USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ARQUITETURA NA GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18463

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Aprendizagem a distância, Ensino de projeto, Aula virtual, Covid-19

Resumo

Este estudo avalia a aplicação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na disciplina de Arquitetura em Engenharia Civil, durante o primeiro semestre de 2021, realizado remotamente devido à pandemia da Covid-19. A disciplina abordou conteúdos teóricos e práticos, com foco em projetos arquitetônicos na cidade do Recife. Questionários foram usados para coletar opiniões dos alunos sobre a metodologia, competências de engenheiros civis e importância do conhecimento em projetos. A análise quantitativa das respostas revelou que os alunos perceberam bem seu conhecimento em projeto, preferindo uma combinação de métodos tradicionais e construtivistas. Eles valorizaram a integração entre teoria e prática, reconhecendo a relevância de ambos na aprendizagem. Esses resultados informam aprimoramentos no desenvolvimento dos alunos e na compreensão das expectativas no ensino de Arquitetura em Engenharia Civil.

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Biografia do Autor

Vinícius Francis Braga de Azevedo, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife – PE – Brasil.

Engenheiro Civil e mestrando em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC).

Igor Alencar Rodrigues, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife – PE – Brasil.

Engenheiro Civil e mestrando em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC).

Vicente Estevam da Silva Neto, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife – PE – Brasil.

Engenheiro Civil pelo Centro Universitário UniFBV - Wyden. Estudante de mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco.

Willames de Albuquerque Soares, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife – PE – Brasil.

Doutor em Tecnologias Energéticas Nucleares pela UFPE. Possui licenciatura plena em Matemática pela UFRPE. Professor associado da Universidade de Pernambuco.

Bianca M. Vasconcelos, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife – PE – Brasil.

Doutora em Engenharia Civil pela Universidade do Porto/Portugal. Arquiteta Urbanista pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora adjunta da Universidade de Pernambuco.

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Arquivos adicionais

Publicado

23/07/2024

Como Citar

AZEVEDO, V. F. B. de; RODRIGUES, I. A.; SILVA NETO, V. E. da; SOARES, W. de A.; VASCONCELOS, B. USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ARQUITETURA NA GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024094, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18463. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18463. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos