CONSTRUÇÃO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DA ESCALA DE AUTORREGULAÇÃO NO PLANEJAMENTO E MANEJO DE AULA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18231

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino e aprendizagem, Ensino superior, Autorregulação, Teoria social cognitiva

Resumo

Esta pesquisa criou e validou uma escala (AR-PLCO) para avaliar a autorregulação de indivíduos quanto ao planejamento e condução de aulas, baseando-se na aprendizagem autorregulada. Foi utilizada uma metodologia de pesquisa exploratória aplicada e de natureza quantitativa que envolveu 283 respondentes do Brasil, com diferentes níveis de pós-graduação. Juízes participaram visando encontrar evidências de validade. As análises de dados foram descritiva, evidência de validade baseada no conteúdo, análises fatoriais exploratórias e confirmatórias, confiabilidade e precisão. Foram encontrados valores satisfatórios para a confiabilidade, forte correlação com a escala de autoeficácia docente, evidência de validade baseada no conteúdo e estruturas internas. A escala AR-PLCO pode ser usada como um instrumento de pré-pós avaliação para estruturar programas de formação de professores do ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Redaelli, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP – Brasil.

Doutorando, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU), Área de Água, Energia e Recursos Ambientais.

Soely Aparecida Jorge Polydoro, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP – Brasil.

Atualmente é professora Livre-Docente da Universidade Estadual de Campinas, departamento de Psicologia Educacional, e líder do Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior - Faculdade de Educação, Unicamp. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989), mestrado em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Foi coordenadora Geral do Espaço de Apoio ao Ensino e a Aprendizagem [ea]²/PRG da Universidade Estadual de Campinas na gestão 2017-2021. Linha de investigação orientada para a formação do estudante do ensino superior, especialmente quanto aos processos de integração acadêmica, autoeficácia, autorregulação da aprendizagem e dimensões educativas associadas.

Tiago Zenker Gireli, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP – Brasil.

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Sanitária pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor doutor Livre Docente (MS5.1) em rdidp da Universidade Estadual de Campinas, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Coordenador de Pós-graduação e Pesquisa na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP. Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil e Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia portuária, engenharia costeira, ondas, hidráulica marítima, processos litorâneos, hidráulica fluvial, transporte de sedimentos, transporte hidroviário, planejamento energético, sistemas prediais elétricos, sistemas prediais hidráulico-sanitários, modelação física e numérica.

Referências

ABENGE. National Commision for Engineering New Guidelines Implementation. 2023. Disponível em: http://www.abenge.org.br/dcn_2019.php. Acesso em: 10 mar. 2023.

AERA-APA-NCME. Standards for educational and psychological testing. Washington, DC: American Educational Research Association, 240 p, 2014.

AMIRIAN, S. M. R. et al. The contribution of critical thinking and self-efficacy beliefs to teaching style preferences in higher education. Journal of Applied Research in Higher Education, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 745-761, 2023.

ASCE. The Vision of Civil Engineering in 2025. 2007. Disponível em: http://www.asce.org/uploadedFiles/About_Civil_Engineering/Content_Pieces/vision2025.pdf. Acesso em: 10 nov. 2018.

ASCE. Civil Engineering Body of Knowledge for the 21st Century-Preparing the Civil Engineer for the Future. 2008. Disponível em: https://www.asce.org/uploadedFiles/Education_and_Careers/Body_of_Knowledge/Content_Pieces/body-of-knowledge.pdf. Acesso em: 10 nov. 2018.

BANDURA, A.; CERVONE, D. Social Cognitive Theory: an Agentic Perspective on Human Nature. Wiley, 2023.

BISHOP, D. What are metrics good for? Reflections on the Research Excellence Framework (REF) and Teaching Excellence Framework (TEF). [S. l.: s. n.], 2018. v. 24.

BROADBENT, J. et al.The self-regulation for learning online (SRL-O) questionnaire. Metacognition and Learning, [S. l.], 2022.

CLEARY, T. J. et al. Professional development in self-regulated learning: Shifts and variations in teacher outcomes and approaches to implementation. Teaching and Teacher Education, [S. l.], v. 111, p. 103619, 2022.

CLEARY, T. J.; LABUHN, A. S. Application of cyclical self-regulation interventions in science-based contexts. In: ZIMMERMAN, B. J. et al. (ed.). Applications of self-regulated learning across diverse disciplines: a tribute to Barry J. Zimmerman. Charlotte, North Carolina: Information Age Publishing, 2013. cap. 4, p. 89-124.

COHEN, J. A power primer. Psychological Bulletin, [S. l.], v. 112, n. 1, p. 155-159, 1992.

DENG, J. et al. Delving into the relationship between teacher emotion regulation, self-efficacy, engagement, and anger: a focus on English as a foreign language teachers. Frontiers in Psychology, [S. l.], v. 13, p. 17, 2022.

DORNAN, T. et al. Experience based learning (ExBL): clinical teaching for the twenty-first century. Medical Teacher, [S. l.], v. 41, p. 1-8, 2019.

EESC-USP. Avaliação Capes - Conceito Máximo. 2022. Disponível em: https://eesc.usp.br/ppgs/sel/post.php?guid=avaliacao-capes&catid=apresentacao. Acesso em: 10 Set. 2018.

ENGLAND, R. et al. Research Excellenjce Framework 2021. 2021. Disponível em: https://www.ref.ac.uk/. Acesso em: 27 Jan. 2021.

EVANS, T. M. et al. Evidence for a mental health crisis in graduate education. Nature Biotechnology, [S. l.], v. 36, n. 3, p. 282-284, 2018.

FERNANDES, F. Universidade brasileira: reforma ou revolução? 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2020.

GUERRIERO, I. C. Z.; MINAYO, M. C. A aprovação da Resolução CNS nº 510/2016 é um avanço para a ciência brasileira. Saúde e Sociedade, [S. l.], v. 28, 2019.

HAN, F.; VACULÍKOVÁ, J.; JUKLOVÁ, K. The relations between Czech undergraduates’ motivation and emotion in self-regulated learning, learning engagement, and academic success in blended course designs: consistency between theory-driven and data-driven approaches. Frontiers in Psychology, [S. l.], v. 13, 2022.

HEEKIN, E. Teaching Excellence Framework (TEF): the ratings in full 2019. Disponível em: https://www.theuniguide.co.uk/advice/choosing-a-course/teaching-excellence-framework-tef-the-ratings-in-full. Acesso em: 27 jan. 2021.

INNOVATION, E. C. R. Research & Innovatin: germany analysis. 2018. Disponível em: https://rio.jrc.ec.europa.eu/en/country-analysis/Germany. Acesso em: 10 set. 2018.

JANSEN, R. S. et al. Self-regulated learning partially mediates the effect of self-regulated learning interventions on achievement in higher education: a meta-analysis. Educational Research Review, [S. l.], 2019.

KARAGIANNIS, S. The conflicts between science research and teaching in higher education: an academic's perspective. International Journal of Teaching and Learning in Higher Education, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 75-83, 2009.

KIRAN, D. Examining the efficacy change of preservice science teachers: does an inquiry-based laboratory instruction make a difference? A mixed method study. International Journal of Science Education, [S. l.], v. 44, n. 9, p. 1527-1548, 2022.

KIZILCEC, R. F.; PÉREZ-SANAGUSTÍN, M.; MALDONADO, J. J. Self-regulated learning strategies predict learner behavior and goal attainment in Massive Open Online Courses. Computers & Education, [S. l.], v. 104, p. 18-33, 2017.

KLINE, M.; KLINE, P. M. E. C. I. M. S. M. Why the Professor Can't Teach: mathematics and the dilemma of University Education. St. Martin's Press, 1977.

LI, K. MOOC learners’ demographics, self-regulated learning strategy, perceived learning and satisfaction: A structural equation modeling approach. Computers & Education, [S. l.], v. 132, n. 1, p. 16-30, 2019.

MARSH, H. W. Application of confirmatory factor analysis and structural equation modeling in sport and exercise psychology. Handbook of Sport Psychology, 2007. p. 774-798.

MCMASTER, U. Problem based learning. Canada, 2023. Disponível em: https://fhshrwelcome.mcmaster.ca/did_you_know/problem-based-learning/. Acesso em: 10 mar. 2023.

MICKWITZ, A.; SUOJALA, M. Learner autonomy, self-regulation skills and self-efficacy beliefs – How can students’ academic writing skills be supported? Language Learning in Higher Education, [S. l.], v. 10, p. 381-402, 2020.

PANADERO, E. A Review of Self-regulated Learning: six models and four directions for research. Frontiers in psychology, [S. l.], v. 8, p. 422-422, 2017.

PANADERO, E. et al. Using formative assessment to influence self- and co-regulated learning: the role of evaluative judgement. European Journal of Psychology of Education, [S. l.], v. 34, n. 3, p. 535-557, 2019.

PISANTI, R.; SORACI, P.; SCHWARZER, R. The italian version of the teacher self efficacy scale (TSES-Ita): dimensionality, internal consistency and validity. Journal of Psychoeducational Assessment, [S. l.], v. 41, n. 2, p. 234-243, 2023.

POLYDORO, S. et al. Escala de auto-eficácia docente de educação física. In: MACHADO, C. E. C. (ed.). Avaliação psicológica: formas e contextos. [S. l.: s. n.], 2004. , v. 10, p. 330-337.

RUSSELL, J. M. et al. Fostering self-regulated learning in higher education: making self-regulation visible. Active Learning in Higher Education. Sage Journals, [S. l.], p. 97-113, 2022.

SCHMIDT, M.; HANSSON, E. Doctoral students’ well-being: a literature review. International Journal of Qualitative Studies on Health and Well-being, [S. l.], v.13, n. 1, p. 1508171, 2018.

SCHUNK, D. H. Social cognitive theory. In: SCHUNK, D. H. (ed.). Learning theories: an educational perspective. [S. l.]: Pearson Education, 2012. cap. 4, p. 117-162.

SCHUNK, D. H.; PAJARES, F. Self-efficacy theory. In: WENTZEL, K. et al. (ed.). Handbook of Motivation at School: New York, NY: Routledge, 2009. cap. 3, p. 35-53.

SCHUNK, D. H.; USHER, E. L. Barry Zimmerman’s theory of self-regulated learning. In: ZIMMERMAN, B. J. et al. (ed.). Applications of self-regulated learning across diverse disciplines: a tribute to Barry J. Zimmerman. Charlotte, North Carolina: Information Age Publishing, 2013.

SEROW, R. C. Research and Teaching at a Research University. [S. l.]: Springerplus, 2000. p. 449-463.

SILVEIRA, A. A.; NASCIMENTO, C. M. A crítica de Florestan Fernandes à reforma universitária e sua atualidade. Revista Em Pauta. R.J.: Revista da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2016.

SOCIETY, P. TEF vs REF: are teaching and research now adversaries? [S. l.]: The Physiological Society, 2016.

STEBBINS, R. A. Exploratory research in the social sciences. [S. l.]: SAGE Publications, 2001.

THIENGO, L. C.; BIANCHETTI, L. Educação superior no âmbito do BRICS: aspiração à excelência? Educação Unisinos, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 488-504, 2019.

TOE, D. M.; LONGARETTI, L. Teacher efficacy in high performing teachers: barriers and enablers for new graduates. Australian Journal of Teacher Education, [S. l.], v. 47, n. 4, p. 1-20, 2022.

TRUONG, T. N. N. Psychometric properties of self-regulated learning strategies in learning English Grammar and English Grammar Self-Efficacy Scales. Frontiers in Education, [S. l.], v. 7, 2022.

TSCHANNEN-MORAN, M.; HOY, A. W. Teacher efficacy: capturing an elusive construct. Teaching and Teacher Education, [S. l.], v. 17, n. 7, p. 783-805, 2001.

UNESCO. UNESCO Education Strategy 2014–2021. 2014. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002312/231288e.pdf. Acesso em: 23 jun. 2023.

XIA, Y.; YANG, Y. RMSEA, CFI, and TLI in structural equation modeling with ordered categorical data: The story they tell depends on the estimation methods. Behavior Research Methods, [S. l.], v. 51, n. 1, p. 409-428, 2019.

ZIMMERMAN, B. J. Theories of self-regulated learning and academic achievement: An overview and analysis. In: ZIMMERMAN, B. J.; SCHUNK, D. H. (ed.). Self-regulated learning and academic achievement: theoretical perspectives. Mahwah, N.J: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 2001. p. 1-37.

ZIMMERMAN, B. J. Attaining self-regulation: a social cognitive perspective. In: BOEKAERTS, M. P.; PAUL R.; ZEIDER, M. (ed.). Handbook of self-regulation. San Diego, Calif.: Academic Press, 2005. cap. 2, p. 13-39.

Arquivos adicionais

Publicado

24/07/2024

Como Citar

REDAELLI, J. C.; POLYDORO, S. A. J.; GIRELI, T. Z. CONSTRUÇÃO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DA ESCALA DE AUTORREGULAÇÃO NO PLANEJAMENTO E MANEJO DE AULA NO ENSINO SUPERIOR. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024086, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18231. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18231. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos