O espaço educacional como materialização de concepções e princípios
Aportes para um debate necessário
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18195Palavras-chave:
Teorias educacionais, Espaços educacionais inovadores, Educação integralResumo
Como espaços educacionais contribuem para experiências de aprendizagem que favoreçam o ingresso na cultura letrada e para o desenvolvimento de instrumentos de acesso ao saber elaborado e sistematizado? Na perspectiva de teorias educacionais democráticas, argumentamos a favor de uma concepção de inovação que requer ruptura com aspectos da cultura escolar estabelecida e reinterpretação constante das teorias e práticas educacionais. Defendemos que a escola brasileira necessita de mudanças estruturais de concepções, postulados e espaços, para que se vivenciem concepções de educação e desenvolvimento já preconizadas, mas impossibilitadas pelo engessamento das estruturas simbólicas e dos edifícios escolares.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000.
AZEVEDO, F. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e dos Educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 30 maio 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Programa Mais Educação, [S. l.], 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2011-pdf/8145-e-passo-a-passo-mais-educacao-pdf. Acesso em: 10 maio2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 10 maio 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n. 2. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Brasília, DF: MEC, CNE, 2019. https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22019.pdf. Acesso em: 10 maio 2023.
CALDANA, V. L. São Paulo, Arquitetura e Educação. Disponível em: https://www.mackenzie.br/fileadmin/ARQUIVOS/Public/6-pos-graduacao/upm-higienopolis/mestrado-doutorado/arquitetura-urbanismo/6_Espa%C3%A7os_Educacionais_Inovadores_.pdf. Acesso em: 24 maio 2023.
DEWEY, J. Experiência e Educação. Tradução: Anísio Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
ESCOBAR, H. Sociedade Brasileira de Pediatria. Retorno Seguro nas Escolas. Escolas não deveriam abrir com os altos índices da covid-19, dizem pesquisadores. Jornal da USP, 2021. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/escolas-nao-deveriam-abrir-com-os-altos-indices-da-covid-19-dizem-pesquisadores/. Acesso em: 30 maio 2023.
ESCOLANO BENITO, A. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Campinas, SP: Alinea, 2017.
ESTEVES, C. M. Se essa rua fosse minha: relações da cidade com a educação na experiência paulistana. 2021. 267 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2021. Disponível em: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28544. Acesso em: 23 jun. 2023.
FRANGELLA, R.; DIAS, R. Os sentidos de docência na BNCC: efeitos para o currículo da Educação Básica e da formação/atuação de professores. Educação Unisinos, São Leopoldo, 22, n. 1, jan./mar. 2018. 7-15. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2018.221.01. Acesso em: 23 maio 2023.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GALIAN, C. V. A.; SILVA, R. Apontamentos para uma avaliação de currículos no Brasil: a BNCC em questão. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 30, n. 74, p. 508-535, maio/ago. 2019. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/5693. Acesso em: 23 jun. 2023.
GIOLO, J. Educação em tempo integral: resgatando elementos históricos e conceituais para o debate. In: MOLL, J. Caminhos da Educação Integral no Brasil: Direito a Outros Tempos e Espaços Educativos. [S. l.]: Penso, 2011. E-book.
MASCELLANI, M. N. Uma pedagogia para o trabalhador: o ensino vocacional como base para uma proposta pedagógica de capacitação profissional de trabalhadores desempregados (Programa Integrar CNM/CUT). 1999. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999
MOLL, J. Caminhos da Educação Integral no Brasil: Direito a Outros Tempos e Espaços Educativos. [S. l.]: Penso, 2011. E-book.
MONTOYA, A. O. D. Realidade, Conhecimento Físico e Conhecimento Social: Processos e Mecanismos Comuns de Construção. Schème, Marília, v. 5, n. esp. 40 a 64, 2013. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3221. Acesso em: 30 fev. 2023.
MOREIRA, M. A.; MASINI, E. A. F. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
NÓVOA, A. Devolver a formação de professores aos professores. Cadernos de Pesquisa em Educação, v. 18, n. 35, p. 11-22, jan./jun. 2021.
PACHECO, J. Inovar para mudar a escola. Porto: Porto Editora, 2019.
PIAGET, J. A equilibração das Estruturas Cognitivas-Problema Central do Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.
RIBEIRO, D. Educação como prioridade. São Paulo: Global, 2018.
RODRIGUES, L. Z.; PEREIRA, B.; MOHR, A. O Documento “Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica” (BNCFP): Dez Razões para Temer e Contestar a BNCFP1. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, jan./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/16205. Acesso em: 23 jun. 2023.
SACRISTÁN, G. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre, Artmed, 1998.
SANTOS, M. O espaço do cidadão. São Paulo: Ed. da USP, 2007. Disponível em: https://professor.ufrgs.br/dagnino/files/santos_milton_espaco_do_cidadao_2007.pdf. Acesso em: 30 abr.2023.
SILVA, C. A. P. Ambiente escolar: o currículo oculto maltratado. Revista Educação em Questão, v. 28, n. 14, p. 192-214, jan./jun. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4470/3661. Acesso em 02/06/2023.
TEIXEIRA, A. Valores proclamados e valores reais nas instituições escolares brasileiras. RBEP. Brasília, DF: MEC-Inep, 1983. p. 243-56. Disponível em: http://cremeja.org/a7/acervo-digital/colecao-educar/documentos/alfabetizacao-de-adultos/valores-proclamados-e-valores-reais-nas-instituicoes-escolares-brasileiras/. Acesso em: 30 maio 2023.
VALDEMARIN, V. T. Os sentidos e a experiência: professores, alunos e métodos de ensino. In: SAVIANI, D; ALMEIDA, J. S.; SOUZA, R. F.; VALDEMARIM, V. T. O legado educacional do Século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2017.
VIEIRA, M.M. S.; GALIAN, C. V. A. Modelo de professor – atribuições identitárias em políticas articuladas à Base Nacional Comum Curricular. Educação & Linguagem, v. 25, n. 1 p.127-150, jan./jun. 2022. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/EL/article/view/1037360. Acesso em: 04 ago. 2023.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 4. ed. Brasileira. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marili Moreira da Silva Vieira, Jaqueline Moll, Eduardo Castedo Abrunhosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.