PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: FERRAMENTAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18575

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista., Inclusão, Ensino de ciências, Ensino de Biologia, Práticas pedagógicas

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits sociocomunicativos e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Há diferentes graus de severidade do TEA, que influenciarão diretamente nas respostas do indivíduo a estímulos ambientais e no nível de apoio necessário. Essas peculiaridades precisam ser levadas em conta para o estabelecimento de um cenário educacional inclusivo. Considerando que o ensino de ciências/Biologia envolve manuseio de diferentes materiais e uso de ambientes externos à sala de aula, este trabalho objetivou realizar uma revisão bibliográfica sobre práticas pedagógicas inclusivas já descritas na literatura e, com base nos resultados encontrados e a partir do perfil cognitivo de estudantes autistas hipotéticos, elaborar atividades que contemplem tanto as especificidades do estudante quanto seus interesses pessoais. Espera-se com este trabalho estimular o debate e inspirar educadores a conhecerem melhor seus estudantes para desenvolverem atividades inclusivas no ensino de ciências/Biologia.

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Biografia do Autor

Caroline Casella Rosas, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ – Brasil.

Licenciada em Ciências Biológicas (2023).

Lucas Tadeu de Andrade Almeida, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Licenciado em Ciências Biológicas (UFF), Mestre em Neurociências (Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFF, 2022) e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária (Fundação Oswaldo Cruz).

Manuel Gustavo Leitão Ribeiro, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ – Brasil.

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (UFRJ). Tem Mestrado e Doutorado em Ciências (Biofísica) pela UFRJ. É Professor Associado do Departamento de Biologia Celular e Molecular do Instituto de Biologia da UFF. 

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Arquivos adicionais

Publicado

26/07/2024

Como Citar

ROSAS, C. C.; ALMEIDA, L. T. de A.; RIBEIRO, M. G. L. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: FERRAMENTAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024079, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18575. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18575. Acesso em: 8 dez. 2024.