Presencialidade em ambiente on-line

Implicações de um conceito em construção na EaD brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18212

Palavras-chave:

Presencialidade, Virtual, On-line, Webconferência, Educação a distância

Resumo

O trabalho discute se a concepção da presencialidade em ambiente on-line é real para interações síncronas entre professores e estudantes, configurando mais realidade e proximidade no momento dos estudos. Objetivou-se investigar se o estado da arte sobre o conceito de presencialidade em ambiente on-line apresenta literatura que aponte para o redimensionamento do conceito de presencialidade em cursos de graduação ofertados na modalidade a distância. A pesquisa, enquanto revisão bibliográfica, narrativa, do tipo exploratória, foi feita em quatro sites, utilizando-se palavras-chave, no recorte temporal de 2020.1 a 2023.1, sobre o conceito de presencialidade em ambiente on-line, dos quais apenas o Google Acadêmico retornou resultados que se coadunam com a ressignificação da presencialidade on-line tendo como base o fortalecimento da interação síncrona em webconferências. Conclui-se que, apesar do aumento expressivo de cursos de graduação em EaD no Brasil, na última década, há necessidade de pesquisas que fortaleçam o conceito de presencialidade on-line e que possam reverberar, inclusive, na atualização do conjunto normativo que trata dessa modalidade educacional.

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Biografia do Autor

Elizabeth Matos Rocha, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora Associada I e Diretora da Faculdade de Educação a Distância. Doutorado em Educação (UFC).

Hermínio Borges Neto, Universidade Federal do Ceará

Professor Titular, lotado no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação. Doutorado em Matemática (IMPA).

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Publicado

11/09/2023

Como Citar

ROCHA, E. M.; NETO, H. B. Presencialidade em ambiente on-line: Implicações de um conceito em construção na EaD brasileira. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023062, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18212. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18212. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos