DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA TRANSIÇÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA O MUNDO DO TRABALHO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18736

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, Educação inclusiva, Ingresso no mercado de trabalho

Resumo

Este estudo analisa desafios e estratégias enfrentados por estudantes da Educação de Jovens e Adultos com necessidades específicas na busca por emprego. Guiada pela Declaração PRISMA, adota uma abordagem qualitativa para examinar estratégias destinadas a facilitar a transição desses estudantes para o trabalho formal. A análise teórica fundamenta-se nos princípios de autonomia do estudante e explora abordagens que integram aspectos socioeconômicos, políticos e culturais. A pesquisa identifica os obstáculos enfrentados por esses indivíduos na inserção profissional e as experiências positivas interventiva na promoção da inclusão social e da empregabilidade. Como resultado, são apresentadas recomendações, às quais não se limitam apenas à inclusão desses estudantes no mundo do trabalho, mas visam a sua valorização, reconhecendo suas competências e contribuições potenciais para a sociedade.

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Biografia do Autor

Silvia Diener Cavalcanti, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo –SP – Brasil.

Mestranda no Programa de Mestrado em Educação Inclusiva (PROFEI) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora de Geografia da rede pública de ensino no Distrito Federal.

Klaus Schlünzen Junior , Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo – SP – Brasil.

Professor associado da Universidade Estadual Paulista – Unesp. Professor livre-docente em Informática e Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, com estágio de Pós-doutoramento na Universitat de Barcelona.

Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), São Paulo – SP – Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). É Livre-Docente em Formação de Professores para uma Escola Digital e Inclusiva pela UNESP (2015).Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste

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Publicado

25/10/2024

Como Citar

CAVALCANTI, S. D.; SCHLÜNZEN JUNIOR , K.; SCHLÜNZEN, E. T. M. DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA TRANSIÇÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA O MUNDO DO TRABALHO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024121, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18736. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18736. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos