Processo de apropriação de conceitos trigonométricos mediado pela Atividade Orientadora de Ensino (AOE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18285

Palavras-chave:

Atividade Orientadora de Ensino, Conceitos trigonométricos, Ensino Médio

Resumo

A Matemática, historicamente, vem sendo significada como de difícil compreensão. Delimitando à Geometria, esta tem sido calcada na memorização de definições e fórmulas, o que nega aos alunos a possibilidade de aprendizagem do lógico histórico dos conceitos. Este artigo tem o objetivo de analisar a Atividade Orientadora de Ensino (AOE) enquanto princípio metodológico no processo de apropriação de conceitos trigonométricos. Trata-se de um recorte dos dados de uma pesquisa de mestrado em Matemática (BEZERRA, 2019), ancorada na abordagem qualitativa, que se insere em um contexto de desenvolvimento de AOE com alunos do Ensino Médio da rede pública estadual do Maranhão, Brasil. Foi subsidiada pela Teoria da Atividade e pelo próprio conceito de AOE. Como resultados, constatou-se que a AOE se apresenta como possibilidade de organização do ensino dos conceitos trigonométricos. Nessas condições, parte-se do movimento lógico histórico do conceito por possibilitar ao aluno a tomada de consciência da necessidade de encontrar uma solução ao problema desencadeador, colocando-o em atividade de aprendizagem.

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Biografia do Autor

André Viana Rodrigues Chaves Bezerra, Secretaria de Educação do Estado do Maranhão

Professor de Matemática do Ensino Médio. Mestre em Matemática (PROFMAT/UESPI).

Neuton Alves de Araújo, Universidade Federal do Piauí

Professor do Magistério Superior (MS), Classe C - Adjunto, Nível 003. Doutorado em Educação (USP).

Valdirene Gomes de Sousa, Universidade Estadual do Piauí

Professora Adjunta IV Dedicação Exclusiva (CCECA/UESPI). Doutora em Educação (UFPI).

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Publicado

30/09/2023

Como Citar

BEZERRA, A. V. R. C.; ARAÚJO, N. A. de; SOUSA, V. G. de. Processo de apropriação de conceitos trigonométricos mediado pela Atividade Orientadora de Ensino (AOE). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023088, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18285. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18285. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos