OFICINAS DO PROJETO APRENDER BRINCANDO SOBRE SAÚDE: O QUE FICOU NO ENSINO INFANTIL DE INDAIATUBA?
Palavras-chave:
Educação em Saúde Bucal, Materiais de Ensino, Professores Escolares, Higiene BucalResumo
O presente estudo buscou avaliar o efeito tardio de oficinas do projeto Aprender brincando sobre saúde na rotina de trabalho das Equipes de Saúde Bucal (ESB) nas escolas de Indaiatuba (SP/Brasil). Participaram das oficinas (2017) educadores da rede municipal. Em 2020, formulários foram entregues às 80 ESB responsáveis por cada escola municipal, para avaliar de forma cega ao objetivo as ações realizadas na rotina da escola voltadas aos temas trabalhados nas oficinas. Após coleta dos dados, formou-se 2 grupos: GO (participantes das oficinas; n=24) e GNO (não participantes; n=56). Todas as ações tiveram notas maiores para o GO e em especial, a "parceria da escola com a ESB" (p=0,0031), a "compreensão quanto às orientações transmitidas pela ESB" (p=0,0186) e "preocupação com a quantidade de pasta colocada na escova" (p=0,0326). Os conteúdos e valores trabalhados nas oficinas foram identificados pelos membros da ESB na rotina das escolas com educadores que participaram das oficinas.
Downloads
Referências
ARCIERI, R. M.; ROVIDA, T. A. S.; LIMA, D. P.; GARBIN, A. J. I.; SALIBAS, C. A. S. Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucal. Educar em Revista. n. 47, p. 301-314, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40602013000100016. Acesso em: 31 mar. 2022.
BARROS, V. de A.; COSTA, S. M.; ZANIN, L.; FLÓRIO, F. M. Evaluation of an educational activity in the oral health of students. International journal of dental hygiene. v. 15, n. 1. p. 23-29, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1111/idh.12152. Acesso em: 31 mar. 2022.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997a.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997b.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia de recomendações para o uso de fluoretos no Brasil / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília, DF: MEC, SEB, DICEI, 2013. 542p.
BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Base Nacional Curricular Comum: BNCC - Apresentação. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 mar. 2022.
BUSCH, V.; LANINGA-WIJNEN, L.; SCHRIJVERS, A. J. P., DE LEEUW, J. R. J. Associations of health behaviors, school performance and psychosocial problems in adolescents in The Netherlands. Health promotion international, v. 32, n. 2, p. 280-291, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1093/heapro/dav058. Acesso em: 30 mar. 2022.
CARVALHO, T. H. L.; PINHEIRO, N. M. S.; DOS SANTOS, J. M. A.; COSTA, L. E. D.; QUEIROZ, F. S.; NÓBREGA, C. B. C. Estratégias de promoção de saúde para crianças em idade pré-escolar do município de Patos-PB. Revista de Odontologia da UNESP, v. 42, n. 6, p. 426-431, 2013.
CARVALHO, K. N. de; ZANIN, L.; FLÓRIO, F. M. Percepção de escolares e enfermeiros quanto às práticas educativas do programa saúde na escola. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, v. 15, n. 42, p. 2325, 2020.
CLARK, M. B.; KEELS, M. A.; SLAYTON, R. L. SECTION ON ORAL HEALTH. “Fluoride use in caries prevention in the primary care setting.” Pediatrics, v. 134, n. 3, p. 626-33, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1542/peds.2014-1699. Acesso em: 30 mar. 2022.
CURY, J. A.; TENUTA, L. M. A. Evidence-based recommendation on toothpaste use. Brazilian Oral Research, v. 28, n. spe, p. 1-7, 2014.
ELLWOOD, R. P.; CURY, J. A. How much toothpaste should a child under the age of 6 years use? European archives of paediatric dentistry, v. 10, n. 3, p. 168-74, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1007/BF03262679. Acesso em: 22 mar. 2022.
ESSVEIN. G.; BAUMGARTEN. A.; RECH, R. S.; HILGERT, J. B.; NEVES, M. Dental care for early childhood in Brazil: from the public policy to evidence. Revista de Saúde Pública, v. 53, n.15, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2019053000540. Acesso em: 23 mar. 2022.
EVANS, R. W.; DARVELL, B. W. Refining the estimate of the critical period for susceptibility to enamel fluorosis in human maxillary central incisors. Journal of public health dentistry, v. 55, n. 4, p. 238-49, 1995. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1752-7325.1995.tb02376.x. Acesso em: 30 mar. 2022.
FARIAS, I. C. V; SÁ, R. M. P. F; FIGUEIREDO, N.; MENEZES FILHO, A. Análise da intersetorialidade no Programa Saúde na Escola. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40, n. 2, p. 261-267, 2016.
FDI GENERAL ASSEMBLY. Promoting oral health through fluoride toothpaste: adopted by the FDI General Assembly: 7 September 2018, Buenos Aires, Argentina Original version adopted by the FDI General Assembly: November 2000, Paris, France. International dental journal v. 69, n. 1, p. 17-18, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1111/idj.12469. Acesso em: 30 mar. 2022.
FLÓRIO, F. M.; FONSECA-SILVA, A. de S. (org.). Aprender brincando sobre saúde - Saúde bucal com sustentabilidade para crianças. 1. ed. Campinas, SP: Editora Pontes, 2017. v. 1000. 218p.
FLÓRIO, F. M.; PEREIRA, G. S.; OLIVEIRA, A. M. G.; ZANIN, L.; FONSECA-SILVA, A. de S. Juntos somos mais fortes: oficinas do projeto 'Aprender brincando sobre saúde' e a interface com a educação básica. In: Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisas Odontológicas. Brazilian Oral Research. n. 32. p. 47-47, 2018.
FLÓRIO, F. M.; KLEE L. dos S.; BRANDÃO RAMOS A. P.; AMBROSANO, G. M. B.; FONSECA-SILVA, A. de S. “Use of Water by Schoolchildren: Impact of Indirectly Supervised Daily Toothbrushing-A Pilot Study.” International journal of clinical pediatric dentistry, v. 13, n. 5, p. 513-517, 2020.
FLÓRIO, F. M.; RACHED, E. A.; VICTORELLI, G.; SILVA, A. S. F.; ARSATI, Y. B. O. L. Development and validation of an educational comic book for guidance on the safe use of fluoride toothpaste by children. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, v. 23, n. e220060, 2023.
FRANCHIN, V.; BASTING, R. T.; MUSSI, A. D. A.; FLÓRIO, F. M. A importância do professor como agente multiplicador de saúde bucal. Revista da ABENO, v. 6, n. 2, p. 102-108, 2006.
HONKALA, S. World Health Organization approaches for surveys of health behaviour among schoolchildren and for health-promoting schools. Medical principles and practice: international journal of the Kuwait University, Health Science Centre, p. 24–31, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1159/000354172. Acesso em: 22 mar. 2022.
JAGHER, A. C.; RIPPLINGER, T.; SANTOS PINTO, G.; SCHARDOSIM, L. R. Avaliação da utilização de dentifrício fluoretado em crianças. Revista da Faculdade de Odontologia-UPF. v. 21, n. 1, p. 37-42, 2016.
KWAN, S. Y.; PETERSEN, P. E; PINE, C. M.; BORUTTA, A. Health-promoting schools: an opportunity for oral health promotion. Bulletin of the World Health Organization, v. 83, n. 9, p. 677–685, 2005.
LIMA, Y. B.; CURY, J. A. [Fluoride intake by children from water and dentifrice]. Revista de saúde pública, v. 35, n. 6, p. 576-81, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0034-89102001000600012. Acesso em: 20 mar. 2022.
LIMA-ARSATI, Y. B. O.; GOMES, A. R. L. F.; SANTOS, H. K. A.; ARSATI, F.; OLIVEIRA, M. C.; FREITAS, V. S. Exposure to fluoride of children during the critical age for dental fluorosis, in the semiarid region of Brazil. Ciência & saúde coletiva, v. 23, n. 4, p. 1045-1054, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232018234.07952016. Acesso em: 30 mar. 2022.
