DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA TRANSIÇÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA O MUNDO DO TRABALHO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18736Palavras-chave:
Educação de jovens e adultos, Educação inclusiva, Ingresso no mercado de trabalhoResumo
Este estudo analisa desafios e estratégias enfrentados por estudantes da Educação de Jovens e Adultos com necessidades específicas na busca por emprego. Guiada pela Declaração PRISMA, adota uma abordagem qualitativa para examinar estratégias destinadas a facilitar a transição desses estudantes para o trabalho formal. A análise teórica fundamenta-se nos princípios de autonomia do estudante e explora abordagens que integram aspectos socioeconômicos, políticos e culturais. A pesquisa identifica os obstáculos enfrentados por esses indivíduos na inserção profissional e as experiências positivas interventiva na promoção da inclusão social e da empregabilidade. Como resultado, são apresentadas recomendações, às quais não se limitam apenas à inclusão desses estudantes no mundo do trabalho, mas visam a sua valorização, reconhecendo suas competências e contribuições potenciais para a sociedade.
Downloads
Referências
ALMEIDA, B. O. D. Letramento digital no Zotero: uma experiência nos bacharelados interdisciplinares da UFBA. Orientador: André Luis Mattedi Dias. 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares) – Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2020.
BARBOSA, V. de S.; KELLER-FRANCO, E. Projeto EJA Interventiva: contribuições para as práticas e políticas curriculares inclusivas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp3, p. 2446–2470, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp3.14451. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14451. Acesso em: 15 mar. 2024.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) Contínua 2022 - Módulo "Pessoas com Deficiências". Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/20551-pessoas-com-deficiencia.html. Acesso em: 09 jun. 2023.
BUENO, O. M.; OLIVEIRA, R. de C. da S. Aprendizagem escolar de estudantes com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos (EJA): discussões e implicações. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 18, e21616, 2023. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092023000100136&lng=pt&nrm=iso. acessos em 15 mar. 2024.
CAMERON, L. A.; TONGE, B. J.; HOWLIN, P.; EINFELD, S. L.; STANCLIFFE, R. J.; GRAY, K. M. Social and community inclusion outcomes for adults with autism with and without intellectual disability in Australia. Journal of Intellectual Disability Research, [S. l.], v. 66, n. 7, p. 655–666, 1 jul. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1111/jir.12953. Acesso em: 15 mar. 2024.
DA SILVA, L. R. B. EJA Interventiva: Uma Perspectiva inclusiva para o mundo do trabalho. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 143-149, 2017. Disponível em: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/219/157. Acesso em: 15 mar. 2024.
DA SILVA, M. M.; SARAMAGO DE OLIVEIRA, G.; OLIVEIRA DA SILVA, G. A Pesquisa Bibliográfica Nos Estudos Científicos De Natureza Qualitativos. Revista Prisma, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 91-103, 25 dez. 2021. Disponível em: https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/45. Acesso em: 14 mar. 2024.
DI PIERRO, M. C.; JOIA, O.; RIBEIRO, V. M. Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. Cadernos CEDES, [S. l.], Ano XXI, n. 55, p. 58-77, nov. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/44R8wkjSwvn8w6dtBbmBqgQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 mar. 2024.
FÁVERO, O.; RIVERO, J. Educação de jovens e adultos na América Latina: direito e desafio de todos. São Paulo: Moderna, 2009.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GARCIA-PUENTE, M. Gestores de referencias como herramientas del día a día. Zotero. Rev Pediatr Aten Primaria, Madrid, v. 22, n. 85, p. 95-101, marzo 2020. Disponível em: http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1139-76322020000100022&lng=es&nrm=iso. accedido en 15 marzo 2024. Epub 03-Ago-2020. Acesso em: 14 mar. 2024.
GARRELS, V; SIGSTAD, H. M. H.; WENBELBORG, C; DEAN, E. E.Work Opportunities and Workplace Characteristics for Employees with Intellectual Disability in the Norwegian Labour Market. International Journal Of Disability Development And Education, [S. l.], 2022. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/epdf/10.1080/1034912X.2022.2150838?needAccess=true. Acesso em: 14 mar. 2024.
HSIAO, Y.-J. The Impact of Interaction with Adults with Disabilities on Preservice General Education Students’ Attitudes towards Disability and Inclusion. International Journal of Disability, Development and Education, [S. l.], v. 69, n. 4, p. 1373–1388, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1034912X.2020.1774047. Acesso em: 24 jun. 2023.
MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1990.
MOHER, D.; LIBERATI, A.; TETZLAFF, J.; et al; the PRISMA Group. Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. Annals of Internal Medicine, [S. l.], v. 151, n. 4, p. 264-269, 18 ago. 2009. DOI:10.7326/0003-4819-151-4-200908180-00135. Disponível em: https://www.acpjournals.org/doi/full/10.7326/0003-4819-151-4-200908180-00135. Acesso em: 14 mar. 2024.
PAIVA, J. Tramando concepções e sentidos para redizer o direito à educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, set./dez., 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/JnTxtCJz53HN7zKPK7JMyDR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 15 mar. 2024.
SIGSTAD, H. M. H.; GARRELS, V. Which success factors do young adults with mild intellectual disability highlight in their school-work transition? European Journal Of Special Needs Education, [S. l.], 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08856257.2022.2148600 Acesso em: 15 mar. 2024.
YILDIZ, G; CAVKAYTAR, A. Effectiveness of pre-employment independent life education program designed for young adults with intellectual disability. International Journal Of Developmental Disabilities, [S. l.], v. 69, n. 2, p. 327–339, 2023. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/20473869.2022.2036920. Acesso em: 14 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Silvia Diener CAVALCANTI, Klaus Schlünzen Junior, Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.