OFICINAS DO PROJETO APRENDER BRINCANDO SOBRE SAÚDE: O QUE FICOU NO ENSINO INFANTIL DE INDAIATUBA?

Autores

Palavras-chave:

Educação em Saúde Bucal, Materiais de Ensino, Professores Escolares, Higiene Bucal

Resumo

O presente estudo buscou avaliar o efeito tardio de oficinas do projeto Aprender brincando sobre saúde na rotina de trabalho das Equipes de Saúde Bucal (ESB) nas escolas de Indaiatuba (SP/Brasil). Participaram das oficinas (2017) educadores da rede municipal. Em 2020, formulários foram entregues às 80 ESB responsáveis por cada escola municipal, para avaliar de forma cega ao objetivo as ações realizadas na rotina da escola voltadas aos temas trabalhados nas oficinas. Após coleta dos dados, formou-se 2 grupos: GO (participantes das oficinas; n=24) e GNO (não participantes; n=56). Todas as ações tiveram notas maiores para o GO e em especial, a "parceria da escola com a ESB" (p=0,0031), a "compreensão quanto às orientações transmitidas pela ESB" (p=0,0186) e "preocupação com a quantidade de pasta colocada na escova" (p=0,0326). Os conteúdos e valores trabalhados nas oficinas foram identificados pelos membros da ESB na rotina das escolas com educadores que participaram das oficinas.

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Biografia do Autor

Flávia Martão Flório, Faculdade São Leopoldo Mandic (SLM), Campinas – SP – Brasil.

Faculdade São Leopoldo Mandic (SLM), Campinas – SP – Brasil. Professora do curso de Odontologia, área de Saúde Coletiva.

Alexia de Oliveira, Faculdade São Leopoldo Mandic (SLM), Campinas – SP – Brasil.

Faculdade São Leopoldo Mandic (SLM), Campinas – SP – Brasil. Egressa do curso de graduação em Odontologia.

Almenara de Souza Fonseca Silva, Faculdade São Leopoldo Mandic (SLM), Campinas – SP – Brasil.

Faculdade São Leopoldo Mandic (SLM), Campinas – SP – Brasil. Professora do curso de Odontologia, área de Clínica Integrada.

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Publicado

06/09/2024

Como Citar

MARTÃO FLÓRIO, F.; OLIVEIRA, A. de; FONSECA SILVA, A. de S. OFICINAS DO PROJETO APRENDER BRINCANDO SOBRE SAÚDE: O QUE FICOU NO ENSINO INFANTIL DE INDAIATUBA?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024099, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18473. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos