VULNERABILIDADE GEOGRÁFICA DE MOÇAMBIQUE E SEUS DESAFIOS EDUCACIONAIS FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.1.18243Palavras-chave:
Vulnerabilidade geográfica, Mudanças climáticas, Desafios educacionais, MoçambiqueResumo
O artigo tem como objetivo compreender a vulnerabilidade geográfica de Moçambique diante das mudanças climáticas, considerando os desafios relacionados ao rápido crescimento populacional e à urbanização desordenada, fatores que contribuem para aumentar sua fragilidade, especialmente em relação aos aspectos educacionais. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória e fundamenta-se na análise crítico-documental. Os dados indicam que, no período de 1983 a 2023, Moçambique foi impactado por mais de 26 ciclones tropicais, resultando em 6.249.273 pessoas afetadas, 3.004 feridos e 1.352 óbitos. O estudo conclui que é possível reduzir as consequências desses eventos por meio de ações coordenadas entre diferentes setores e uma maior fiscalização interna. Dentre as alternativas, recomendam-se políticas e reformas educacionais com a incorporação, no currículo escolar, de temas como resiliência, adaptação, resistência e vigilância, objetivando minimizar os danos causados pelas mudanças climáticas.
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