VULNERABILIDADE GEOGRÁFICA DE MOÇAMBIQUE E SEUS DESAFIOS EDUCACIONAIS FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.1.18243

Palavras-chave:

Vulnerabilidade geográfica, Mudanças climáticas, Desafios educacionais, Moçambique

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender a vulnerabilidade geográfica de Moçambique diante das mudanças climáticas, considerando os desafios relacionados ao rápido crescimento populacional e à urbanização desordenada, fatores que contribuem para aumentar sua fragilidade, especialmente em relação aos aspectos educacionais. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória e fundamenta-se na análise crítico-documental. Os dados indicam que, no período de 1983 a 2023, Moçambique foi impactado por mais de 26 ciclones tropicais, resultando em 6.249.273 pessoas afetadas, 3.004 feridos e 1.352 óbitos. O estudo conclui que é possível reduzir as consequências desses eventos por meio de ações coordenadas entre diferentes setores e uma maior fiscalização interna. Dentre as alternativas, recomendam-se políticas e reformas educacionais com a incorporação, no currículo escolar, de temas como resiliência, adaptação, resistência e vigilância, objetivando minimizar os danos causados pelas mudanças climáticas.

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Biografia do Autor

Dilson Mutote, Universidade Federal do Espirito Santo

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espirito Santo/Brasil, bolsista pela Proafri/Capes. Mestre em Políticas Públicas pela O.P. Jindal Global University/India. Mestrando em Ciências Políticas e Estudos Africanos pela Universidade Pedagógica/Moçambique. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria/UFES): Investigador e Consultor em Politicas educacionais, Desastres Naturais e Reassentamentos Involuntários no Centro de Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Joaquim Chissano.

Ronildo Stieg , Universidade Federal do Espirito Santo

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Brasil. Mestre e Graduação em Educação Física pela mesma instituição. Tem experiência profissional na área da educação atuando na educação básica (ensino infantil, fundamental e médio) e ensino superior. Pesquisador de Pós-Doutorado em Educação do PPGE/UFES. Membro do Instituto de Pesquisas em Educação e Educação Física (Proteoria). Suas principais linhas de pesquisa são: avaliação educacional; políticas de avaliação; currículo e formação de professores

Wagner dos Santos , Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Brasil. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Educação Física pela UFES. Professor do curso de graduação e pós-graduação em Educação e Educação Física (UFES). Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFES. Suas principais linhas de pesquisa são: avaliação educacional; formação de professores; currículo e políticas educacionais. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq - Nível 2.  

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Publicado

07/06/2024

Como Citar

MUTOTE, D.; STIEG , R.; SANTOS , W. dos. VULNERABILIDADE GEOGRÁFICA DE MOÇAMBIQUE E SEUS DESAFIOS EDUCACIONAIS FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.1, p. e024058, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.1.18243. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18243. Acesso em: 29 jun. 2024.