Superior, Mulheres, Brasil, Recenseamento GeralResumo
O estudo teve por objetivo investigar como ocorreu o ingresso das mulheres nas instituições de Ensino Superior, no Brasil, no período compreendido entre 1940 e 1980. O período estudado coincide com a maior inserção das mulheres no mercado de trabalho e, em decorrência disso, da necessidade de preparo profissional. O recorte histórico estipulado abrange um período de quarenta anos e considera os dados disponibilizados pelos Recenseamentos Gerais dos anos de 1940 a 1980, no intuito de identificar a composição do quadro de discentes e docentes e os cursos mais frequentados por mulheres. A pesquisa tem caráter bibliográfico e documental. Os resultados evidenciaram que o ingresso de mulheres, como discentes ou docentes, no Ensino Superior, ocorreu de forma gradativa, sendo pouco observado nos censos de 1940 e 1950, vindo a crescer em 1960 e 1970 e, por fim, a quase igualar-se ao número de homens em 1980.
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