USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ARQUITETURA NA GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18463

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Aprendizagem a distância, Ensino de projeto, Aula virtual, Covid-19

Resumo

Este estudo avalia a aplicação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na disciplina de Arquitetura em Engenharia Civil, durante o primeiro semestre de 2021, realizado remotamente devido à pandemia da Covid-19. A disciplina abordou conteúdos teóricos e práticos, com foco em projetos arquitetônicos na cidade do Recife. Questionários foram usados para coletar opiniões dos alunos sobre a metodologia, competências de engenheiros civis e importância do conhecimento em projetos. A análise quantitativa das respostas revelou que os alunos perceberam bem seu conhecimento em projeto, preferindo uma combinação de métodos tradicionais e construtivistas. Eles valorizaram a integração entre teoria e prática, reconhecendo a relevância de ambos na aprendizagem. Esses resultados informam aprimoramentos no desenvolvimento dos alunos e na compreensão das expectativas no ensino de Arquitetura em Engenharia Civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Francis Braga de Azevedo, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife – PE – Brasil.

Engenheiro Civil e mestrando em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC).

Igor Alencar Rodrigues, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife – PE – Brasil.

Engenheiro Civil e mestrando em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC).

Vicente Estevam da Silva Neto, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife – PE – Brasil.

Engenheiro Civil pelo Centro Universitário UniFBV - Wyden. Estudante de mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco.

Willames de Albuquerque Soares, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife – PE – Brasil.

Doutor em Tecnologias Energéticas Nucleares pela UFPE. Possui licenciatura plena em Matemática pela UFRPE. Professor associado da Universidade de Pernambuco.

Bianca M. Vasconcelos, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife – PE – Brasil.

Doutora em Engenharia Civil pela Universidade do Porto/Portugal. Arquiteta Urbanista pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora adjunta da Universidade de Pernambuco.

Referências

AHMEDI, V.; KURSHUMLIJA, A.; ISMAJLI, H. Teachers’ attitudes towards constructivist approach to improving learning outcomes: The case of Kosovo. International Journal of Instruction, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 441-454, 2023.

ALMEIDA, D. C.; PITANGA, H. N.; DA SILVA, T. O.; SILVA, N. A. B.; DE AVELAR, M. G. Utilização dos testes estatísticos Kruskal-Wallis e Mann-Whitney para avaliação de sistemas de solos reforçados com geotêxteis. Matéria, Rio de Janeiro, v. 27, 2022.

ASGARI, S.; TRAJKOVIC, J.; RAHMANI, M.; ZHANG, W.; LO, R. C.; SCIORTINO, A. An observational study of engineering online education during the COVID-19 pandemic. Plos one, [S. l.], v. 16, n. 4, p. e0250041, 2021.

AZEVEDO, V. F. B.; LIRA, H. F.; MORAES, A. B.; VASCONCELOS, B. Uso da realidade aumentada no ensino de projeto de engenharia civil. arq.urb, [S. l.], n. 36, p. 67–79, 2023.

AZEVEDO, V.; MORAES, A.; LIRA, H. Tutoring as a tool to explore new teaching methodologies in the classroom in engineering classes of the University of Pernambuco. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON GEOMETRY AND GRAPHICS, 2020. Anais […]. Springer, Cham, 2021. p. 811-819.

BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem no ensino de engenharia. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENGINEERING AND TECHNOLOGY EDUCATION, 2014, Cairo. Proceedings […]. Cairo, Egito: [s. n.], 2014. p. 110-116.

BASSETTO, C. Aplicação do Teste Qui-Quadrado sobre a associação entre proficiência em matemática e fatores socioeconômicos: uma abordagem com dados do SARESP. Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021.

BRESSAN, M. A.; COUTO, A. T. S.; ZUCCHI, F. C. R.; BAROZENA, J. E. Metodologias ativas no ensino de Saúde: devemos considerar o ponto de vista dos alunos? Revista Docência do Ensino Superior, [S. l.], v. 11, p. 1-20, 2021.

BRIGHENTI, J.; BIAVATTI, V. T.; SOUZA, T. R. Metodologias de ensino-aprendizagem: uma abordagem sob a percepção dos alunos. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, [S. l.], p. 281-304, 2015.

BRITO, C. A. F.; CAMPOS, M. Z. Facilitando o processo de aprendizagem no ensino superior: o papel das metodologias ativas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, v. 14, n. 2, p. 371-387, 2019.

CARLOS, V.; RESES, G.; SOARES, S. C. Active learning spaces design and assessment: a qualitative systematic literature review. Interactive Learning Environments, p. 1-18, 2023.

CRISOL-MOYA, E.; ROMERO-LÓPEZ, M. A.; CAURCEL-CARA, M. J. Active methodologies in higher education: perception and opinion as evaluated by professors and their students in the teaching-learning process. Frontiers in Psychology, [S. l.], v. 11, p. 1703, 2020.

COLOMO-MAGAÑA, E.; Soto-Varela, R.; RUIZ-PALMERO, J.; GÓMEZ-GARCIA, M. University students’ perception of the usefulness of the flipped classroom methodology. Education Sciences, [S. l.], v. 10, n. 10, p. 275, 2020.

COSTA, I. E. F.; OLIVEIRA, S. R. B.; ELGRABLY, I. S.; GUERRA, A. S.; SOARES, E. M.; COSTA, I. V. F. Using active methodologies for teaching and learning of exploratory test design and execution. Education Sciences, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 115, 2023.

ELESBÃO, I.; LISKA, G. R. Testes de aderência aplicados no ajustamento da distribuição normal às notas médias de duas turmas. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, [S. l.], v. 9, n. 1, 2017.

ELGRABLY, I. S.; OLIVEIRA, S. R. B. Using flipped classroom to promote active learning and engagement in a Software Testing subject remotely during the COVID-19 pandemic. In: FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE, 2022. Proceedings […]. [S. l.]: IEEE, 2022. p. 1-6.

FABRICIO, M. M.; MELHADO, S. B. O projeto na arquitetura e engenharia civil e a atuação em equipes multidisciplinares. Revista Tópos, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 11-28, 2007.

GARCÍA-ALBERTI, M.; SUÁREZ, F.; CHIYÓN, I.; FEIJOO, J. C. M. Challenges and experiences of online evaluation in courses of civil engineering during the lockdown learning due to the COVID-19 pandemic. Education Sciences, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 59, 2021.

HARTIKAINEN, S.; RINTALA, H.; PYLVAS, L.; NOKELAINEN, P. The concept of active learning and the measurement of learning outcomes: A review of research in engineering higher education. Education Sciences, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 276, 2019.

HERNÁNDEZ-DE-MENÉNDEZ, M.; JÚNIOR, A. V.; TUDÓN-MARTÍNEZ, J. C.; HERNANDEZ-ALCANTARA, D. Active learning in engineering education. A review of fundamentals, best practices and experiences. International Journal on Interactive Design and Manufacturing (IJIDeM), [S. l.], v. 13, p. 909-922, 2019.

LI, Q. A novel Likert scale based on fuzzy sets theory. Expert Systems with Applications, [S. l.], v. 40, n. 5, p. 1609-1618, 2013.

LIMA, V. V. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, [S. l.], v. 21, p. 421-434, 2016.

LIMA, W. A. A.; DE MORAIS, F. M.; ROCHA, F. S.; MALAQUIAS, J. V. Avaliação de métodos de enxertia em mudas de baruzeiro (Dipteryx alata Vogel, Fabaceae). Ciência Florestal, [S. l.], v. 33, n. 2, 2023.

ORSATTO, L.; SILVA, M.; HOLTMAN, K. Estudo Comparativo do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)-Dimensão Social-Entre Cooperativas de Crédito e Bancos Listados na B3. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 9, n. 2, 2022.

RIBEIRINHA, T.; ALVES, R.; DUARTE, B. S. Análise comparativa do modelo sala de aula invertida no contexto presencial e on-line. Revista Conhecimento Online, [S. l.], v. 2, p. 21-48, 2022.

ROCHA, R. de C. M.; CORRÊA, R. P.; FERREIRA, R. R. A Tecnologia Digital de Comunicação e Informação (TDIC) e suas possibilidades na educação durante a pandemia de Covid-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, v. 17, n. 4, p. 2526-2543, 2022.

ŞAHIN, M.; AYBEK, E. Jamovi: an easy-to-use statistical software for the social scientists. International Journal of Assessment Tools in Education, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 670-692, 2019.

SERRANO, J. S.; LASHERAS, I. Docencia de Bioestadística en Medicina con software gratuito jamovi: una ventana de oportunidad. Revista Española De Educación Médica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 9-10, 2020.

SILVA, R. R. C. Metodologias passivas versus ativas: estudo de campo num curso de graduação em engenharia civil. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, [S. l.], v. 7, p. e136721-e136721, 2021.

TURHAN, N. S. Karl Pearson's Chi-Square Tests. Educational Research and Reviews, [S. l.], v. 16, n. 9, p. 575-580, 2020.

VAZQUEZ, D. A.; PESCE, L. A experiência de ensino remoto durante a pandemia de Covid-19: determinantes da avaliação discente nos cursos de humanas da Unifesp. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, SP, v. 27, p. 183-204, 2022.

VITORINO, R. W. S.; FORNAZIERO, C. C.; FERNANDES, E. V. Evaluation of performance and perception of learning in teaching human anatomy: traditional method vs constructivist method. Int J Morphol, [S. l.], v. 38, n. 1, p. 74-77, 2020.

WANG, C.; KASSEM, M. A.; TANG, Y. Application of VR technology in civil engineering education. Computer Applications in Engineering Education, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 335-348, 2022.

Arquivos adicionais

Publicado

23/07/2024

Como Citar

AZEVEDO, V. F. B. de; RODRIGUES, I. A.; SILVA NETO, V. E. da; SOARES, W. de A.; VASCONCELOS, B. USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ARQUITETURA NA GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024094, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18463. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18463. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos