Presencialidade em ambiente on-line
Implicações de um conceito em construção na EaD brasileira
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18212Palavras-chave:
Presencialidade, Virtual, On-line, Webconferência, Educação a distânciaResumo
O trabalho discute se a concepção da presencialidade em ambiente on-line é real para interações síncronas entre professores e estudantes, configurando mais realidade e proximidade no momento dos estudos. Objetivou-se investigar se o estado da arte sobre o conceito de presencialidade em ambiente on-line apresenta literatura que aponte para o redimensionamento do conceito de presencialidade em cursos de graduação ofertados na modalidade a distância. A pesquisa, enquanto revisão bibliográfica, narrativa, do tipo exploratória, foi feita em quatro sites, utilizando-se palavras-chave, no recorte temporal de 2020.1 a 2023.1, sobre o conceito de presencialidade em ambiente on-line, dos quais apenas o Google Acadêmico retornou resultados que se coadunam com a ressignificação da presencialidade on-line tendo como base o fortalecimento da interação síncrona em webconferências. Conclui-se que, apesar do aumento expressivo de cursos de graduação em EaD no Brasil, na última década, há necessidade de pesquisas que fortaleçam o conceito de presencialidade on-line e que possam reverberar, inclusive, na atualização do conjunto normativo que trata dessa modalidade educacional.
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