Presencialidade em ambiente on-line

Implicações de um conceito em construção na EaD brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18212

Palavras-chave:

Presencialidade, Virtual, On-line, Webconferência, Educação a distância

Resumo

O trabalho discute se a concepção da presencialidade em ambiente on-line é real para interações síncronas entre professores e estudantes, configurando mais realidade e proximidade no momento dos estudos. Objetivou-se investigar se o estado da arte sobre o conceito de presencialidade em ambiente on-line apresenta literatura que aponte para o redimensionamento do conceito de presencialidade em cursos de graduação ofertados na modalidade a distância. A pesquisa, enquanto revisão bibliográfica, narrativa, do tipo exploratória, foi feita em quatro sites, utilizando-se palavras-chave, no recorte temporal de 2020.1 a 2023.1, sobre o conceito de presencialidade em ambiente on-line, dos quais apenas o Google Acadêmico retornou resultados que se coadunam com a ressignificação da presencialidade on-line tendo como base o fortalecimento da interação síncrona em webconferências. Conclui-se que, apesar do aumento expressivo de cursos de graduação em EaD no Brasil, na última década, há necessidade de pesquisas que fortaleçam o conceito de presencialidade on-line e que possam reverberar, inclusive, na atualização do conjunto normativo que trata dessa modalidade educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Matos Rocha, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora Associada I e Diretora da Faculdade de Educação a Distância. Doutorado em Educação (UFC).

Hermínio Borges Neto, Universidade Federal do Ceará

Professor Titular, lotado no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação. Doutorado em Matemática (IMPA).

Referências

ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 10, n. 01, p. 83-92, jan. 2011. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artigo_07.pdf. Acesso em 10 fev. 2023.

AXT, M. Comunidades virtuais de aprendizagem e interação dialógica: do corpo, do rosto e do olhar. Filosofia Unisinos. São Leopoldo, v.7, n.03, p.256-268, set/dez.2006. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/6104/3280. Acesso em: 28 abr. 2023.

BRAGA, T. B. M.; FARINHA, M. G. Heidegger: em busca de sentido para a existência. Phenomenological Studies - Revista da Abordagem Gestáltica, Goiânia, v. XXIII. n. 01, p.65-73, jan./abr. 2017. Disponível em: humanahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672017000100008. Acesso em: 21 maio 2023.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 19 maio 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n. 5622 de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394/96. Brasília, DF: MEC, 2005. Disponível em https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2005/decreto-5622-19-dezembro-2005-539654-publicacaooriginal-39018-pe.html. Acesso em: 19 maio 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n. 9057 de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394/96. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em: 19 maio 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa n. 11 de 22 de junho de 2017. Brasília, DF: MEC, 2002. PL 634/1975. Disponível em https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/2178/portaria-normativa-n-11. Acesso em: 19 maio 2023.

BURGESS, J.; GREEN, J. YouTube e a Revolução Digital: como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. Tradução: Ricardo Giassetti. São Paulo: Aleph, 2009. E-book. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2205278/mod_resource/content/1/Burgess%20et%20al.%20-%202009%20-%20YouTube%20e%20a%20Revolu%C3%A7%C3%A3o%20Digital%20Como%20o%20maior%20fen%C3%B4meno%20da%20cultura%20participativa%20transformou%20a%20m%C3%ADdia%20e%20a%20socieda.pdf. Acesso em: 21 maio 2023.

DARROZ, L. M. C.; ROSA, T. W.; SANTOS, S. C. M. Educação digital OnLIFE: uma revisão nos periódicos da área. Revista Cocar, Belém, v. 18, n. 36, p. 1-16, fev. 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5382. Acesso em: 06 maio 2023.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. 34. ed. Rio de Janeiro: [s. n.], 1997. v. 5.

ENES, E. N. S.; BICALHO, M. G. P. Desterritorialização/reterritorialização: processos vivenciados por professoras de uma escola de educação especial no contexto da educação inclusiva. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 01, p. 189-214, mar. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/s9hTrTjxknZLc9mKvFgH74x/?lang=pt. Acesso em: 20 maio 2023.

HAESBAERT, R.; BRUCE, G. A Desterritorialização na obra de Deleuze e Guattari. GEOgraphia, Niterói, v. 4, n. 07, p. 7-22, set. 2002. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13419/8619. Acesso em: 20 maio 2023.

ITO, L. L. Revolução do conhecimento. Revista Comunicação Midiática, Bauru (SP), v. 5, n. 1, p. 164-167, set./dez. 2010. Disponível em: https://www.academia.edu/12890020/Cultura_de_Converg%C3%AAncia_resenha. Acesso em: 21 maio 2023.

NETO, H. B. Uma classificação sobre a utilização do computador pela escola. Educação em Debate, Fortaleza, ano 21, n. 37, p. 135-138, 1999. Disponível em https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/24440/1/1999_art_hborgesneto.pdf. Acesso em: 26 maio 2023.

OLIVEIRA, M. P. de.; ALVES, L. R. G. Museus digitais e ensino de ciências: uma revisão da literatura. IENCI. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 197-221. ago. 2022. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/2797/806https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/683/733. Acesso em: 06 maio 2023.

SANTOS, E. EaD, palavra proibida. Educação Online, pouca gente sabe o que é. Ensino Remoto, o que temos para hoje. Mas qual é mesmo a diferença? #livesdejunho... Notícias, Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], ago. 2020. ISSN: 2594-9004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119. Acesso em 28 abr. 2023.

SANTOS, E. Escrevivências, ciberfeminismo e ciberdocentes: narrativas de uma mulher durante a pandemia Covid-19. p.57-74. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2022. 192 p. E-book. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/2022/wp-content/uploads/2022/01/Escrevivencias-Ebook-1.pdf. Acesso em: 28 abr. 2023.

SILVA, A. S. TeleMeios: uma proposta de virtualização do ensino ancorada na sequência fedathi. 2022. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69217?mode=full. Acesso em: 03 fev. 2023.

SILVA, D.; MORI, V. NTQR. New Trends In Qualitative Research, Aveiro, v. 13. p. 1-9. jul. 2022. Disponível em: https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/issue/view/13. Acesso em: 06 maio 2023.

SOUSA, L. M. M. et al. Revisões da literatura científica: tipos, métodos e aplicações em enfermagem. RPER – Revista Portuguesa de Enfermagem, Silvalde, v. 1, n. 1, p. 45-54, 2018. Disponível em: https://rper.aper.pt/index.php/rper/article/view/20. Acesso em: 07 abr. 2023.

TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2010. 258 p. E-book. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5147288/mod_resource/content/1/Educa%C3%A7%C3%A3o%20Sem%20Dist%C3%A2ncia.pdf. Acesso em: 10 fev. 2023.

Valente, J. A. Blended Learning e as Mudanças no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, v. esp. 4, p. 79-97, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/GLd4P7sVN8McLBcbdQVyZyG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 maio 2023.

Publicado

11/09/2023

Como Citar

ROCHA, E. M.; NETO, H. B. Presencialidade em ambiente on-line: Implicações de um conceito em construção na EaD brasileira. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023062, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18212. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18212. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos