Competências Socioemocionais no Novo Ensino Médio
Interlocução com as recomendações da OCDE
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18166Palavras-chave:
Reforma do Ensino Médio, Competências socioemocionais, BNCCEM, OCDEResumo
Este texto objetiva situar a estratégia de formação de competências socioemocionais como parte da educação do trabalhador produtivo para a sociedade contemporânea. Sistematizamos os elementos teóricos para interpretação do mundo do trabalho, considerando como categorias a reestruturação produtiva toyostista, a financeirização e suas consequências para ampliação do precariado (HARVEY, 1992; 2018; ASSAD, 2014; MÉSZÁROS, 2002; ALVES, 2007). Nossa metodologia consiste no estudo de documentos da OCDE e do Brasil (OCDE, 2014; 2015; 2017; 2022; BRASIL, 2018) para demonstrar que existe uma tentativa internacional de promover uma governança nas políticas educacionais de modo que institucionalizem o ensino de competências socioemocionais na escola. Ao cotejar documentos internacionais com a Base Nacional Curricular Comum do Ensino Médio (BNCCEM) e a legislação da reforma do Ensino Médio, concluímos que o Brasil tem se alinhado a esta perspectiva, ficando evidente uma tendência de formação escolar das capacidades de adaptação às situações adversas, responsabilização dos indivíduos quando estes não se encaixarem em vínculos empregatícios formais e o estímulo a empreender para buscar renda.
Downloads
Referências
ALVES, G. Dimensões da Reestruturação Produtiva: ensaios de sociologia do trabalho. 2. ed. Londrina, PR: Praxis; Bauru, SP: Canal 6, 2007.
ALVES, G. O que é o precariado? Blog Boitempo, 22 jul. 2013. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2013/07/22/. Acesso em: 12 jun. 2022.
ALVES, A.; KLAUS, V.; LOUREIRO, K. B. Do sonho à realização: pedagogia empreendedora, empresariamento da educação e racionalidade neoliberal. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 47, e226115, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/5JTnbbHtXwFWkKyq3mqbgNd/. Acesso em: 14 jul. 2023.
ANTUNES, R. Coronavírus: O trabalho sob fogo cruzado. São Paulo: Boitempo. 2020.
ASSAD, L. Precariado: uma nova classe social ou o proletariado que se transforma? Ciência e Cultura, São Paulo, v. 66, n. 3, p. 17-18, 2014. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v66n3/v66n3a09.pdf. Acesso em: 03 jul. 2022.
BRASIL. Lei n. 13.415 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 19 maio 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec. gov.br/wp-content/uploads/2018/04/ BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf. Acesso em: 01 maio 2023.
DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
DOLABELA, F. Pedagogia empreendedora. São Paulo: Cultura, 2003.
DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. São Paulo: Autores Associados, 2003
FERNANDES. F. Capitalismo Dependente e Classes Sociais na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
GUSMÃO, F. A. F.; SILVEIRA AMORIM, S. Dimensão da Desigualdade Educacional no Ensino Médio: uma reflexão com base no princípio de qualidade e equidade. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, 2022. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1942. Acesso em: 14 maio 2023.
HARVEY, D. A loucura da razão econômica: Marx e o capital no século XXI. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2018.
HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1992.
HIRATA, H. O(s) mundo(s) do trabalho: convergência e diversidade num contexto de mudança dos paradigmas produtivos. São Paulo, 1996. (mimeo).
KREIN, J. D.; BIAVASCHI, M. de B. Brasil: os movimentos contraditórios da regulação do trabalho nos anos 2000. Cuadernos del CENDES, v. 32, n. 89, p. 47-82, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/403/40344216004.pdf. Acesso em: 20 jun. 2022.
KUENZER. A. Trabalho e escola: a flexibilização do Ensino Médio no contexto do regime de acumulação flexível. In: Educação &Sociedade, Campinas, SP, v. 38, n. 139, p. 331-354, abr./jun. 2017.
MAGALHÃES, J. E. P. Competências Socioemocionais: gênese e incorporação de uma noção na política curricular e no Ensino Médio. e-Mosaicos, [S. l.], v. 10, n. 23, p. 62–84, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/46754. Acesso em: 21 maio 2023.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. 2. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
MÉSZÀROS, I. Para além do capital. São Paulo: Boitempo; Campinas, SP: UNICAMP, 2002.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Perspectiva de Competências OCDE 2013: primeiros resultados do estudo de competências de adultos / OCDE. São Paulo: Fundação Santillana, 2014. E-book.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Education Policy Outlook: Brasil. Paris: OECD Publishing, 2015.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Resumo de resultados nacionais do PISA 2015-BRASIL. 2016. Disponível em www//oced.org.edu/pisa. Acesso em: 19 jun. 2022.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Work on Education & Skills. Paris: OECD Publishing, 2017.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Beyond Academic Learning: first results from the survey of social and emotional skills. Disponível em: https://read.oecd-ilibrary.org/education/beyond-academic-learning_92a11084-en#page2. Acesso em: 21 maio 2023.
RODRIGUES, C. E. S. L. Habilidades Socioemocionais: a OCDE e seu projeto de governança educacional global. 2015. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/habilidades-socioemocionais-ocde-e-seu-projeto-de-governanca-educacional-global. Acesso em: 21 maio 2023.
SJOBERG, S. OECD. Pisa, and Globalization. The Influence of the International Assessment Regime. In: TIENKEN, C. H.; MULLEN, C. A. Education Policy Perils. Tackling the Tough Issues. New York: Routledge. 2016. p. 102–133.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria José Pires Barros Cardozo, Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares, Leandro Sartori
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.