A Pérsia e o Planalto Iraniano

Apontamentos para o ensino de história antiga na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.18412

Palavras-chave:

Irã, Mundo Antigo, Educação, Ensino, Planalto Iraniano

Resumo

O artigo aborda a história do Planalto Iraniano e de seus povos, entre eles, os Persas e suas relações com os gregos antigos no início do que posteriormente ficou conhecido como Civilização Ocidental. Objetivou-se evidenciar que o ensino de história antiga no Brasil precisa ser repensado para evitar imprecisões, generalizações e incoerências frequentes, entre outros, em boa parte da bibliografia disponível sobre o tema. Para isso, apoiou-se em pesquisas arqueológicas e históricas mais recentes, que são contribuições teóricas decisivas para compreender os povos do Planaldo Iraniano em sua diversidade e historicidade. Trata-se de uma pesquisa básica, qualitativa, exploratória, explicativa e que utilizou-se de procedimentos bibliográficos e documentais. Concluiu-se que os povos antigos devem ser estudados de modo contextualizado. Os povos do Planalto Iraniano precisam ter sua diversidade compreendida e não podem ser tratados como se fossem todos iguais. Desse modo, embora os Persas sejam o povo mais conhecido e estudado do planalto, eles não foram os únicos. Assim, o artigo discute uma temática sobre a qual existem poucas pesquisas no Brasil e procura colaborar com a tarefa do ensino de história antiga no país, neste caso sobre os povos do Planalto Iraniano. Portanto, trata do papel dos Persas nas origens do Ocidente, mas procura não se limitar a essa questão. Por fim, salienta-se a pertinência do estudo da antiguidade na Educação Básica e faz alguns apontamentos para contribuir com esta importante tarefa.

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Biografia do Autor

Luciano Marcos Curi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET – IFTM) e do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ofertado em Rede Nacional (ProfEPT). Pós-Doutor em História Social e pós-doutorando em Educação.

Ana Lúcia Araújo Borges, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ofertado em Rede Nacional (ProfEPT).  

Camila Adriane Almeida Silva, Centro Universitário de Patos de Minas

Estudante do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio, bolsista PIBIC EM CNPq na época que essa pesquisa teve seu primeiro desenvolvimento.

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Publicado

01/11/2023

Como Citar

CURI, L. M.; BORGES, A. L. A.; SILVA, C. A. A. A Pérsia e o Planalto Iraniano: Apontamentos para o ensino de história antiga na Educação Básica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023101, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.18412. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18412. Acesso em: 17 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos