DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA TRANSIÇÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA O MUNDO DO TRABALHO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18736

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Educação inclusiva, Ingresso no mercado de trabalho

Resumo

Este estudo analisa desafios e estratégias enfrentados por estudantes da Educação de Jovens e Adultos com necessidades específicas na busca por emprego. Guiada pela Declaração PRISMA, adota uma abordagem qualitativa para examinar estratégias destinadas a facilitar a transição desses estudantes para o trabalho formal. A análise teórica fundamenta-se nos princípios de autonomia do estudante e explora abordagens que integram aspectos socioeconômicos, políticos e culturais. A pesquisa identifica os obstáculos enfrentados por esses indivíduos na inserção profissional e as experiências positivas interventiva na promoção da inclusão social e da empregabilidade. Como resultado, são apresentadas recomendações, às quais não se limitam apenas à inclusão desses estudantes no mundo do trabalho, mas visam a sua valorização, reconhecendo suas competências e contribuições potenciais para a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Diener Cavalcanti, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo –SP – Brasil.

Mestranda no Programa de Mestrado em Educação Inclusiva (PROFEI) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora de Geografia da rede pública de ensino no Distrito Federal.

Klaus Schlünzen Junior , Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo – SP – Brasil.

Professor associado da Universidade Estadual Paulista – Unesp. Professor livre-docente em Informática e Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, com estágio de Pós-doutoramento na Universitat de Barcelona.

Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), São Paulo – SP – Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). É Livre-Docente em Formação de Professores para uma Escola Digital e Inclusiva pela UNESP (2015).Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste

Referências

ALMEIDA, B. O. D. Letramento digital no Zotero: uma experiência nos bacharelados interdisciplinares da UFBA. Orientador: André Luis Mattedi Dias. 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares) – Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2020.

BARBOSA, V. de S.; KELLER-FRANCO, E. Projeto EJA Interventiva: contribuições para as práticas e políticas curriculares inclusivas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp3, p. 2446–2470, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp3.14451. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14451. Acesso em: 15 mar. 2024.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) Contínua 2022 - Módulo "Pessoas com Deficiências". Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/20551-pessoas-com-deficiencia.html. Acesso em: 09 jun. 2023.

BUENO, O. M.; OLIVEIRA, R. de C. da S. Aprendizagem escolar de estudantes com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos (EJA): discussões e implicações. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 18, e21616, 2023. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092023000100136&lng=pt&nrm=iso. acessos em 15 mar. 2024.

CAMERON, L. A.; TONGE, B. J.; HOWLIN, P.; EINFELD, S. L.; STANCLIFFE, R. J.; GRAY, K. M. Social and community inclusion outcomes for adults with autism with and without intellectual disability in Australia. Journal of Intellectual Disability Research, [S. l.], v. 66, n. 7, p. 655–666, 1 jul. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1111/jir.12953. Acesso em: 15 mar. 2024.

DA SILVA, L. R. B. EJA Interventiva: Uma Perspectiva inclusiva para o mundo do trabalho. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 143-149, 2017. Disponível em: https://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/219/157. Acesso em: 15 mar. 2024.

DA SILVA, M. M.; SARAMAGO DE OLIVEIRA, G.; OLIVEIRA DA SILVA, G. A Pesquisa Bibliográfica Nos Estudos Científicos De Natureza Qualitativos. Revista Prisma, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 91-103, 25 dez. 2021. Disponível em: https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/45. Acesso em: 14 mar. 2024.

DI PIERRO, M. C.; JOIA, O.; RIBEIRO, V. M. Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. Cadernos CEDES, [S. l.], Ano XXI, n. 55, p. 58-77, nov. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/44R8wkjSwvn8w6dtBbmBqgQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 mar. 2024.

FÁVERO, O.; RIVERO, J. Educação de jovens e adultos na América Latina: direito e desafio de todos. São Paulo: Moderna, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GARCIA-PUENTE, M. Gestores de referencias como herramientas del día a día. Zotero. Rev Pediatr Aten Primaria, Madrid, v. 22, n. 85, p. 95-101, marzo 2020. Disponível em: http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1139-76322020000100022&lng=es&nrm=iso. accedido en 15 marzo 2024. Epub 03-Ago-2020. Acesso em: 14 mar. 2024.

GARRELS, V; SIGSTAD, H. M. H.; WENBELBORG, C; DEAN, E. E.Work Opportunities and Workplace Characteristics for Employees with Intellectual Disability in the Norwegian Labour Market. International Journal Of Disability Development And Education, [S. l.], 2022. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/epdf/10.1080/1034912X.2022.2150838?needAccess=true. Acesso em: 14 mar. 2024.

HSIAO, Y.-J. The Impact of Interaction with Adults with Disabilities on Preservice General Education Students’ Attitudes towards Disability and Inclusion. International Journal of Disability, Development and Education, [S. l.], v. 69, n. 4, p. 1373–1388, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1034912X.2020.1774047. Acesso em: 24 jun. 2023.

MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1990.

MOHER, D.; LIBERATI, A.; TETZLAFF, J.; et al; the PRISMA Group. Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. Annals of Internal Medicine, [S. l.], v. 151, n. 4, p. 264-269, 18 ago. 2009. DOI:10.7326/0003-4819-151-4-200908180-00135. Disponível em: https://www.acpjournals.org/doi/full/10.7326/0003-4819-151-4-200908180-00135. Acesso em: 14 mar. 2024.

PAIVA, J. Tramando concepções e sentidos para redizer o direito à educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, set./dez., 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/JnTxtCJz53HN7zKPK7JMyDR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 15 mar. 2024.

SIGSTAD, H. M. H.; GARRELS, V. Which success factors do young adults with mild intellectual disability highlight in their school-work transition? European Journal Of Special Needs Education, [S. l.], 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08856257.2022.2148600 Acesso em: 15 mar. 2024.

YILDIZ, G; CAVKAYTAR, A. Effectiveness of pre-employment independent life education program designed for young adults with intellectual disability. International Journal Of Developmental Disabilities, [S. l.], v. 69, n. 2, p. 327–339, 2023. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/20473869.2022.2036920. Acesso em: 14 mar. 2024.

Publicado

25/10/2024

Como Citar

CAVALCANTI, S. D.; SCHLÜNZEN JUNIOR , K.; SCHLÜNZEN, E. T. M. DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA TRANSIÇÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA O MUNDO DO TRABALHO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024121, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18736. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18736. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos