USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ARQUITETURA NA GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18463Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Aprendizagem a distância, Ensino de projeto, Aula virtual, Covid-19Resumo
Este estudo avalia a aplicação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na disciplina de Arquitetura em Engenharia Civil, durante o primeiro semestre de 2021, realizado remotamente devido à pandemia da Covid-19. A disciplina abordou conteúdos teóricos e práticos, com foco em projetos arquitetônicos na cidade do Recife. Questionários foram usados para coletar opiniões dos alunos sobre a metodologia, competências de engenheiros civis e importância do conhecimento em projetos. A análise quantitativa das respostas revelou que os alunos perceberam bem seu conhecimento em projeto, preferindo uma combinação de métodos tradicionais e construtivistas. Eles valorizaram a integração entre teoria e prática, reconhecendo a relevância de ambos na aprendizagem. Esses resultados informam aprimoramentos no desenvolvimento dos alunos e na compreensão das expectativas no ensino de Arquitetura em Engenharia Civil.
Downloads
Referências
AHMEDI, V.; KURSHUMLIJA, A.; ISMAJLI, H. Teachers’ attitudes towards constructivist approach to improving learning outcomes: The case of Kosovo. International Journal of Instruction, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 441-454, 2023.
ALMEIDA, D. C.; PITANGA, H. N.; DA SILVA, T. O.; SILVA, N. A. B.; DE AVELAR, M. G. Utilização dos testes estatísticos Kruskal-Wallis e Mann-Whitney para avaliação de sistemas de solos reforçados com geotêxteis. Matéria, Rio de Janeiro, v. 27, 2022.
ASGARI, S.; TRAJKOVIC, J.; RAHMANI, M.; ZHANG, W.; LO, R. C.; SCIORTINO, A. An observational study of engineering online education during the COVID-19 pandemic. Plos one, [S. l.], v. 16, n. 4, p. e0250041, 2021.
AZEVEDO, V. F. B.; LIRA, H. F.; MORAES, A. B.; VASCONCELOS, B. Uso da realidade aumentada no ensino de projeto de engenharia civil. arq.urb, [S. l.], n. 36, p. 67–79, 2023.
AZEVEDO, V.; MORAES, A.; LIRA, H. Tutoring as a tool to explore new teaching methodologies in the classroom in engineering classes of the University of Pernambuco. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON GEOMETRY AND GRAPHICS, 2020. Anais […]. Springer, Cham, 2021. p. 811-819.
BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem no ensino de engenharia. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENGINEERING AND TECHNOLOGY EDUCATION, 2014, Cairo. Proceedings […]. Cairo, Egito: [s. n.], 2014. p. 110-116.
BASSETTO, C. Aplicação do Teste Qui-Quadrado sobre a associação entre proficiência em matemática e fatores socioeconômicos: uma abordagem com dados do SARESP. Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021.
BRESSAN, M. A.; COUTO, A. T. S.; ZUCCHI, F. C. R.; BAROZENA, J. E. Metodologias ativas no ensino de Saúde: devemos considerar o ponto de vista dos alunos? Revista Docência do Ensino Superior, [S. l.], v. 11, p. 1-20, 2021.
BRIGHENTI, J.; BIAVATTI, V. T.; SOUZA, T. R. Metodologias de ensino-aprendizagem: uma abordagem sob a percepção dos alunos. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, [S. l.], p. 281-304, 2015.
BRITO, C. A. F.; CAMPOS, M. Z. Facilitando o processo de aprendizagem no ensino superior: o papel das metodologias ativas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, v. 14, n. 2, p. 371-387, 2019.
CARLOS, V.; RESES, G.; SOARES, S. C. Active learning spaces design and assessment: a qualitative systematic literature review. Interactive Learning Environments, p. 1-18, 2023.
CRISOL-MOYA, E.; ROMERO-LÓPEZ, M. A.; CAURCEL-CARA, M. J. Active methodologies in higher education: perception and opinion as evaluated by professors and their students in the teaching-learning process. Frontiers in Psychology, [S. l.], v. 11, p. 1703, 2020.
COLOMO-MAGAÑA, E.; Soto-Varela, R.; RUIZ-PALMERO, J.; GÓMEZ-GARCIA, M. University students’ perception of the usefulness of the flipped classroom methodology. Education Sciences, [S. l.], v. 10, n. 10, p. 275, 2020.
COSTA, I. E. F.; OLIVEIRA, S. R. B.; ELGRABLY, I. S.; GUERRA, A. S.; SOARES, E. M.; COSTA, I. V. F. Using active methodologies for teaching and learning of exploratory test design and execution. Education Sciences, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 115, 2023.
ELESBÃO, I.; LISKA, G. R. Testes de aderência aplicados no ajustamento da distribuição normal às notas médias de duas turmas. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 9, n. 1, 2017.
ELGRABLY, I. S.; OLIVEIRA, S. R. B. Using flipped classroom to promote active learning and engagement in a Software Testing subject remotely during the COVID-19 pandemic. In: FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE, 2022. Proceedings […]. [S. l.]: IEEE, 2022. p. 1-6.
FABRICIO, M. M.; MELHADO, S. B. O projeto na arquitetura e engenharia civil e a atuação em equipes multidisciplinares. Revista Tópos, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 11-28, 2007.
GARCÍA-ALBERTI, M.; SUÁREZ, F.; CHIYÓN, I.; FEIJOO, J. C. M. Challenges and experiences of online evaluation in courses of civil engineering during the lockdown learning due to the COVID-19 pandemic. Education Sciences, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 59, 2021.
HARTIKAINEN, S.; RINTALA, H.; PYLVAS, L.; NOKELAINEN, P. The concept of active learning and the measurement of learning outcomes: A review of research in engineering higher education. Education Sciences, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 276, 2019.
HERNÁNDEZ-DE-MENÉNDEZ, M.; JÚNIOR, A. V.; TUDÓN-MARTÍNEZ, J. C.; HERNANDEZ-ALCANTARA, D. Active learning in engineering education. A review of fundamentals, best practices and experiences. International Journal on Interactive Design and Manufacturing (IJIDeM), [S. l.], v. 13, p. 909-922, 2019.
LI, Q. A novel Likert scale based on fuzzy sets theory. Expert Systems with Applications, [S. l.], v. 40, n. 5, p. 1609-1618, 2013.
LIMA, V. V. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, [S. l.], v. 21, p. 421-434, 2016.
LIMA, W. A. A.; DE MORAIS, F. M.; ROCHA, F. S.; MALAQUIAS, J. V. Avaliação de métodos de enxertia em mudas de baruzeiro (Dipteryx alata Vogel, Fabaceae). Ciência Florestal, [S. l.], v. 33, n. 2, 2023.
ORSATTO, L.; SILVA, M.; HOLTMAN, K. Estudo Comparativo do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)-Dimensão Social-Entre Cooperativas de Crédito e Bancos Listados na B3. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 9, n. 2, 2022.
RIBEIRINHA, T.; ALVES, R.; DUARTE, B. S. Análise comparativa do modelo sala de aula invertida no contexto presencial e on-line. Revista Conhecimento Online, [S. l.], v. 2, p. 21-48, 2022.
ROCHA, R. de C. M.; CORRÊA, R. P.; FERREIRA, R. R. A Tecnologia Digital de Comunicação e Informação (TDIC) e suas possibilidades na educação durante a pandemia de Covid-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, v. 17, n. 4, p. 2526-2543, 2022.
ŞAHIN, M.; AYBEK, E. Jamovi: an easy-to-use statistical software for the social scientists. International Journal of Assessment Tools in Education, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 670-692, 2019.
SERRANO, J. S.; LASHERAS, I. Docencia de Bioestadística en Medicina con software gratuito jamovi: una ventana de oportunidad. Revista Española De Educación Médica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 9-10, 2020.
SILVA, R. R. C. Metodologias passivas versus ativas: estudo de campo num curso de graduação em engenharia civil. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, [S. l.], v. 7, p. e136721-e136721, 2021.
TURHAN, N. S. Karl Pearson's Chi-Square Tests. Educational Research and Reviews, [S. l.], v. 16, n. 9, p. 575-580, 2020.
VAZQUEZ, D. A.; PESCE, L. A experiência de ensino remoto durante a pandemia de Covid-19: determinantes da avaliação discente nos cursos de humanas da Unifesp. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, SP, v. 27, p. 183-204, 2022.
VITORINO, R. W. S.; FORNAZIERO, C. C.; FERNANDES, E. V. Evaluation of performance and perception of learning in teaching human anatomy: traditional method vs constructivist method. Int J Morphol, [S. l.], v. 38, n. 1, p. 74-77, 2020.
WANG, C.; KASSEM, M. A.; TANG, Y. Application of VR technology in civil engineering education. Computer Applications in Engineering Education, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 335-348, 2022.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vinícius Francis Braga de Azevedo, Igor Alencar Rodrigues, Vicente Estevam da Silva Neto, Willames de Albuquerque Soares, Bianca M. Vasconcelos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.