MADUREIRA, L. A. A.; VINHA, M. L. Professores e suas percepções, conhecimentos e práticas em saúde bucal. Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 6, n. 15, p. 80-97, 2019.
MOSQUERA, J. A.; CERÓN CASTAÑO, D. L.; CUELLAR PAPAMIJA, L. F.; AMÓRTEGUI CEDEÑO, E. F. Concepções de educação para a saúde de professores de ciência do sul da Colômbia. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 37, n. 117, p. 50–62, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12977. Acesso em: 30 mar. 2022.
NERY, N. G.; JORDÃO, L. M. R.; FREIRE, M. C. M. Educational quality and oral health promotion in Brazilian schools: a multilevel analysis of national data. Brazilian Oral Research. v. 14, n. 36, e040, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-3107bor-2022.vol36.0040. Acesso em: 30 mar. 2022.
NICKEL, D. A.; LIMA, F. G.; SILVA, B. B. Modelos assistenciais em saúde bucal no Brasil. Cadernos de saúde pública, v. 24, n. 2, p. 241-6, 2008.
OLIVEIRA, M. J.; PAIVA, S. M., MARTINS, L. H.; RAMOS-JORGE M. L.; LIMA, Y. B. O.; CURY, J. A. Fluoride intake by children at risk for the development of dental fluorosis: comparison of regular dentifrices and flavoured dentifrices for children. Caries research, v. 41, n. 6, p. 460–466, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1159/000107933.
PAIVA, S. M.; LIMA, Y. B.; CURY, J. A. Fluoride intake by Brazilian children from two communities with fluoridated water. Community dentistry and oral epidemiology, v. 31, n. 3, p. 184-91, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1034/j.1600-0528.2003.00035.x. Acesso em: 30 mar. 2022.
POLK, D. E.; LEVY, S. R.; KOERBER, A.; GENG, M.; FLAY, B. R. Frequency of daily tooth brushing: predictors of change in 9- to 11-year old US children. Community dental health v. 31, n. 3, p. 136-40, 2014.
PEREIRA, G. S.; ZANIN, L.; FLÓRIO, F. M. Professores do ensino infantil de Santos: o que sabem sobre a saúde bucal? Revista Contexto & Educação. 2024.
PEREZ, H. C. de S. Avaliação do efeito de uma abordagem educativa no conhecimento e as práticas de escovação supervisionada indireta de educadores do ensino infantil. Orientadora: Flávia Martão Flório. 2022. 62 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) – Faculdade São Leopoldo Mandic, Campinas, SP, 2022.
SANTOS, P. A.; RODRIGUES, J. D. A.; GARCIA, P. N. S. Avaliação do conhecimento dos professores do ensino fundamental de escolas particulares sobre saúde bucal. Revista de Odontologia da UNESP, v. 31, n. 2, p. 205-214, 2002.
WALSH, T.; WORTHINGTON, H. V.; GLENNY, A-M; MARINHO, V. C.; JERONCIC, A. Fluoride toothpastes of different concentrations for preventing dental caries. Cochrane Database Syst Rev, 2019, v. 3, n. 3, Disponível em: https://doi.org/10.1002/14651858.CD007868.pub3. Acesso em: 30 mar. 2022.
WRIGHT, J. T.; HANSON, N.; RISTIC, H.; WHALL, C. W.; ESTRICH, C. G.; ZENTZ, R. R. Fluoride toothpaste efficacy and safety in children younger than 6 years: a systematic review. J Am Dent Assoc, v. 145, n. 2, p. 182-9, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.14219/jada.2013.37. Acesso em: 30 mar. 2022.
ZOHOORI, F. V.; DUCKWORTH, R. M.; OMID, N.; O'HARE, W. T., MAGUIRE, A. “Fluoridated toothpaste: usage and ingestion of fluoride by 4- to 6-yr-old children in England.” European journal of oral sciences, v. 120, n. 5, p. 415-21. 2012. DOI:10.1111/j.1600-0722.2012.00984.x.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Flávia Martão Flório, Alexia de Oliveira, Almenara de Souza Fonseca Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.