Metodologias ativas mediadas por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Programa de Pós-Graduação em Educação no pós-pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18370

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Formação docente, Métodos ativos, Pós-graduação

Resumo

Objetivou-se compreender nuances que perpassam o uso das metodologias ativas mediadas por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto hodierno posto para o ensino e a aprendizagem na pós-graduação stricto sensu em Educação após a pandemia de Covid-19. Trata-se de um estudo de caso com 47 doutorandos e mestrandos de Fortaleza, Ceará. Os dados foram coletados por questionário on-line e utilizou-se o programa IRaMuTeQ para processá-los, priorizando-se estatística descritiva, classificação hierárquica descente e análise de similitude. Constituiu-se quatro eixos temáticos: potencialidades das metodologias ativas por meio das TDIC; formação para docência mediada por metodologias ativas; metodologias ativas ante as demandas sociais; e experiências de implementação das metodologias ativas mediadas por TDIC. Conclui-se que a formação docente, o engajamento dos alunos e a adaptação às demandas sociais pós-pandemia não prescindem da integração crítica das TDIC nas metodologias ativas do ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Angélica Silva do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

Docente, Curso de Pedagogia (FECISC/UECE).

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Professora adjunta do Centro de Educação da UECE, Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ 2).

Vanusa Nascimento Sabino Neves, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, Hospital Universitário Lauro Wanderley.

Maria Aparecida Alves da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Docente, Departamento de Ensino.

Arliene Stephanie Menezes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Docente, Departamento de Ensino.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília, DF: Liberlivro, 2005.

ARAÚJO, L. F. F.; PROGETTI, C. B.; SANTOS, R. A. O processo de ensino-aprendizagem: desafios em tempos de isolamento social. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 3, p. e334992, 2021. Disponível em: https://revistastestes.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4992. Acesso em: 23 jul. 2023.

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2018.

BARANAUSKAS, M. C. C.; VALENTE, J. A. Informática na educação, valores e o educacionalmente desejável. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, v. 7, n. 1, p. 1-9, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14695 Acesso em: 11 jul. 2023.

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas psicol., Ribeirão Preto, SP, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2013000200016&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 jul. 2023.

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Tutorial para uso do software [de análise textual] Iramuteq. [S. l.]: Iramuteq, 2018.

CARVALHO, A. A. Gamificação em tempo de Covid-19: adaptação às exigências de confinamento. In: PIMENTEL, F. S. C.; FRANCISCO, D. J.; FERREIRA, A. R. Jogos digitais, tecnologias e educação: reflexões e propostas no contexto da COVID-19. Maceió: Edufal, 2021.

CERUTTI, E. Docência universitária e aprendizagem discente: em busca de respostas em como as Metodologias Ativas podem tornar a aula mais significativa. Educação Por Escrito, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e31688, 2021. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/31688. Acesso em: 23 jul. 2023.

DAHALAN, F.; ALIAS, N.; SHAHAROM, M. S. N. Gamification and game based learning for vocational education and training: a systematic literature review. Education and Information Technologies, 2023. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10639-022-11548-w#citeas. Acesso em: 21 jul. 2023.

DAHER, M. et al. TIC e metodologias ativas para promover a formação universitária integral. REDIE, Ensenada, v. 24, 2022. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1607-40412022000100108&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 23 jul. 2023.

FIALHO, L. M. F.; NEVES, V. N. S. Professores em meio ao ensino remoto emergencial: repercussões do isolamento social na educação formal. Educação e Pesquisa, v. 48, 2022. Disponível em: https://covid19-evidence.paho.org/handle/20.500.12663/792. Acesso em: 11 jul. 2023.

GOMES, S. S.; ZEN, G. C.; D’ÁVILA, C. Desafios e perspectivas do ensino do componente curricular didática em meio a pandemia da Covid-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, v. 17, n. 3, p. 1453–1475, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16330. Acesso em: 24 jul. 2023.

GÓMEZ-HURTADO, I. et al. Adaptación de las Metodologías Activas en la Educación Universitaria en Tiempos de Pandemia. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 415–433, 2020. Disponível em: https://revistas.uam.es/riejs/article/view/riejs2020_9_3_022. Acesso em: 23 jul. 2023.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Em Aberto, v. 5, n. 31, 1986. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/download/1971/1710. Acesso em: 11 jul. 2023.

MICHELS, A. B.; DANILEVICZ, Â. M. F.; ARAGÓN, R. Design Thinking no desenvolvimento profissional docente: um olhar para a construção de estratégias pedagógicas com uso de tecnologias. In: XXVIII WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 28., 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022. p. 253-263. Disponível em: https://doi.org/10.5753/wie.2022.225002. Acesso em: 11 jul. 2023.

MORAN, J. Metodologias ativas de bolso: como os alunos podem aprender de forma ativa, simplificada e profunda. Arco 43, 2021.

NASCIMENTO, K. A. S.; FIALHO, L. M. F. Integração das Tecnologias Móveis em aulas de cursos superiores da área da saúde. EAD em Foco, v. 10, n. 1, 2020. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/989. Acesso em 11 jul. 2023.

NASCIMENTO, K. A. S. Panorama das publicações científicas nacionais e internacionais sobre a aprendizagem móvel e a prática colaborativa. Educação & Formação – Educ. Form., v. 4, n. 12, p. 207-229, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/3342. Acesso em: 11 jul. 2023.

NEVES, V. N. S. et al. Utilização de lives como ferramenta de educação em saúde durante a pandemia pela Covid-19. Educação & Sociedade, v. 42, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.240176. Acesso em: 23 jul. 2023.

NEVES, V. N. S.; MACHADO, C. J. S.; FIALHO, L. M. F. Competencias digitales docentes para la educación a distancia en tiempos de aislamiento social derivado de la Covid-19. Hachetetepé. Revista científica de Educación y Comunicación, n. 24, p. 1106, 2022. Disponível em: https://revistas.uca.es/index.php/hachetetepe/article/view/8824. Acesso em: 23 jul. 2023.

OMS. World Health Organization. Key messages and actions for COVID-19 prevention and control in schools. 2020. Disponível em: https://covid19-evidence.paho.org/handle/20.500.12663/792. Acesso em: 11 jul. 2023.

ÖZÜDOĞRU, G. Problems faced in distance education during COVID-19 Pandemic. Participatory Educational Research, Amasya, v. 8, n. 4, p. 321-333, 2021. Disponível em: https://dergipark.org.tr/en/doi/10.17275/per.21.92.8.4. Acesso em: 11 jul. 2023.

PARADA, A. R. et al. O uso de metodologias ativas no ensino remoto com alunos de uma IES durante a pandemia do Covid-19. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 9, n. 1, 2020. Disponível em: http://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1875. Acesso em: 11 jul. 2023.

ROMERO-GARCÍA, C.; BUZÓN-GARCÍA, O.; PAZ-LUGO, P. Improving future teachers’ digital competence using active methodologies. Sustainability, v. 12, n. 18, p. 7798, 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/12/18/7798. Acesso em: 21 jul. 2023.

SANTOS, M. C. D. Do Ensino presencial ao remoto em disciplinas de Tecnologia: participação discente do período inicial em instituições de Ensino Superior. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 17., 2020. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2020. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos20/19330208.pdf. Acesso em: 11 jul. 2023.

SÁNCHEZ-RIVAS, E. et al. Narrative-based learning using mobile devices. Education Training, v. 65, n. 2, p. 284-297, 2023. Disponível em: https://doi-org.ez15.periodicos.capes.gov.br/10.1108/ET-06-2022-0244. Acesso em: 27 jul. 2023.

TOMAZELLI, A. C. Uso da ferramenta wiki para a produção de projetos na disciplina educação ambiental. In: FÓRUM DE INOVAÇÃO DOCENTE EM ENSINO SUPERIOR, 4., 2021, Ribeirão Preto, SP. Anais [...]. Ribeirão Preto, SP: Barão de Mauá, 2021. Disponível em: https://periodicos.baraodemaua.br/index.php/forum-inovacao/article/download/301/246. Acesso em: 11 jul. 2023.

UNESCO. A Unesco reúne organizações internacionais, sociedade civil e parceiros do setor privado em uma ampla coalizão para garantir a #AprendizagemNuncaPara. 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/unesco-reune-organizacoes-internacionais-sociedade-civil-e-parceiros-do-setor-privado-em-uma. Acesso em: 11 jul. 2023.

Publicado

01/04/2024

Como Citar

NASCIMENTO, K. A. S. do; FIALHO, L. M. F.; NEVES, V. N. S.; COSTA, M. A. A. da; PEREIRA, A. S. M. Metodologias ativas mediadas por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Programa de Pós-Graduação em Educação no pós-pandemia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024043, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18370. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18370. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas