O estudante surdo e a língua escrita

Entre modos de representação do pensamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.18475

Palavras-chave:

Surdez, Educação, Escrita, Modos de pensamento

Resumo

Considerando a atual conjuntura educacional dos sujeitos surdos, principalmente os inúmeros aspectos pertinentes à representação da escrita, verificamos que, por não receberem estímulos adequados ao seu potencial cognitivo, socioafetivo, linguístico e político-cultural, muitos desses estudantes têm sofrido perdas consideráveis no desenvolvimento da aprendizagem. Posto isso, este estudo visa contribuir para a compreensão de fatores que concorrem para a difícil relação do surdo com o desenvolvimento de produção de texto na escola com o objetivo de cooperar para o processo de alfabetização, levando em conta suas dificuldades e perspectivas. O enfoque da pesquisa é de ordem teórico-conceitual, por centrar-se na (re)construção de conceitos, ideias e ideologias necessários ao aprimoramento dos fundamentos teóricos já desenvolvidos sobre a temática. Os dados obtidos na investigação revelam que a dificuldade que o surdo enfrenta ao produzir textos escritos na escola está para além das metodologias e/ou ações pedagógicas empregadas no ensino da língua escrita.

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Biografia do Autor

Ezer Wellington Gomes Lima, Universidade Federal de Rondonópolis

Professor Adjunto UFR/ICHS. Doutor em Educação.

Luiz Antonio Gomes Senna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Titular de Linguística Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ/PROPED.

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Publicado

19/09/2023

Como Citar

LIMA, E. W. G.; SENNA, L. A. G. O estudante surdo e a língua escrita: Entre modos de representação do pensamento. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. esp.1, p. e023076, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18iesp.1.18475. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18475. Acesso em: 22 nov. 2024.