PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: FERRAMENTAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.18575Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista., Inclusão, Ensino de ciências, Ensino de Biologia, Práticas pedagógicasResumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits sociocomunicativos e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Há diferentes graus de severidade do TEA, que influenciarão diretamente nas respostas do indivíduo a estímulos ambientais e no nível de apoio necessário. Essas peculiaridades precisam ser levadas em conta para o estabelecimento de um cenário educacional inclusivo. Considerando que o ensino de ciências/Biologia envolve manuseio de diferentes materiais e uso de ambientes externos à sala de aula, este trabalho objetivou realizar uma revisão bibliográfica sobre práticas pedagógicas inclusivas já descritas na literatura e, com base nos resultados encontrados e a partir do perfil cognitivo de estudantes autistas hipotéticos, elaborar atividades que contemplem tanto as especificidades do estudante quanto seus interesses pessoais. Espera-se com este trabalho estimular o debate e inspirar educadores a conhecerem melhor seus estudantes para desenvolverem atividades inclusivas no ensino de ciências/Biologia.
Downloads
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2014. Disponível em: http://www.institutopebioetica.com.br/documentos/manual-diagnostico-e-estatistico-de-transtornos-mentais-dsm-5.pdf. Acesso em: 01 jul. 2023.
BALBINO, E. M. S.; SILVA, S. G. DA; OLIVEIRA, N. C. S.; BALBINO, E. S. O Aluno com Transtorno do Espectro Autista e o mediador escolar: um olhar inclusivo. Diversitas Journal, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 1596–1605, 2021. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1663. Acesso em: 14 jul. 2023.
BARBOSA, M. O. O transtorno do espectro autista em tempos de inclusão escolar: o foco nos profissionais de educação. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 31, n. 61, p. 299–310, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/24248. Acesso em: 14 jul. 2023.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 14 jul. 2023
BRASIL. Lei n. 12764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Brasília, DF: Presidência da República, 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 14 jul. 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 14 jul. 2023.
CARTER, E. GUSTAFSON, J.; SRECKOVIC, M.; STEINBRENNER, J.; PIERCE, N.; BORD, A.; STABEL, A.; ROGERS, S.; CZERW, A.; MULLINS, T. Efficacy of Peer Support Interventions in General Education Classrooms for High School Students With Autism Spectrum Disorder. Remedial and Special Education, [S. l.], v. 38, n. 4, p. 207–221, out. 2016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0741932516672067. Acesso em 13 jul. 2023.
COUTO, C. C.; FURTADO, M. C. C.; ZILLY, A.; SILVA, M. A. I. Experiências de professores com o autismo: impacto no diagnóstico precoce e na inclusão escolar. Revista Eletrônica de Enfermagem, [S. l.], v. 21, dez. 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/55954. Acesso em: 13 jul. 2023.
GOMES, B. A. et al. Práticas Metodológicas na Inclusão de Alunos Autistas no Ensino de Biologia/Ciências. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LICENCIATURAS – COINTER PDVL, 5., 2018. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330930087_PRATICAS_METODOLOGICAS_NA_INCLUSAO_DE_ALUNOS_AUTISTAS_NO_ENSINO_DE_BIOLOGIACIENCIAS. Acesso em: 13 jul. 2023.
HART, J. E.; WHALON, K. Using Video Self-Modeling Via iPads to Increase Academic Responding of an Adolescent with Autism Spectrum Disorder and Intellectual Disability. Education and Training in Autism and Developmental Disabilities, [S. l.], v. 47, n. 4, p. 438446, 2012. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/23879637. Acesso em: 14 jul. 2023.
HART BARNETT, J., TRILLO, R.; MORE, C. M. Visual Supports to Promote Science Discourse for Middle and High School Students With Autism Spectrum Disorders. Intervention in School and Clinic, [S. l.], v. 53, n. 5, p. 292–299, 5 nov. 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1053451217736865. Acesso em: 13 jul. 2023.
HECKLER, A. P. G.; BAUMER, É. R. Os benefícios da música na aprendizagem e no desenvolvimento de crianças com autismo no ambiente escolar. Revista Saberes Pedagógicos, [S. l.], v. 5, n. 2, set. 2021. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/pedag/article/view/6810. Acesso em: 14 jul. 2023.
INTERAMINENSE, B. K. S. A Importância das aulas práticas no ensino da Biologia: Uma Metodologia Interativa. ID on line Revista de Psicologia, [S. l.], v. 13, n. 45, p. 342–354, maio 2019. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1842. Acesso em: 13 jul. 2023.
JUNIOR, J. C. V.; PEREIRA, J. S. R. C.; BRAZ, R. M. M. Relato de experiência sobre uma aula-passeio ao Museu de Arqueologia de Itaipu com crianças com deficiência. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 238–250, 27 dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8040. Acesso em: 13 jul. 2023.
KNIGHT, V. F. Using Explicit Instruction to Teach Science Descriptors to Students with Autism Spectrum Disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, [S. l.], v. 42, n. 3, p. 378–389, abr. 2011. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21503795/. Acesso em: 13 jul. 2023.
KNIGHT, V. F. Using Systematic Instruction and Graphic Organizers to Teach Science Concepts to Students With Autism Spectrum Disorders and Intellectual Disability. Focus on Autism and Other Developmental Disabilities, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 115–126, 25 fev. 2013. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1088357612475301. Acesso em: 13 jul. 2023.
KNIGHT, V. F. Scripted and Unscripted Science Lessons for Children with Autism and Intellectual Disability. Journal of Autism and Developmental Disorders, [S. l.], v. 48, n. 7, p. 2542–2557, fev. 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29488051/. Acesso em: 14 jul. 2023.
LAUGKSCH, R. C. Scientific literacy: A conceptual overview. Science education, [S. l.], v. 84, n. 1, p. 71-94, 2000. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/(SICI)1098-237X(200001)84:1%3C71::AID-SCE6%3E3.0.CO;2-C. Acesso em: 12 jul. 2023.
LORD, C. Autism Spectrum Disorder. The Lancet, v. 392, n. 10146, p. 508–520, ago. 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30078460/. Acesso em: 13 jul. 2023.
MARTINS, B. A., CHACON, M. C. M. Estar presente é estar incluído? Análise de situações em que a inclusão escolar não acontece. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp. 2, p. 1339–1355, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17001. Acesso em: 13 jul. 2023.
MCKISSICK, B. R. Using Computer-Assisted Instruction to Teach Science Vocabulary to Students With Autism Spectrum Disorder and Intellectual Disability. Rural Special Education Quarterly, [S. l.], v. 37, n. 4, p. 207–218, 17 jul. 2018. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/8756870518784270. Acesso em: 14 jul. 2023.
MESSINA, S. R. Estratégias de ensino para alunos com Transtorno do Espectro Autista que tenham deficiência visual. In: I Seminário internacional de pensamento computacional para inclusão, [S. l.], 2022. ISBN: 978-65-5941-662-2. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/701295, 2022. Acesso em: 12 jul. 2023.
MOREIRA, A. C. A música na sala de aula - a música como recurso didático. Unisanta Humanitas, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 41–61, 2014. Disponível em: https://periodicos.unisanta.br/index.php/hum/article/view/273/274. Acesso em: 16 set. 2023.
PENNINGTON, R. C. On Your Path to Excellence in Teaching: Constant Time Delay (CTD) Instructional Procedure WHAT IS CTD? Presentation with Melinda Ault and Robert Pennington. In: Ohio Center for Autism and Low Incidence Conference (Ocalicon). Columbus, OH: [s. n.], 2012. Disponível em: https://registration.ocali.org/rms_event_sess_handout/5820_Handout.pdf. Acesso em: 1 jul. 2023.
SHARDA, M. et al. Music improves social communication and auditory–motor connectivity in children with autism. Translational Psychiatry, [S. l.], v. 8, n. 1, 23 out. 2018. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41398-018-0287-3. Acesso em: 10 ago. 2023.
SILVA, M. K.; BALBINO, E. S. A Importância da Formação do Professor Frente ao Transtorno do Espectro Autista – TEA: Estratégias Educativas Adaptadas. In: ENCONTRO ALAGOANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 6.; ENCONTRO NORDESTINO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 1., Alagoas. Anais [...]. Alagoas: UFAL, 2015. v. 1, n. 1.
SILVA, I. M. A., DORE, R. A evasão de estudantes com deficiência na rede federal de educação profissional em Minas Gerais. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 29, n. 54, p. 203-214, jan./abr. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/19152. Acesso em: 13 jul. 2023.
SMITH, B. R. Using embedded computer-assisted explicit instruction to teach science to students with autism spectrum disorder. Research in Autism Spectrum Disorders, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 433–443, mar. 2013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1750946712001419. Acesso em: 14 jul. 2023.
SPERRY, L.; NEITZEL, J.; ENGELHARDT-WELLS, K. Peer-Mediated Instruction and Intervention Strategies for Students with Autism Spectrum Disorders. Preventing School Failure: Alternative Education for Children and Youth, [S. l.], v. 54, n. 4, p. 256–264, maio 2010. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/10459881003800529. Acesso em: 14 jul. 2023.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Caroline Casella Rosas, Lucas Tadeu de Andrade Almeida, Manuel Gustavo Leitão Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.