CONSTRUÇÃO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DA ESCALA DE AUTORREGULAÇÃO NO PLANEJAMENTO E MANEJO DE AULA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18231

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino e aprendizagem, Ensino superior, Autorregulação, Teoria social cognitiva

Resumo

Esta pesquisa criou e validou uma escala (AR-PLCO) para avaliar a autorregulação de indivíduos quanto ao planejamento e condução de aulas, baseando-se na aprendizagem autorregulada. Foi utilizada uma metodologia de pesquisa exploratória aplicada e de natureza quantitativa que envolveu 283 respondentes do Brasil, com diferentes níveis de pós-graduação. Juízes participaram visando encontrar evidências de validade. As análises de dados foram descritiva, evidência de validade baseada no conteúdo, análises fatoriais exploratórias e confirmatórias, confiabilidade e precisão. Foram encontrados valores satisfatórios para a confiabilidade, forte correlação com a escala de autoeficácia docente, evidência de validade baseada no conteúdo e estruturas internas. A escala AR-PLCO pode ser usada como um instrumento de pré-pós avaliação para estruturar programas de formação de professores do ensino superior.

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Biografia do Autor

José Carlos Redaelli, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP – Brasil.

Doutorando, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU), Área de Água, Energia e Recursos Ambientais.

Soely Aparecida Jorge Polydoro, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP – Brasil.

Atualmente é professora Livre-Docente da Universidade Estadual de Campinas, departamento de Psicologia Educacional, e líder do Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior - Faculdade de Educação, Unicamp. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989), mestrado em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Foi coordenadora Geral do Espaço de Apoio ao Ensino e a Aprendizagem [ea]²/PRG da Universidade Estadual de Campinas na gestão 2017-2021. Linha de investigação orientada para a formação do estudante do ensino superior, especialmente quanto aos processos de integração acadêmica, autoeficácia, autorregulação da aprendizagem e dimensões educativas associadas.

Tiago Zenker Gireli, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas – SP – Brasil.

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Sanitária pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor doutor Livre Docente (MS5.1) em rdidp da Universidade Estadual de Campinas, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Coordenador de Pós-graduação e Pesquisa na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP. Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil e Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia portuária, engenharia costeira, ondas, hidráulica marítima, processos litorâneos, hidráulica fluvial, transporte de sedimentos, transporte hidroviário, planejamento energético, sistemas prediais elétricos, sistemas prediais hidráulico-sanitários, modelação física e numérica.

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Arquivos adicionais

Publicado

24/07/2024

Como Citar

REDAELLI, J. C.; POLYDORO, S. A. J.; GIRELI, T. Z. CONSTRUÇÃO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DA ESCALA DE AUTORREGULAÇÃO NO PLANEJAMENTO E MANEJO DE AULA NO ENSINO SUPERIOR. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024086, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18231. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18231. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos