PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: FERRAMENTAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18575

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista., Inclusão, Ensino de ciências, Ensino de Biologia, Práticas pedagógicas

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits sociocomunicativos e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Há diferentes graus de severidade do TEA, que influenciarão diretamente nas respostas do indivíduo a estímulos ambientais e no nível de apoio necessário. Essas peculiaridades precisam ser levadas em conta para o estabelecimento de um cenário educacional inclusivo. Considerando que o ensino de ciências/Biologia envolve manuseio de diferentes materiais e uso de ambientes externos à sala de aula, este trabalho objetivou realizar uma revisão bibliográfica sobre práticas pedagógicas inclusivas já descritas na literatura e, com base nos resultados encontrados e a partir do perfil cognitivo de estudantes autistas hipotéticos, elaborar atividades que contemplem tanto as especificidades do estudante quanto seus interesses pessoais. Espera-se com este trabalho estimular o debate e inspirar educadores a conhecerem melhor seus estudantes para desenvolverem atividades inclusivas no ensino de ciências/Biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Casella Rosas, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ – Brasil.

Licenciada em Ciências Biológicas (2023).

Lucas Tadeu de Andrade Almeida, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Rio de Janeiro – RJ – Brasil.

Licenciado em Ciências Biológicas (UFF), Mestre em Neurociências (Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFF, 2022) e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária (Fundação Oswaldo Cruz).

Manuel Gustavo Leitão Ribeiro, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ – Brasil.

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (UFRJ). Tem Mestrado e Doutorado em Ciências (Biofísica) pela UFRJ. É Professor Associado do Departamento de Biologia Celular e Molecular do Instituto de Biologia da UFF. 

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2014. Disponível em: http://www.institutopebioetica.com.br/documentos/manual-diagnostico-e-estatistico-de-transtornos-mentais-dsm-5.pdf. Acesso em: 01 jul. 2023.

BALBINO, E. M. S.; SILVA, S. G. DA; OLIVEIRA, N. C. S.; BALBINO, E. S. O Aluno com Transtorno do Espectro Autista e o mediador escolar: um olhar inclusivo. Diversitas Journal, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 1596–1605, 2021. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1663. Acesso em: 14 jul. 2023.

BARBOSA, M. O. O transtorno do espectro autista em tempos de inclusão escolar: o foco nos profissionais de educação. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 31, n. 61, p. 299–310, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/24248. Acesso em: 14 jul. 2023.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 14 jul. 2023

BRASIL. Lei n. 12764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Brasília, DF: Presidência da República, 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 14 jul. 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 14 jul. 2023.

CARTER, E. GUSTAFSON, J.; SRECKOVIC, M.; STEINBRENNER, J.; PIERCE, N.; BORD, A.; STABEL, A.; ROGERS, S.; CZERW, A.; MULLINS, T. Efficacy of Peer Support Interventions in General Education Classrooms for High School Students With Autism Spectrum Disorder. Remedial and Special Education, [S. l.], v. 38, n. 4, p. 207–221, out. 2016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0741932516672067. Acesso em 13 jul. 2023.

COUTO, C. C.; FURTADO, M. C. C.; ZILLY, A.; SILVA, M. A. I. Experiências de professores com o autismo: impacto no diagnóstico precoce e na inclusão escolar. Revista Eletrônica de Enfermagem, [S. l.], v. 21, dez. 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/55954. Acesso em: 13 jul. 2023.

GOMES, B. A. et al. Práticas Metodológicas na Inclusão de Alunos Autistas no Ensino de Biologia/Ciências. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LICENCIATURAS – COINTER PDVL, 5., 2018. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330930087_PRATICAS_METODOLOGICAS_NA_INCLUSAO_DE_ALUNOS_AUTISTAS_NO_ENSINO_DE_BIOLOGIACIENCIAS. Acesso em: 13 jul. 2023.

HART, J. E.; WHALON, K. Using Video Self-Modeling Via iPads to Increase Academic Responding of an Adolescent with Autism Spectrum Disorder and Intellectual Disability. Education and Training in Autism and Developmental Disabilities, [S. l.], v. 47, n. 4, p. 438446, 2012. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/23879637. Acesso em: 14 jul. 2023.

HART BARNETT, J., TRILLO, R.; MORE, C. M. Visual Supports to Promote Science Discourse for Middle and High School Students With Autism Spectrum Disorders. Intervention in School and Clinic, [S. l.], v. 53, n. 5, p. 292–299, 5 nov. 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1053451217736865. Acesso em: 13 jul. 2023.

HECKLER, A. P. G.; BAUMER, É. R. Os benefícios da música na aprendizagem e no desenvolvimento de crianças com autismo no ambiente escolar. Revista Saberes Pedagógicos, [S. l.], v. 5, n. 2, set. 2021. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/pedag/article/view/6810. Acesso em: 14 jul. 2023.

INTERAMINENSE, B. K. S. A Importância das aulas práticas no ensino da Biologia: Uma Metodologia Interativa. ID on line Revista de Psicologia, [S. l.], v. 13, n. 45, p. 342–354, maio 2019. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1842. Acesso em: 13 jul. 2023.

JUNIOR, J. C. V.; PEREIRA, J. S. R. C.; BRAZ, R. M. M. Relato de experiência sobre uma aula-passeio ao Museu de Arqueologia de Itaipu com crianças com deficiência. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 238–250, 27 dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8040. Acesso em: 13 jul. 2023.

KNIGHT, V. F. Using Explicit Instruction to Teach Science Descriptors to Students with Autism Spectrum Disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, [S. l.], v. 42, n. 3, p. 378–389, abr. 2011. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21503795/. Acesso em: 13 jul. 2023.

KNIGHT, V. F. Using Systematic Instruction and Graphic Organizers to Teach Science Concepts to Students With Autism Spectrum Disorders and Intellectual Disability. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 115–126, 25 fev. 2013. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1088357612475301. Acesso em: 13 jul. 2023.

KNIGHT, V. F. Scripted and Unscripted Science Lessons for Children with Autism and Intellectual Disability. Journal of Autism and Developmental Disorders, [S. l.], v. 48, n. 7, p. 2542–2557, fev. 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29488051/. Acesso em: 14 jul. 2023.

LAUGKSCH, R. C. Scientific literacy: A conceptual overview. Science education, [S. l.], v. 84, n. 1, p. 71-94, 2000. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/(SICI)1098-237X(200001)84:1%3C71::AID-SCE6%3E3.0.CO;2-C. Acesso em: 12 jul. 2023.

LORD, C. Autism Spectrum Disorder. The Lancet, v. 392, n. 10146, p. 508–520, ago. 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30078460/. Acesso em: 13 jul. 2023.

MARTINS, B. A., CHACON, M. C. M. Estar presente é estar incluído? Análise de situações em que a inclusão escolar não acontece. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp. 2, p. 1339–1355, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17001. Acesso em: 13 jul. 2023.

MCKISSICK, B. R. Using Computer-Assisted Instruction to Teach Science Vocabulary to Students With Autism Spectrum Disorder and Intellectual Disability. Rural Special Education Quarterly, [S. l.], v. 37, n. 4, p. 207–218, 17 jul. 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/8756870518784270. Acesso em: 14 jul. 2023.

MESSINA, S. R. Estratégias de ensino para alunos com Transtorno do Espectro Autista que tenham deficiência visual. In: I Seminário internacional de pensamento computacional para inclusão, [S. l.], 2022. ISBN: 978-65-5941-662-2. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701295, 2022. Acesso em: 12 jul. 2023.

MOREIRA, A. C. A música na sala de aula - a música como recurso didático. Unisanta Humanitas, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 41–61, 2014. Disponível em: https://periodicos.unisanta.br/index.php/hum/article/view/273/274. Acesso em: 16 set. 2023.

PENNINGTON, R. C. On Your Path to Excellence in Teaching: Constant Time Delay (CTD) Instructional Procedure WHAT IS CTD? Presentation with Melinda Ault and Robert Pennington. In: Ohio Center for Autism and Low Incidence Conference (Ocalicon). Columbus, OH: [s. n.], 2012. Disponível em: https://registration.ocali.org/rms_event_sess_handout/5820_Handout.pdf. Acesso em: 1 jul. 2023.

SHARDA, M. et al. Music improves social communication and auditory–motor connectivity in children with autism. Translational Psychiatry, [S. l.], v. 8, n. 1, 23 out. 2018. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41398-018-0287-3. Acesso em: 10 ago. 2023.

SILVA, M. K.; BALBINO, E. S. A Importância da Formação do Professor Frente ao Transtorno do Espectro Autista – TEA: Estratégias Educativas Adaptadas. In: ENCONTRO ALAGOANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 6.; ENCONTRO NORDESTINO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 1., Alagoas. Anais [...]. Alagoas: UFAL, 2015. v. 1, n. 1.

SILVA, I. M. A., DORE, R. A evasão de estudantes com deficiência na rede federal de educação profissional em Minas Gerais. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 29, n. 54, p. 203-214, jan./abr. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/19152. Acesso em: 13 jul. 2023.

SMITH, B. R. Using embedded computer-assisted explicit instruction to teach science to students with autism spectrum disorder. Research in Autism Spectrum Disorders, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 433–443, mar. 2013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1750946712001419. Acesso em: 14 jul. 2023.

SPERRY, L.; NEITZEL, J.; ENGELHARDT-WELLS, K. Peer-Mediated Instruction and Intervention Strategies for Students with Autism Spectrum Disorders. Preventing School Failure: Alternative Education for Children and Youth, [S. l.], v. 54, n. 4, p. 256–264, maio 2010. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/10459881003800529. Acesso em: 14 jul. 2023.

Arquivos adicionais

Publicado

26/07/2024

Como Citar

ROSAS, C. C.; ALMEIDA, L. T. de A.; RIBEIRO, M. G. L. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: FERRAMENTAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024079, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.18575. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18575. Acesso em: 21 dez. 2024.