O estudante surdo e a língua escrita
Entre modos de representação do pensamento
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.18475Palavras-chave:
Surdez, Educação, Escrita, Modos de pensamentoResumo
Considerando a atual conjuntura educacional dos sujeitos surdos, principalmente os inúmeros aspectos pertinentes à representação da escrita, verificamos que, por não receberem estímulos adequados ao seu potencial cognitivo, socioafetivo, linguístico e político-cultural, muitos desses estudantes têm sofrido perdas consideráveis no desenvolvimento da aprendizagem. Posto isso, este estudo visa contribuir para a compreensão de fatores que concorrem para a difícil relação do surdo com o desenvolvimento de produção de texto na escola com o objetivo de cooperar para o processo de alfabetização, levando em conta suas dificuldades e perspectivas. O enfoque da pesquisa é de ordem teórico-conceitual, por centrar-se na (re)construção de conceitos, ideias e ideologias necessários ao aprimoramento dos fundamentos teóricos já desenvolvidos sobre a temática. Os dados obtidos na investigação revelam que a dificuldade que o surdo enfrenta ao produzir textos escritos na escola está para além das metodologias e/ou ações pedagógicas empregadas no ensino da língua escrita.
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