A Pérsia e o Planalto Iraniano

Apontamentos para o ensino de história antiga na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18412

Palavras-chave:

Irã, Mundo Antigo, Educação, Ensino, Planalto Iraniano

Resumo

O artigo aborda a história do Planalto Iraniano e de seus povos, entre eles, os Persas e suas relações com os gregos antigos no início do que posteriormente ficou conhecido como Civilização Ocidental. Objetivou-se evidenciar que o ensino de história antiga no Brasil precisa ser repensado para evitar imprecisões, generalizações e incoerências frequentes, entre outros, em boa parte da bibliografia disponível sobre o tema. Para isso, apoiou-se em pesquisas arqueológicas e históricas mais recentes, que são contribuições teóricas decisivas para compreender os povos do Planaldo Iraniano em sua diversidade e historicidade. Trata-se de uma pesquisa básica, qualitativa, exploratória, explicativa e que utilizou-se de procedimentos bibliográficos e documentais. Concluiu-se que os povos antigos devem ser estudados de modo contextualizado. Os povos do Planalto Iraniano precisam ter sua diversidade compreendida e não podem ser tratados como se fossem todos iguais. Desse modo, embora os Persas sejam o povo mais conhecido e estudado do planalto, eles não foram os únicos. Assim, o artigo discute uma temática sobre a qual existem poucas pesquisas no Brasil e procura colaborar com a tarefa do ensino de história antiga no país, neste caso sobre os povos do Planalto Iraniano. Portanto, trata do papel dos Persas nas origens do Ocidente, mas procura não se limitar a essa questão. Por fim, salienta-se a pertinência do estudo da antiguidade na Educação Básica e faz alguns apontamentos para contribuir com esta importante tarefa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Marcos Curi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET – IFTM) e do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ofertado em Rede Nacional (ProfEPT). Pós-Doutor em História Social e pós-doutorando em Educação.

Ana Lúcia Araújo Borges, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ofertado em Rede Nacional (ProfEPT).  

Camila Adriane Almeida Silva, Centro Universitário de Patos de Minas

Estudante do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio, bolsista PIBIC EM CNPq na época que essa pesquisa teve seu primeiro desenvolvimento.

Referências

ADGHIRNI, S. Os iranianos. São Paulo: Contexto, 2014.

ALVES, T. M. A ameaça iraniana em xeque: uma leitura pós-colonial sobre o Irã. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: PUC, 2013.

ARAUJO, M. T. M. A Pártia e os partos nos anais de Tácito. Mare Nostrum, v. 9, n. 1, 2018.

ASHERI, D. O Estado Persa. São Paulo: Perspectiva, 2006.

ASSUMPÇÃO, L. F. B. de; COSTA CAMPOS, C. E. da. O livro didático e o Ensino de História Antiga–desafios no presente e problemas do passado. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, v. 2, n. 6, 2020.

AYMARD, A.; AUBOYER, J. A Civilização da Pérsia Aquemênida. In: CROUZET, M. (dir.). História Geral das Civilizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 1998. v. 1.

BARNABÉ, L. E. História antiga e livros didáticos no século XXI: inovações e permanências. Revista Alétheia, v. 9, n. 2, p. 31-40, 2014.

BORGONGINO, B. U. (org.). Para além do Ocidente cristão: outras Idades Médias? Recife: Ed. UFPE, 2023.

BRAUDEL, F. Gramática das civilizações. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

BRIANT, P. Historie de L’Emprie Perse: de Cyrus à Alexandre. Paris: Fayard, 1996.

BRIANT, P. Alexandre, o Grande. Porto Alegre: L&Pm Pocket, 2010.

BROSIUS, M. Persians: An Introduction. London/New York: Routledge, 2006.

BURNS, E. M. História da Civilização Ocidental. 38. ed. São Paulo: Editora Globo, 1997. v. 2.

BURUMA, I.; MARGALIT, A. Ocidentalismo: o Ocidente aos olhos de seus inimigos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.

CAROLA, R. C. Meio Ambiente. In: PINSY, C. B. (org.). Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Contexto, 2009.

CASSIANO, C. C. F. Política e Economia do Mercado do Livro Didático no Século XXI: globalização, tecnologia e capitalismo na Educação Básica Nacional. Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas, p. 83, 2017.

CAUTI, S. Pérsia: o império multicultural. In: Aventuras na História. São Paulo: Editora Abril, 2015. ano 12, p. 46-49.

CIFUENTES, E. Q. Gramática de la Lengua Elamita. Madrid: Vision Libros, 2013.

CULICAM, W. Medos e Persas. Lisboa: Verbo, 1971.

DABAT, C. R. A transferência dos conceitos de feudalismo e de modo de produção feudal a regiões não-europeias. Cadernos de Estudos Sociais, v. 11, n. 2, 1995.

DANIEL, G. The First Civilizations: The Archaeology of Their Origins. New York: Thomas Y. Crowll, 1970.

DARYAEE, T. (ed.). The Oxford Handbook of Iranian History. New York: Oxford University Press, 2012.

DORTIER, J. F. Dicionário de Ciências Humanas. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FERNANDES, M. F. L.; ROVAI, M. L.; LANDINI, T. S. Civilização: Sentidos e paradoxos. São Paulo: Editora da Unifesp, 2014.

FRANCO JR., H.; FILHO, R. O. A. Atlas de História Geral. 2. ed. São Paulo: Editora Scipione, 1994.

FUNARI, P. P. A importância de uma abordagem crítica da História Antiga nos livros escolares. Revista História Hoje, v. 4, p. 1-6, 2004.

FUNARI, P. P.; SILVA, G. J; MARTINS, A. L. (org). História Antiga: contribuições brasileiras. São Paulo: Annablume, 2008.

GHIRSHMAN, R. L'Iran des origines à l'Islam. Paris: Éditions Albin Michel, 1976. 376 p.

GIORDANI, M. C. História da Antiguidade Oriental. 9. ed. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 1992.

HALICARNASSO, H. História. São Paulo: Ediouro, Tradução: José Brito Broca, 2001.

HALL, J. M. Quem eram os gregos. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia. São Paulo, II: 213-225, 2001.

HAMDANI, A. Suméria: A Primeira Grande Civilização. Rio de Janeiro: Otto Pierre, 1978.

HOLLAND, T. Fogo Persa. Rio de Janeiro: Record, 2008.

JAGUARIBE, H. Um Estudo Crítico da História. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002. v. 2.

JASPERS, K. Origen y meta de la Historia. Madrid: Revista de Occidente, 1965.

KUPER, A. A reinvenção da sociedade primitiva: transformações de um mito. Recife: Editora da UFPE, 2008.

LEAKEY, R. A origem da espécie humana. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

LEICK, G. Historical Dictionary of mesopotâmia. 2. ed. Toronto: The Scarecrow Press, Inc., 2010.

LEVEQUE, P. Las primeras civilizaciones. Madrid: Madrid: Akal Ediciones, 1991.

LIVERANI, M. Para além da Bíblia: história antiga de Israel. São Paulo: Loyola/Paulus, 2008.

MACKEY, S. Pérsia, Islã e a Alma de uma Nação. Rio de Janeiro: Editora Biblioteca do Exército, 2008.

MEDINA, S. F. Dicionário de História da Civilização. Porto Alegre: Editora Globo, 1968.

MORALES, F. A. Por uma didática da História Antiga no ensino superior. Mare Nostrum, v. 8, n. 8, p. 79-114, 2017.

MOUREAU, J-J. A Pérsia dos Grandes Reis e de Zoroastro. Rio de Janeiro: Editora Ferni, 1978.

MOURRE, M. Dicionário de História Universal. Lisboa: Edições ASA, 1998. v. 3.

MUKHERJEE, S. O imperados de todos os males: uma biografia do câncer. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

NIZAMI. Laila & Majnun: a clássica história de amor da literatura Persa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

ONCKEN, G. História Universal: história da antiga Pérsia. Lisboa: José Bastos, 1930. v. 2.

PARKER, G. (ed). Atlas da História do Mundo. São Paulo: Editora da Folha de São Paulo, 1995.

PASTENAK, C. (org.). O que nos torna humanos? Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2009.

PINSKY, J. 100 textos de História Antiga. São Paulo: Global, 1980.

PINSKY, J. As Primeiras Civilizações. São Paulo: Atual, 1994.

PINTO, F. R. C. Revivendo o Império Persa: nacionalismo, modernização e discurso histórico em Mohammad Reza Pahlavi (1960-1967). São Paulo: Dissertação de História: Unifesp, 2018.

SÁNCHEZ, J. P. Breve historia de los Persas. Madrid: Ediciones Nowtilus, 2011.

SANTOS, A. R. Os cassitas: esses desconhecidos? In: Cadmo (Revista de História Antiga), Lisboa, Universidade de Lisboa, n. 21, p. 51-59, 2011.

SCHRAKAMP, I. L. In: The Encyclopedia of Ancient History. 2012, [online].

SILVA, Gilvan Ventura da. História Antiga e livro didático: uma parceria nem sempre harmoniosa. Dimensões, n. 11, 2000.

SPEAKE, G. (ed.). Diccionario de Historia del Mundo Antiguo. Madrid: Akal Ediciones, 1999.

TRIGGER, B. G. Understanding Early Civilizations: a comparative Study. Cambridge University Press, 2003.

WEBER, A. História Sociológica da Cultura. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1970.

Publicado

01/11/2023

Como Citar

CURI, L. M.; BORGES, A. L. A.; SILVA, C. A. A. A Pérsia e o Planalto Iraniano: Apontamentos para o ensino de história antiga na Educação Básica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023101, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18412. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18412. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos